Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
 O aumento de tempo de contribuição causa diversos impactos negativos para os trabalhadores brasileiros. Levando em consideração a média de vida de um brasileiro, o cidadão contribuirá por mais tempo e após aprovação do beneficio receberá por menos tempo.
 Com a reforma da previdência o brasileiro será obrigado a trabalhar por mais tempo, causando um grande impacto no mercado de trabalho, como por exemplo: 
 O brasileiro terá que permanecer mais tempo no mercado de trabalho gerando ainda mais desempregos.
 Permanecendo por mais tempo em um mercado de trabalho, os cidadãos de maior idade, com salários maiores, correm o risco de serem trocados por funcionários mais novos e com menores custos para a empresa. Ocasionando desempregos para meia idade e impossibilitando que os mesmos se aposentem.
 Mais uma vez, vê-se que somente os mais pobres, que dependem unicamente da previdência social, serão prejudicados.
Questão 2
Compreendemos que a reforma é um tema polêmico que desperta diferentes interesses:
 Fim da aposentadoria antecipada para mulheres: Com a reforma atual as mulheres se aposentam cinco anos antes que os homens.
Argumentos: As mulheres vivem mais, ou seja, podem contribuir pelo mesmo tempo dos homens e ainda viveriam suficientes para usufruir o beneficio.
Contra-Argumentos: As mulheres têm condições menores no mercado de trabalho, além do salário ser menor em relação ao dos homens.
Idade mínima de 65 anos para aposentadoria: Foi estabelecido em proposta que a idade mínima para aposentadoria seria de 65 anos.
Argumentos: Aumento da economia em relação à distribuição do beneficio de aposentadoria. Mudanças nas estatísticas, já que a idade média de aposentadoria no Brasil é uma das mais baixas do mundo.
Contra-Argumentos: Equivalência aos mesmos padrões de países com maior população de idosos e com melhores condições de vida.
 Fim da aposentadoria especial do trabalhador rural: Os trabalhadores rurais têm hoje condições especiais de aposentadoria, pois a contribuição não é obrigatória. A proposta do governo prevê o fim dessa aposentadoria especial.·.
Argumentos: Melhores condições de vida de trabalho nas áreas rurais; fiscalizar suspeitas de fraude.
Contra-Argumentos: Ainda existem muitas desigualdades no campo. Os trabalhadores rurais têm dificuldades em comprovar renda.
 Fim de condições especiais de policias federais: Policiais federais têm condições especiais para se aposentar hoje. Homens podem parar de trabalhar com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição. No caso de mulheres, são 50 anos de idade e 25 anos de contribuição. A proposta de reforma, no entanto, prevê o fim dessa aposentadoria especial.
 Argumentos: Igualdade de regras para todos os trabalhadores.
Contra-Argumentos: A categoria deve continuar com tratamento diferenciado, porque lida com atividades de risco.
 Exclusão de servidores estaduais e municipais: Professores, do ensino infantil, fundamental e médio, contam com uma aposentadoria especial,(30 anos de contribuição no caso dos homens e 25 anos das mulheres). Após a reforma, professores e policiais civis, serão excluídos desta aposentadoria especial.
Argumentos: Policiais defendem que a atividade é de risco, enquanto professores argumentam que atividade exige muito tempo de pé e trabalhos fora do experiente··.
Contra-argumentos: A reforma deve estabelecer igualdade de regras para todos os trabalhadores.
 Pensão por morte: A proposta de reforma da Previdência prevê o fim da vinculação ao salário-mínimo, do benefício integral e da acumulação
 Argumentos: O Brasil é um dos poucos países em que o valor da pensão é integral. Não leva em consideração a quantidade de dependentes e é vinculado ao salário-mínimo.
Contra-argumentos: Queda da renda na velhice, momento de maiores gastos com saúde, com a possibilidade de pensões de valor inferior ao salário-mínimo. Seria ilegal proibir a acumulação se o trabalhador contribuiu para isso.·.
 Benefícios assistenciais (BPC/LOAS): Está previsto o fim da vinculação dos benefícios assistenciais (como Benefício de Prestação Continuada e Loas) ao salário-mínimo e o aumento gradativo da idade para requerer o benefício, de 65 anos para 70 anos.
Argumentos: Tornar a regra mais justa em relação aos demais trabalhadores que contribuem para o regime e reduzir o gasto com o benefício,
Contra-argumentos: A medida prejudica idosos e deficientes mais pobres.
 Fim do beneficio integral e da paridade: A proposta da reforma da Previdência prevê o fim do benefício integral de aposentadoria para servidores públicos e da paridade de reajuste salarial entre servidores ativos e inativos (para quem entrou antes de 2003).
Argumentos: Igualdade de regras para todos os trabalhadores (teto do INSS e aposentadoria complementar) 
Contra-argumentos: A categoria alega direitos adquiridos.
 Mudança no valor da aposentadoria: O cálculo do valor da aposentadoria vai mudar. Pela proposta, o valor vai corresponder a 51% sobre as melhores contribuições mais um ponto percentual por ano adicional de contribuição.
Argumentos: Atualmente, o piso médio da aposentadoria no Brasil é superior à média dos países europeus. Terá impacto direto nas contas da Previdência 
Contra-argumentos: além de reduzir o valor do benefício, obriga o trabalhador há ficar mais tempo na ativa·.
 
Regra de transição: Homens a partir de 50 anos e mulheres a partir dos 45 anos vão poder se aposentar pelas regras atuais, pagando pedágio de 50% sobre o tempo de contribuição que faltar segunda a proposta do governo para a Reforma da Previdência.
Argumentos: Preserva direitos de quem está próximo da aposentadoria.
Contra-argumentos: A regra prejudica a maioria dos trabalhadores brasileiros, criando uma desigualdade, entre pessoas com características semelhantes.··.
Questão 3
 O seguro desemprego é fundamental, para o trabalhador brasileiro, pois assim o mesmo terá a possibilidade de organizar sua vida financeira, após ser dispensado e também terá um tempo “necessário” para tentar retornar ao mercado de trabalho.
 A mudança ocorrida a partir de 2016, que atingiu toda a população brasileira que utiliza a carteira de trabalho, pois anteriormente o trabalhador podia solicitar após seis meses corridos de trabalho, o beneficio do seguro-desemprego.
 Após a mudança é preciso ter trabalhado por 12 meses para pedir o benefício pela primeira vez. Quando for pedir pela segunda vez, é necessário ter atuado durante nove meses seguidos. Para solicitar a terceira vez, é preciso ter trabalhado por seis meses contínuos.
Referencias:
 http://direitosbrasil.com/seguro-desemprego-regras-nova-lei/
https://www.uol/economia/especiais/reforma-da-previdencia.htm#quem-ja-esta-aposentado
https://g1.globo.com/economia/noticia/veja-os-principais-pontos-da-nova-versao-da-proposta-do-governo-para-a-reforma-da-previdencia.ghtml

Outros materiais