Buscar

PROPRIEDADES DO CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
	
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
O concreto simples é um material composto por água, cimento e agregados. Associando esses materiais entre si, resulta:
Pasta: cimento + água;
Argamassa: pasta + agregado miúdo;
Concreto: argamassa + agregado graúdo;
Microconcreto: concreto em que o agregado graúdo tem dimensões reduzidas; e
Concreto de alto desempenho: considera-se, em geral, o concreto cuja resistência à compressão supera os 40 MPa.
COMPONENTES DO CONCRETO SIMPLES
Mistura de cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo.
Caracteriza-se por sua razoável resistência à compressão, geralmente de 20 a 40 Mpa, e reduzida resistência à tração, geralmente menor que 1/10 de sua resistência à compressão.
COMPONENTES 
2.1.1 CIMENTOS
Os cimentos empregados na construção são de diversos tipos ou qualidades. Existem os fabricados para aplicações usuais, os para aplicações específicas. Também, têm-se os cimentos onde se incorpora subprodutos, como escória de alto-forno. 
	Componentes básicos dos cimentos, independente do tipo são os mesmos, havendo tão somente a variação proporcional desses componentes.
	Assim, têm-se:
		• CAL ou CaO
		• SÍLICA ou SiO2
		• ALUMINA ou Al2O3
		• ÓXIDO DE FERRO ou Fe2O3
	Formação
		Aglutinação dos componentes por aquecimento da mistura até uma fusão incipiente (Sinterização). Após, a mistura é moída com uma finura adequada.
		O Cimento Portland Comum tem pelo ensaio de permeabilidade ao ar, um módulo de finura de Blaine de no mínimo 2600 cm2/g.
TIPOS DE CIMENTO PELAS NORMAS BRASILEIRAS
		• Cimentos de Endurecimento Lento
			•• Cimento de Alto-Forno: AF-25
						 AF-32 (NBR 5735)
			•• Cimento Pozolânico: POZ-25
 POZ-32 (NBR 5736)
			•• Cimento de moderada resistência a sulfatos:
						MRS (NBR 5737)
			•• Cimentos de Alta Resistência a Sulfatos:
						ARS (NBR 5737)
		• Cimentos de Endurecimento Normal (Cimento Portland Comum)
			•• CP-25
			•• CP-32
			•• CP-40 (NBR 5733)
		• Cimentos de Endurecimento Rápido:
			Cimentos de Alta Resistência inicial
			ARI (NBR 5733)
		NOTA: Os números 25 e 32, referem-se às Resistências Médias à Compressão dos cimentos, em MPa. Essas resistências são determinadas segundo o Método Brasileiro MB-1 da ABNT.
	2.1.2) AGREGADOS
		Material Inerte quimicamente, compondo a peça de concreto.
		Dividem-se em:
			• Agregado Miúdo: Areias
			• Agregado Graúdo: Pedras ou Britas
		Agregado Miúdo é a areia natural quartzosa ou a artificial, obtida do britamento de rochas estáveis. Seu diâmetro máximo é de 4,8 mm.
		Agregado Graúdo é o pedregulho natural ou a pedra britada oriunda do britamento de rochas estáveis (graníticas, por exemplo). Seu diâmetro característico é superior a 4,8 mm.
	NOTA: O diâmetro máximo de 4,8 mm é na verdade, o diâmetro característico superior dk do agregado, ultrapassado apenas 5% da quantidade considerada.
Composição Granulométrica do Agregado Miúdo é feita pelo ensaio de peneiramento, onde são utilizadas 7 peneiras de malha quadrada, onde as percentagens acumuladas, em peso, são especificadas pela EB-4.
	MÓDULO DE FINURA (MF) é a soma em porcentagens das quantidades retidas acumuladas em massa de um agregado nas peneiras da série normal dividida por 100.
		Com o Módulo de Finura, classifica-se o agregado miúdo (areias) em:
		• Areias Grossas: MF ˃ 3,3 (Concreto e Chapisco);
		• Areias Médias: 2,4 ˂ MF ˂ 3,3 (Embôço e Concreto);
		• Areias Finas: MF ˂ 2,4 (Rebôco).
	Também, os agregados graúdos (britas), utiliza-se o Módulo de Finura para a divisão destes:
		• Brita 0: 4,8 – 9,5 mm 
		• Brita 1: 9,5 – 19,0 mm (Concreto Convencional)
		• Brita 2: 19,0 – 25,0 mm
		• Brita 3: 25,0 – 38,0
		• Brita 4: 38,0 – 64,0 (Concreto Massa) 
		• Pedra de Mão: ˃ 76 mm (Fundação)
				
Conceito de concreto e tipos
O concreto fresco deve ter uma trabalhabilidade adequada às condições de utilização, definidas pelo transporte, lançamento e adensamento. O concreto endurecido deve ter suas características definidas pala resistência aos esforços mecânicos a que será submetido e pelas questões relativas à durabilidade.
Concreto fresco
As principais propriedades do concreto fresco são a consistência, a trabalhabilidade e a homogeneidade.
CONSISTÊNCIA
A primeira propriedade do concreto fresco que deve ser considerada é sua consistência. Consistência corresponde a maior ou menor capacidade que o concreto fresco tem de se deformar; está relacionada ao processo de transporte, lançamento e adensamento do concreto e varia, em geral, com a quantidade de água empregada, granulometria dos agregados e pela presença de produtos químicos específicos.
	TRABALHABILIDADE
Um concreto de slump alto é, em geral, fácil de ser lançado e adensado e, portanto, considerado de boa “trabalhabilidade”. O conceito de trabalhabilidade de um concreto está ligado basicamente à maneira de efetuar seu adensamento. Existem atualmente os concretos chamados “auto-adensaveis”, que são quase fluidos e não necessitam, em princípio, de nenhuma energia de adensamento para formar um conjunto homogêneo e com características de resistência requeridas. Esses concretos são obtidos com a incorporação de aditivos (compostos químicos especiais que alteram algumas propriedades dos materiais componentes) e não por meio do aumento da quantidade de água, que alteraria a relação água/cimento, causando considerável diminuição da resistência e elevando a porosidade.
	HOMOGENEIDADE
A distribuição dos agregados graúdos dentro da massa de concreto é um fator importante de interferência na qualidade do concreto. Quanto mais uniformes, ou regulares, os agregados graúdos se apresentam dispersos na massa, estando totalmente envolvidos pela pasta, sem apresentar desagregação, melhor será a qualidade do concreto, principalmente quanto à permeabilidade e à proteção proporcionada à armadura, além de resultar em um melhor acabamento, sem a necessidade de reparos posteriores. Essa distribuição dos agregados é a homogeneidade, e, portanto, quanto mais homogêneo o concreto, melhor será a qualidade da estrutura resultante.
	ADENSAMENTO
O adensamento do concreto é uma das etapas mais importantes na produção das estruturas e interfere sensivelmente nas características e propriedades finais delas. De maneira geral, o adensamento, para obras de médio e grande porte, é feito por meio da aplicação de energia mecânica no concreto. Consiste basicamente, em um primeiro momento, na separação dos diversos compostos para, depois, misturá-los adequadamente, evitando a formação de bolhas de ar, vazios e segregação dos materiais. O adensamento deve fazer com que o concreto preencha todos os recantos das fôrmas.
Para que seja atingido um adensamento satisfatório, o processo mais simples e usual é a vibração mecânica, obtida pela imersão de vibradores na massa de concreto. Existe uma série de recomendações técnicas para o uso de vibradores mecânicos que pode ser encontrada no item 9.6.2 da NBR 14031:2003 ou em PEIXOTO (2002), de maneira que não falte energia à mistura, provocando o aparecimento de vazios (bicheiras), ou ocorra um excesso, causando a separação dos elementos (segregação).
Concreto endurecido
No concreto endurecido, as principais características de interesse são as mecânicas, destacando-se as resistências à compressão e à tração. Ainda não foi possível estabelecer uma lei única para determinar a resistência dos materiais que seja válida para todo tipo de solicitações possíveis. Por isso, no caso do concreto, não se pode deduzir diretamente a resistência que se tenha encontrado em um ensaio relativo a uma determinada solicitação, como, por exemplo, a resistência à compressão, seu comportamento quando submetido a outro tipo de solicitação (flexão, torção, cisalhamento etc.).

Outros materiais