Buscar

Na primeira reportagem se trata de um caso de preconceito racial forum ciclo 1 homem, cultura e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Na primeira reportagem se trata de um caso de preconceito racial, por si tratar da cor da pele de um jovem. Na segunda reportagem se trata de uma discriminação pela diferença racial onde a renda dos brancos é superior a dos negros.
 A escola tem um papel fundamental para acabar com todo tipo de preconceito e discriminação, é importante frisar que desde a educação infantil a criança tem seu primeiro contato coletivo, em que se inicia o preconceito e discriminação, uma vez que é a fase do desenvolvimento da criança em que ela passa a conhecer seu próprio corpo, sua cor, suas diferenças e semelhanças entre seus colegas, por isso a criança tem que aprender as regras de convivência e respeito por si e pelo outro. É necessário que a escola seja mediadora nesse processo buscando trabalhar com projetos voltados para o respeito e a diversidade étnico racial, sendo que deve ser trabalhado em parceria entre escola , família e comunidade. É muito importante também o investimento em formação de professores.
 A diversidade encontramos em todos os lugares é tudo aquilo que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através de escolhas, ou até mesmo de coisas da nossa própria natureza como raças, jeito de ser , corte de cabelo, cor dos olhos, muitos possuem muitas diversidades culturais, condições financeiras e meio onde vivemos influência muito nessa identidade de cada um. Por isso é muito importante educar a criança respeitando o próximo.
 A Lei 10.639 institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares da federação e estabeleceu as Diretrizes Curriculares para implementação da mesma. Segundo a Lei 10.639, a temática deve ser trabalhada no âmbito de todo o currículo escolar, mas, preferencialmente, nas disciplinas de História, Literatura e Educação Artística. Está Lei também institui a data de 20 de novembro no calendário escolar, como o Dia Nacional da Consciência Negra. A Lei 10.639/ 03 é importante, pois trabalha a inclusão e o racismo, é uma grande possibilidade de superação do racismo, uma vez oportuniza o conhecimento da trajetória histórica, costumes e práticas e cotidianas, além de gestores, pedagogos e professores desconstruir a visão negativa dos africanos e afro descendentes.
 É muito importante que todos educadores trabalhem com intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas, etnocêntricas e discriminatórias, proporcionando recursos didáticos pedagógicos aos professores para que possam oportunizar experiências agradáveis e úteis, sócio-recreativas/educativas, como revisão, através de exercícios diferenciados, teatros, entre outros. No intuito de construir em seus alunos a descoberta de si mesmo, a qual concerne ao aluno em relação ao seu mundo social; compreender a diversidade étnico-racial e respeitá-la; promover a pluralidade cultural e acabar com o racismo; estimular o respeito à diversidade; formar cidadãos preocupados com a coletividade; conscientizar as diferenças entre as pessoas, mostrando que a diferença não implica inferioridade.

Outros materiais