Buscar

APOL GABARITADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Pensando nas proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento á uma de suas 
Impulsivo emocional
Sensório-motor e projetivo
Personalismo
Categorial
	
	C
	5 – 3 – 1 – 4 – 2. CERTA
Puberdade-e-adolescência
(5) Estágio que sem rompem a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
(3) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, e utiliza-a para diferenciar-se dos outros.
(1) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
(4) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
(2) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora marque a sequência correta:
Questão 2/10
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua AÇÃO SOCIAL como...
	
	E
	Para Weber, toda ação social é dotada de sentido e orientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão da própria vontade do agente. CERTA
questão 3/10
 .  
Pensando em Vygotsky e suas reflexões para a construção de uma nova psicologia, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I – A proposta de criação de uma nova psicologia, por Vygotsky está fundamentada nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria de  Karl Marx.
II –  O fundamento da nova psicologia de Vygotsky está na epistemologia  bem como na genética, o que possibilitou ao teórico uma compreensão total do indivíduo.
III – O fundamento de toda a sua teoria está nos anos que passou atuando como médico, dedicando-se ao trabalho com crianças deficientes e suas psicopatologias.
IV – A nova psicologia de Vygotsky permitiu a compreensão da constituição dos sujeitos sociais, bem como da subjetividade, no seu estudo sobre sistemas psicológicos. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	B
	I e IV apenas. CERTA
Questão 4/10
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCIAL como...
	
	A
	Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco. CERTA
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua o FATO SOCIAL como...
	
	B
	Toda maneira de ação social que é exterior ao indivíduo, de caráter objetivo e transmitido pela educação. CERTA (PAGINA 25)
 6/10
Levando em consideração o conteúdo apresentado no livro base da disciplina sobre os estágio de desenvolvimento impulsivo-emocional, por Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I (v) Neste estágio do desenvolvimento a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II (f) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a ZDP, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III (v) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto de seu desenvolvimento.
Agora marque a sequência correta:
	
	B
	V – F – V. 
de acordo com os conteúdos das aulas e livro base da disciplina sobre as proposições teóricas de Vygostky sobre pensamento e linguagem, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – ( F) Os signos são, para Vygotsky, a materialização das ideias, e fazem referência à constituição interna das ideias do indivíduo.
II – (F ) Pensamento e linguagem tem, como lembra Vygotsky, a mesma raiz biológica, por isso funcionam como processos paralelos.
III – (V ) Sentido e significado são processos diferentes, sendo que o pensamento só é psicológico por ser permeado de sentimentos. 
Agora marque a sequência correta:
	
	D
	F – F – V. CERTA
Questão 8/10
Pensando nas proposições teóricas de Wallon sobre os estágios do desenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir:
I – Os estágios do desenvolvimento, na proposta de Wallon, são completos em si, e trazem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa.
II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo ela tenha a percepção de si como pessoa diferenciada em relação ao outro.
III – Por volta dos 7 anos a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas.
IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pelas maturações orgânicas tanto quanto pelas condições do ambiente em que está inserida.
Estão corretas as afirmativas:
	
	C
	I e IV apenas. CERTA
Questão 9/10
Leia as asserções a seguir:
I - Weber constrói, como pesquisador, uma tipologia que se constitui como um recurso de compreensão da realidade que, por sua característica é infinita.
 Porque:
II - Weber concebe que o pesquisador toma dessa realidade uma pequena fração, e o recurso para compreendê-la são os “conceitos-tipo” ou “tipos ideais”. 
A respeito dessas assertivas assinale a alternativa correta.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e completa a primeira. CERTA
10/10
	
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE MECÂNICA como...
A característica de sociedade, mas simples com baixo nível de divisão de trabalho e o elo entre os indivíduos se forma uma forte consciência coletiva fundada na crença e rígido no valores coletivo
_1507625614.unknown
_1507625616.unknown
_1507625617.unknown
_1507625615.unknown
_1507625612.unknown
_1507625613.unknown
_1507625610.unknown
_1507625611.unknown
_1507625609.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais