1519847197611
8 pág.

1519847197611


Disciplina2014/22 materiais19 seguidores
Pré-visualização3 páginas
......................................................................
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - GRAVATAÍ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ENSINO ULBRA Gravataí
CURSO DE ENFERMAGEM
	CURSO: Enfermagem
	ANO / SEMESTRE: 2018/1
	DISCIPLINA: Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher
CÓDIGO: 401542
PROFESSOR (ES): Sandra Maria Borges
	CRÉDITOS: 04
C / H TOTAL: 68h
	PLANO DE ENSINO
	EMENTA 
A proposta sedimenta-se nos conhecimentos do todo ciclo vital da mulher, da sexualidade humana e do ciclo saúde doença. Tem como ênfase a prevenção, visando capacitar o acadêmico de enfermagem para a consulta de enfermagem à mulher, abrangendo sua história, contexto cultural, social, psíquico e biológico, desenvolvendo ações de saúde em níveis primário e secundário.
	OBJETIVOS
	2.1 GERAIS: Fornecer subsídio aos alunos para o conhecimento das condições normais e patológicas vivenciadas pela mulher no seu ciclo vital.
2.2 ESPECÍFICOS(S): Oferecer ao aluno situação de aprendizagem que permitam a aquisição de conhecimentos, a fim de identificar as necessidades de saúde da mulher enquanto usuária do serviço de saúde; Propiciar ao aluno situação de aprendizagem que permitam a aquisição de conhecimento para a realização de consulta de enfermagem em saúde da mulher; Oferecer ao aluno situação de aprendizagem que permitam a aquisição de conhecimento para prestar o atendimento à mulher.
	
3. COMPETÊNCIAS
	
3.1 CONHECIMENTOS: Conhecer as alterações fisiologicas ocorridas na mulher em todo seu ciclo vital. Identificar os parâmetros da normalidade destas alterações; Conhecer as patologias ginecológicas mais prevalentes. Identificar fatores de risco, fatores de proteção e fatores de exposição. Desnvolver raciocínio clínico para tomada de decisões, tanto curativas, quanto preventivas e educativas. Implementar o Processo de Enfermagem ; Comunicar pensamentos, ideias e informações por escrito, dentro dos princípios e conceitos da saúde e da enfermagem; 
3.2 HABILIDADES
O acadêmico adquirirá a habilidade de avaliar, assistir, refletir e aplicar os processo de enfermagem a mulher em todo seu ciclo vital por ele assistida, nos diferentes níveis de atenção a saúde. 
3.3 ATITUDES
Estar apto para realizar, no módulo prático, o processo de enfermagem nas consultas realizadas às mulheres na atenção primária, assim como no ambiente hospitalar. O acadêmico será capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, junto aos serviços de saúde. 
	4. CONTEÙDO PROGRAMATICO: Promoção, prevenção e educação em saúde da mulher; Sistema reprodutor feminino; Ciclo Menstrual e fisiologia hormonal; Tensaõ Pré Menstrual; Sexualidade; Dismenorréia Primária e Secundária;Patologias ginecológicas e assistência de enfermagem; Câncer de Colo, coleta de Cito Patológico, ações preventivas e educativas; Câncer de mama/Prevenção e autoexame; Infecções Sexualmente Transmissíveis; HIV e AIDS; Cirurgias Ginecológicas e assistência de enfermagem; Planejamento familiar Infertilidade; Endometriose; Menopausa; Sistematização da Assistência em Enfermagem; Consulta de enfermagem na saúde da mulher; Processo de enfermagem; Políticas públicas na área da saúde da mulher.
	5. DESENVOLVIMENTO
	AULA
	 DESCRIÇÃO
	1ª
21/02
	Conteúdo: Apresentação e entrega do Plano de Ensino da Disciplina; Apresentação de alunos e professor; Critérios de Avaliação; Papel do Enfermeiro na Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher; Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino.
Objetivo de aprendizagem: Conhecer as políticas públicas na área da saúde da mulher e o papel do enfermermeiro nesta área. Relacionar a morfofifiologia do sitema reprodutor feminino com as alterações hormonais do ciclo vital da mulher.
Estratégia de aprendizagem: Dinâmica de aprsentação; Aula Expositiva dialogada.
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual. 
	2ª
28/02
	Conteúdo: Sexualidade: Mitos e Tabus; Ciclo Menstrual; Tensão Pré Menstrual (TPM).
Objetivo de aprendizagem: Conhecer os mitos, crenças e tabus relacionados com a sexualidade que possam interferir no processo saúde/doença/tratamento
Estratégia de aprendizagem:; Aula Expositiva dialogada.
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual.
	3ª
07/03
	Conteúdo: Planejamento Familiar; Métodos Contraceptivos.
Objetivo de aprendizagem: Identificar os diferentes tipos de métodos contraceptivos, assim como conhecer suas indicações e contra indicações.
Estratégia de aprendizagem: Aula Expositiva Dialogada com Amostras de Todos os Métodos Contraceptivos para conhecimento e manuseio dos fármacos e dispositivos.
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual 
	4ª
14/03
	Conteúdo: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Objetivo de aprendizagem: Conhecer as Infecções Sexualmente Transmissíveis e seus agentes patógenos; Protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde; Tratamento e medidas preventivo-educativas; Sistematização da Assistência de Enfermagem a Mulheres Portadoras de ISTs.
Estratégia de aprendizagem: Aula Expositiva Dialogada com uso de Imagens para identificação das lesões causadas pelos agentes patógenos.
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual Continua e Observacional 
	5ª
17/03
	Conteúdo: PAISM; Políticas Públicas de Saúde na Área da Saúde da Mulher.
Objetivo de aprendizagem: Conhecer as Políticas Públicas da àrea da Saúde da Mulher, segundo MS e sua aplicabilidade prática na assistência realizada à mulher.
 
Estratégia de aprendizagem: Leitura e Elaboração de Resenha a domicilio. 
Avaliação de aprendizagem: Avaliação integradora \u2013 Peso 1,0 Entrega e Discussão sobre o tema no dia 28/03
	6ª
21/03
	Conteúdo: HIV/AIDS
Objetivo de aprendizagem: Conhecer a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde; Tratamento e medidas preventivo-educativas;Sistematização da Assistência de Enfermagem a Mulheres Soropositivas.
Estratégia de aprendizagem: Aula Expositiva Dialogada
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual Continua e Observacional 
	7ª
28/03
	Conteúdo: Dismenorréia Primária e Dismenorréia Secundára
Objetivo de aprendizagemificar Identificar as causas da dimenorréia primária e da dismenrréia secundária, saber classificà-la através de sinais e sintomas apresentados pela paciente.
Estratégia de aprendizagem: Aula Expositiva Dialogada com Simulação de Estudo de Caso para Discussão em grande grupo.
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual Continua e Observacional 
	8ª
04/04
	Conteúdo: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), na Consulta de Enfermagem; Saúde Integral da Mulher.
Objetivo de aprendizagem: Compreender as etapas do Processo de enfermagem na atenção primária, tendo como foco à assistência integral a saúde da mulher. Exame Físico; Roteiro de Consulta.
Estratégia de aprendizagem: Demosntração Prática do Exame Físico em Manequim; Aula Expositiva Dialogada. 
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual Continua e Observacional
	 9ª
11/04
	Conteúdo: Menopausa
Objetivo de aprendizagem: Entender as alterações ocorridas no organismo da mulher, durante esta fase do seu ciclo vital; Identificar os desconfortos ocasionados; prevenir quanto a alterações não fisiológicas.
Estratégia de aprendizagem: Aula expositiva dialogada. 
Avaliação de aprendizagem: Avaliação Participativa Individual Continua e Observacional
	10ª
18/04
	Conteúdo: Câncer de Colo Uterino; Assistência de enfermagem a mulher portadora de Câncer; Protocolos assistênciais, segundo MS; Ações preventivas e educativas.
Objetivo de aprendizagem: Conhecer a Patologia, seus fatores de risco e fatores de proteção; Protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde para a prevenção, screnning e tratamento da doença. 
Estratégia de aprendizagem: