Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA 1

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA 1
QUESTÃO 1
O Projeto de transposição do Rio São Francisco é um direcionamento de parte das águas do rio São Francisco, com a finalidade de garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios do Nordeste Setentrional, que enfrenta sérios problemas com a seca. 
Nota-se a importância desse projeto para a população que vive ao redor, com abastecimento de água, irrigação, emprego e renda, promovendo inclusão social às comunidades. A obra beneficiará um total estimado de 12 milhões de pessoas.
Mas qual será o dinheiro gasto para integração do Rio São Francisco? Será que o real problema é a falta de água, ou a falta de administração correta? Realmente haverá esse abastecimento? Quais questões estão sendo priorizadas? Políticas, sociais ou ambientais? Quais podem ser os impactos na natureza daquela região? Mas será que o primeiro a se fazer é isso? Ou haver uma reestruturação na saúde pública seria o primeiro passo? As políticas públicas realmente existem? Qual posição tomarmos?
Bom, sempre haverá muitas perguntas, muita das vezes sem respostas, mas como em todos os projetos há suas vantagens e desvantagens, porém, trabalhemos com fatos. A segurança hídrica para a região semiárida brasileira é o principal objetivo, assim como a elevação no abastecimento das áreas secas de cultivo, o aumento da produtividade de alimentos, diminuição das mortes de rebanhos, ou seja, favorecendo diretamente a produtividade e vida rural. 
Observa-se que fatores como o da saúde dos moradores da região ocorreria melhorias, devido à água do Rio São Francisco ser muito melhor àquelas existentes nas bacias receptoras, baixando então a existência de doenças relacionadas ao consumo de água imprópria.
De acordo com a escritora Thais Paiva, do Carta Educação, há dois lados, um deles é que parte das críticas é devido aos impactos negativos que as mudanças trariam para o ecossistema da região. Existe também a salinização e erosão dos rios que são receptores, devido ao volume de água repassado. Ou seja, ameaçando a vida do rio.
 Mas assim como uma moeda, sempre existirá dois lados, e outro dele de acordo com a Thais Paiva escritora do Carta Educação, é de que a transposição serviria para expandir as fronteiras do agronegócio, beneficiando, sobretudo, latifundiários, pois grande parte dos canais passa por fazendas. Apenas 4% da água será destinada à população local, 26% ao uso urbano e industrial e 70% para irrigação da agricultura. 
Conclui-se que questões ambientais como o ecossistema, salinização, erosão dos rios receptores, a situação de risco dos afluentes que o ligam, e o esgoto acumulado, são posições contra a integração e trata-se de problemas de saúde pública, sustentabilidade, na qual terá de ser resolvido antes de ser implantado o projeto. 
A qualidade de vida das pessoas daquela região precisa sempre ser em primeiro lugar, mas nunca se esquecer da natureza e de suas possibilidades, consequências. 
QUESTÃO 2
Antes de qualquer medida de transição, devido à seca, falta de agua, nota-se a importância de políticas públicas, para soluções de problemas sociais internos e a partir disso, a implementação de um projeto, na qual haveria um preparo para o mesmo.
QUESTÃO 3
Esta afirmação está absolutamente correta, para resolvermos um problema temos que ir na essência dele, ou seja na raiz, para que não vire uma bola de neve e seja mais difícil de ser solucionado. A transposição só pode ser implantada quando outros projetos de políticas públicas, como saneamento, preparo a erosões e salinização, sejam implantados antes, ou seja, sustentabilidade. 
SIM

Outros materiais