Buscar

Pressupostos Teóricos para a Docência na EAD: Reflexões Preliminares Acerca da Mediação Pedagógica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO DE PESQUISA
Pós-Graduando: Silvane Inês Caczmareki 
Data: 22/02/2018.
Tema: Este projeto de pesquisa apresenta reflexões sobre a gestão pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância (EaD), para especialização de professores para atuarem na docência do Ensino Superior, tendo como tema: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A DOCÊNCIA NA EAD: REFLEXÕES PRELIMINARES ACERCA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.
Justificativa: Destaca a avaliação formativa, os princípios que a fundamentam e a estrutura necessária para executá-la, descrevendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, os critérios utilizados para dar sentido à prática avaliativa, descreve o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como um espaço onde a educação cooperativa encontra lugar para seu pleno desenvolvimento.
Através de uma diversidade de mídias, tem objetivado, entre outros, a promoção de modalidades de aprendizagem e, se apresenta como ambiente propício à interatividade e à construção colaborativa (ALVES, BARROS, OKADA, 2009). 
Pergunta de pesquisa: De que maneira o ambiente virtual de aprendizagem pode favorecer a avaliação formativa de docentes para atuarem no ensino superior?
Como intensificar a interatividade no AVA, por meio de ferramentas digitais de forma a favorecer a avaliação formativa?
Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar de forma sucinta alguns princípios que fundamentam à docência na educação a distância, as mídias cada vez mais sofisticadas e interativas, a evolução e o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, bem como o surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Objetivos Específicos: * Pesquisar sobre a legislação que trata do planejamento, implementação e gestão de educação à distância e seus referenciais de qualidade;
*Compreender a avaliação formativa nos ambientes virtuais.
* Compreender como um professor atua nessa modalidade de ensino, e suas mediações pedagógicas.
Metodologia da pesquisa: A pesquisa teórica descritiva se propõe a verificar os combinados das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA no sentido de favorecer a intensificação da interatividade com vistas em uma avaliação formativa. Serão investigadas as combinações fórum, tarefa, wiki, chat e lição no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A partir de investigações feitas serão discutidas as vantagens e desvantagens da utilização combinada das mesmas, suas possibilidades na intensificação da interatividade e de que forma uma ferramenta de maior interatividade e menor interatividade pode facilitar a avaliação formativa em Ambientes Virtuais para dar suporte à especialização de docentes para atuarem no ensino superior. Pretende-se, através desta pesquisa verificar que o dueto de ferramentas, uma com maior interatividade que a outra e, suas combinações podem auxiliar o professor no processo de avaliação formativa, norteado suas ações, planejamentos e replanejamentos, na busca pela aprendizagem efetiva e real do docente.
A pesquisa contribuirá para a seguinte reflexão geral: a combinação de ferramentas no AVA auxilia o professor na avaliação formativa?
Desse modo, será realizada a pesquisa considerando o objetivo proposto, onde será analisado e descrito as relações entre as ferramentas do AVA, suas particularidades e potencialidades, tendo como foco a otimização do processo de avaliação formativa. 
Instrumento de coleta de dados: Na primeira parte do trabalho será apresentado uma visão geral do TCC, contemplando a introdução, a justificativa, os objetivos geral e específico e a metodologia.
Na segunda parte a partir de referenciais teóricos da literatura especializada, será descrito brevemente sobre a gestão acadêmica e pedagógica de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, as formas de avaliação e o papel da avaliação formativa na efetivação da aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a especialização de docentes para o Ensino Superior. Ainda nesta parte do trabalho serão detalhados os objetivos e as funções das ferramentas fórum, tarefa, wiki, chat e lição, a estreita relação de cada uma com a avaliação formativa.
Na terceira parte serão mencionados resultados e discussões, a partir dos objetivos traçados, sobre a combinação no uso das ferramentas, visando intensificar a interatividade e facilitar o feedback para a efetivação de uma avaliação formativa.
Fundamentação teórica: Segundo Costa (2007), “ as reais condições do cotidiano e necessidades dos alunos são fatores determinantes para o desenho pedagógico dos cursos, para a organização curricular e na seleção dos recursos tecnológicos a serem utilizados”.
De acordo com Dourado, Oliveira e Santos (2007) a qualidade da Educação está intimamente ligada à avaliação, à medida que, ela pode ser expressa através dos resultados educativos obtidos no desempenho dos alunos. Acompanhando essa análise, no entanto, devem estar também expressos as diversas variáveis que gravitam em torno do fenômeno educativo.
A docência na Educação à Distância (EAD) é uma atividade complexa, não somente devido às características próprias da docência, mas também pela intrincada conjugação das ações dos diversos atores envolvidos neste empreendimento (RIBEIRO; OLIVEIRA; MILL, 2010, p.85).
Referências: 
COSTA, C.J. Modelos de educação superior e implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, V.15N02, maio/agosto, 2007. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/article/view/63. Acesso em 05 de jun.2013.
DOURADO, L.F.; OLIVEIRA, J.F.; SANTOS, C.A. A qualidade da Educação: conceitos e definições. Série Documental: Textos para Discussão, Brasília, DF, v.24, n. 22, p. 5-34, 2007. Disponível em http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/qualidade-da-educação.pdf. Acesso em 11 de jun.2013.
KENSKY, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. São Paulo: Editora Avercamp,2005.

Outros materiais