Buscar

didatica Provas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		O currículo disciplinar é organizado em torno de um paradigma constituído por um conjunto de disciplinas, definidas por seu status e aparente funcionalidade. Assim, nem todos os campos do saber estão representados. A organização disciplinar do conhecimento escolar privilegia a abordagem teórica, muitas vezes, desvalorizando:
		
	
	
	
	 
	o conhecimento prévio dos alunos
	
	
		2.
		A Educação Física ocupava os primeiros tempos de aula. Naquele dia, quando a professor entrou em na quadra, o debate entre os alunos continuou intenso. Dois grupos de alunos, partidários de candidatos diferentes, discutiam sobre a eleição que se aproximava. Os alunos se dirigiram ao professor e solicitaram ajuda para esclarecê-los. O professor pediu silêncio. Era a hora de começar a aula de Voleibol. Era preciso correr com o programa e cumprir o plano de aula.
Este relato exemplifica uma situação na qual identificamos a AUSÊNCIA de um importante característica do planejamento de ensino:
		
	
	
	
	 
	da flexibilidade.
	
	
	
		3.
		A avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Nesse sentido, o professor que faz avaliação escolar pautado na perspectiva libertadora da educação centraliza sua atenção:
		
	
	
	
	 
	na formação integral do aluno.
	
	
	
		4.
		Segundo Veiga (1995), no texto "Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva", a autora apresenta uma discussão sobre a construção do projeto político pedagógico. No que se refere a essa discussão, analise as afirmativas a seguir, identificando a postura da diretora que respalda as suas ações nessa linha de pensamento: I- A diretora considera que o projeto político pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. II- A diretora possibilita a construção do projeto político pedagógico, passando pela autonomia da escola. Isto significa resgatar a escola como lugar público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. III- O projeto político pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, fundamenta-se na "liberdade" - um dos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
IV- É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania.
Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	
		5.
		O plano de aula é a sucessão das atividades que serão desenvolvidas durante uma aula, sendo importante seguir as etapas apresentadas abaixo, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Listar os nomes dos alunos.
	
		6.
		O princípio educativo que determinou o Projeto Político Pedagógico da educação escolar para atender à demanda da organização do trabalho de base taylorista/fordista, ainda dominante em nossas escolas, deu origem às tendências pedagógicas conservadoras em todas as modalidades. Esse tipo de pedagogia foi marcado pelos seguintes fatores, EXCETO:
		
	
	
	
	
	surgimento de uma pedagogia comprometida com a relação aluno / conhecimento / sociedade.
	
	
		7.
		Podemos compreender que "prever os conhecimentos a serem trabalhados e organizar as atividades e experiências de ensino aprendizagem consideradas mais adequadas para o alcance dos objetivos, de acordo com a realidade dos alunos, necessidade e interesse" (Haydt, 2006 ) seja um bom conceito para o sentido de _____________.
		
	
	
	
	 
	Planejar
	
	
		8.
		Considera-se que a primeira fase de um planejamento de ensino, fundamentado em perspectivas progressistas, democráticas da educação, é
		
	
	
	
	 
	Definição de metas a partir do conhecimento da realidade

Outros materiais