Buscar

AD1 CE2 2016 1 Rosa Henrique Riosok

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 (2016-1) 
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho
 Entrega 24/02
	
Nome: Rosa Henrique Rios Matrícula: 13212080434 Polo: Itaguaí
QUESTÕES
AULA 1
De acordo com as concepções de Ciência, explique a diferença entre os estudiosos:(1,0 ponto)
A – os interessados apenas no progresso da Ciência
 R: Se refere à comunidade científica, que buscar valorizar o conhecimento da sua ciência baseado somente nas verdades que desbravam. Aqui há a relação do estudo da causa em conjunto com o conhecimento produzido. Esse grupo tem por característica ver nas ciências o conjunto de conhecimentos objetivos e neutros sobre a natureza, possuindo regras e valores compartilhados pela comunidade praticante dessa atividade, que são neutros e se preocupam somente com o progresso da sua área.
B – que produzem o conhecimento científico com o objetivo de gerar lucro – o crédito científico
 R: Grupo de especialistas voltados para a visão do lucro, objetivando através de seus estudos, conhecimentos e descobertas nada mais do que o capital, capital este não financeiro, mas sim de interesse particular a ponto de gerar 'tipos de favores' onde somente este grupo terá uma autonomia sobre um estudo específico que se difere do grupo A, devido a todo o seu conhecimento e descobertas ter um fim lucrativo, como já descreve anteriormente. Esse grupo estaria envolvido nos interesses sociais, as regras do mercado globalizado e aos recursos que possui. Grupo portador da produção do conhecimento científico que não possui mais a característica de ser autônomo e neutro como o grupo A.
C – que consideram a Ciência como mais um lugar de produção de verdades na sociedade.
 R: Acreditam que nem o conhecimento científico e nem a comunidade científica possuem um lugar especial, assim o único mito é a existência de uma ciência pura, onde esta passa a ser mais um lugar de produção de verdades na sociedade, como é a igreja ou mesmo a justiça (direito). Para este grupo o laboratório é um lugar de construção de fatos que envolvem homens, experiências e estratégias, assim como instrumentos, papéis e investimentos.
AULA 2
2) Thomas Kuhn, Pierre Bourdieu e Bruno Latour propõem cada um, uma análise distinta do processo de produção do conhecimento.
 
Compare as concepções de Kuhn, Bourdieu, Latour e Woolgar sobre a dinâmica organizacional e interativa da prática científica. (1,0)
R: Kuhn cunhou o conceito de comunidade científica como um conjunto de homem que partilham de um método de resolução de problemas. Em contrapartida, Bourdieu inaugura o conceito de campo científico como espaço de lutas no qual os cientistas buscam o monopólio da competência científica. Latour, por sua vez, busca descrever a prática da Ciência tal como ela acontece, a partir de observações que faz do trabalho dos cientistas. Partindo da ideia de que há uma permeabilidade entre o lado de “dentro” e o lado de “fora” do laboratório, ou seja, que há uma relação direta entre o seu trabalho e às agências de fomento à pesquisa, às instituições acadêmicas, às instâncias reguladoras governamentais, etc. Propõe, assim, o ciclo da credibilidade onde os cientistas concorrem pela produção de informações relevantes as quais serão convertidas em crédito científico por meio de negociações e alianças com inúmeros atores. Em suma, para o primeiro autor os cientistas agem de acordo as normas e valores partilhados, valorizados e socializados pelos integrantes do grupo, enquanto os demais creem que perseguirão os seus mais variados objetivos e interesses pessoais.
Qual o papel que o Estado exerce diante da concepção de campo científico defendido por Bourdieu. (1,0) 
R: O Estado possui o papel de representante da agência pública de financiamento, negociando resultados e maneiras de pesquisa com os cientistas.
AULA 3
3) “Os conhecimentos construídos pelos cientistas mistura o biológico ao social, a natureza à cultura”.
Exemplifique. (1,0)
R: O átomo está ligado a questões como a guerra e a produção de energia, que por sua vez trazem risco ao meio ambiente e a saúde humana e demandam debates e controle político de tais atividades. Assim, percebe-se uma indissociabilidade entre a natureza (urânio) e os fatos sociais (guerra e produção de energia).
AULA 4 
4) Quando tratam dos diferentes tipos de conhecimento, os manuais de metodologia, ciência ou filosofia geralmente opõem o conhecimento científico às formas de conhecimento popular, numa dicotomia aparentemente insuperável. Há justificáveis razões para isso, afinal o conhecimento científico é sistemático, factual e aproximadamente exato, enquanto o saber popular é qualificado como subjetivo, assistemático, valorativo e inexato. O que seria o conhecimento popular? Onde ele é usado? (1,0)
R: O saber popular é transmitido de geração a geração através da cultura e é aplicado na vida cotidiana para a resolução de várias situações. Esse conhecimento propaga e fundamenta a forma como as pessoas cuidam da saúde, do corpo e do ambiente. 
5) As ervas medicinais são usadas para a cura de doenças de geração em geração, baseando-se nessa afirmativa, pesquise três ervas conhecidas como medicinal e sua função. (0,5)
R: O boldo, de nome científico Peumus boldus Molina, é uma planta medicinal utilizada em tratamentos caseiros relacionados a problemas digestivos. A erva-cidreira, de nome científico Melissa oficinalis, tem ação calmante, diurética e expectorante. O Saião é uma planta medicinal cujo nome científico é Kalanchoe brasiliensis Cambess e serve para tratar infecções pulmonares, queimaduras, feridas, frieiras e verrugas. 
AULA 5
6) “O poder que a Ciência confere, propaga-se por meio do discurso do próprio professor que enaltece o saber científico como único conhecimento verdadeiro sobre a Natureza. Assim, o saber dos alunos é ignorado, na maioria das vezes, em nome da validade do conhecimento científico.”
Segundo Foucault (1998), a escola aparece como instituição que escolhe quais são os saberes fundamentais para a formação dos “novos homens” e o saber científico se institui como o instrumento dessa formação. Comente a noção apresentada acima e faca uma proposta de cinco linhas de uma atividade docente que contribua para a (des) hierarquização do conhecimento na escola. (1,0)
R: A ciência passou a ser socialmente reconhecida pelo desenvolvimento tecnológico que possibilitou ao homem dominar a natureza e, por isso, passou a ter hegemonia no pensamento ocidental. Nesse contexto, os educadores devem partir do conhecimento dos alunos para se alcançar o conhecimento escolar desmistificando essa crença, integralizando o conhecimento científico e popular, valorizando ambos os saberes. Após uma conversa informal com os alunos sobre o processo de revitalização da Laguna e da atividade pesqueira, comum na região. Combina se um dia para a visita de um pescador a sala de aula. Mais tarde, devem pesquisar sobre o desaparecimento de algumas espécies e suas causas, percebendo os deveres de cada instancia da sociedade na promoção de ações sustentáveis. Reconhecendo, inclusive, os conhecimentos populares sobre as espécies marinhas e o meio ambiente. 
AULA 6
7) Nomeie as etapas de um plano de atividades aplicáveis em uma pesquisa-ação. (1,5 pontos)
R: Descrição da situação atual; Identificação da comunidade envolvida; Definição dos objetivos a serem atingidos e que caracterize a mudança; Definição dos procedimentos que viabilizam o alcance dos objetivos; Descrição dos resultados esperados.
AULA 7
8) O Brasil é um dos 14 países para proteger por meio de patentes, o conhecimento produzido em diversas áreas. Com base no conhecimento sobre o conceito de patente, pesquise doisprodutos que foram patenteados em território brasileiro e como ele é usado. (0,5)
R: Bina - aparelho identificador de chamadas criado por Nélio José Nicolai, eletrotécnico brasileiro de Belo Horizonte. 
 Urna eletrônica - tem por objetivo apurar e coletar votos, criada por um juiz eleitoral de Santa Catarina, Carlos Prudêncio, com a ajuda de seu irmão empresário da área de informática. 
9) De acordo com a aula 7, uma planta medicinal não pode ser patenteada, já um medicamento fitoterápico e um fitofármaco podem ser patenteados. Faça uma pesquisa no site da ANVISA e diferencie os conceitos de planta medicinal, fitoterápico e fitofármaco. (1,5)
R: planta medicinal: espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos.
 Medicamento fitoterápico: medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais, ou seja, derivado de uma planta medicinal. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança são validadas por meio de levantamentos etnofarmacológicos, de utilização, documentações tecnocientíficas ou evidências clínicas. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais.
 fitofármaco: substância isolada a partir de matéria-prima vegetal e utilizada como ativo em medicamentos com propriedade paliativa, curativa ou para fins de diagnóstico, ou mesmo, mistura de substâncias ativas de origem vegetal.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/357a6800474576618451d43fbc4c6735/CP+N%C2%BA+86+GGMED.pdf?MOD=AJPERES

Outros materiais