Buscar

Resumo sobre Poder Legislativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor: Wildemar Felix Assunção e Silva
Aluno/a: Bianka Veras Neres Saturnino Brandão
R.A.: 201710746
Resumo sobre Poder Legislativo
 dos artigos 44 a 75 da CF.
 
A função típica do Poder Legislativo é a de legislar, ou seja, fazer leis, normas gerais que vão atingir todas as pessoas indistintamente. Mas tem função atípica que é a de administrar o seu próprio órgão e também julgar o poder executivo em crimes de responsabilidade. Na esfera federal o poder legislativo é composto pelo Congresso Nacional. O Congresso Nacional é formado por 2 (duas) casas legislativas: Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O sistema é bicameral, ou seja, duas casas legislativas que formam o Congresso Nacional.
A Câmara dos Deputados é composta por Deputados Federais que representam o povo daquele Estado-membro. O Senado Federal é composto por Senadores Federais que representam as unidades federativas, o Senado Federal representa os 26 Estados-membros e o Distrito Federal. Os Senadores possuem mandato de 08 anos. Já o mandato dos Deputados é de 4 anos.
Uma legislatura é o período de 4 anos que coincide com o mandato da Câmara dos Deputados.
Os Deputados Federais são eleitos pelo sistema proporcional, podendo ter no mínimo 8 e no máximo 70 Deputados Federais. Este número irá variar de acordo com cada unidade federativa.
Os Senadores são eleitos pelo sistema majoritário simples ou relativo, significando dizer que quem chegar na frente dos demais candidatos ganha a eleição. Não se pode trocar todos os Senadores ao mesmo tempo, a nossa CF afirma que são três Senadores por unidade federativa e a troca do senado é de 1/3 por 2/3, pois os mandatos são intercalados, assim, em uma eleição troco 1 senador, depois de mais 4 anos troco mais 2, depois de mais 4, troco 1, e assim sucessivamente.
Na esfera Estadual a Casa Legislativa chama-se Assembleia legislativa. Os Deputados Estaduais representam o povo daquele Estado-membro. O mandato é de 4 anos e o sistema de eleição é o proporcional. Na esfera Distrital a Casa Legislativa chama-se Câmara Legislativa, o mandato dos deputados Distritais é de 4 anos e seu trabalho é representar o povo do Distrito Federal. O sistema de eleição é o proporcional.
A Casa Legislativa na esfera municipal é a Câmara Municipal. Para Câmara Municipal é eleito os vereadores ou edil, o mandato é de 4 anos e o sistema também é o proporcional. Não existe limites para reeleição no Poder Legislativo, pois o candidato pode ser reeleito quantas vezes quiser.
Casa iniciadora e Casa revisora só existe na esfera federal, pois no Congresso Nacional existe duas casas legislativa. Casa iniciadora é aquele onde é apresentada o projeto de lei. A casa revisora é aquela que dá continuidade ao processo legislativo. A Câmara dos Deputados é sempre casa iniciadora se o projeto vem de fora do Congresso Nacional. O Senado sempre será casa iniciadora se o projeto for apresentado por um Senador. O princípio da primazia legislativa é o privilégio que a casa iniciadora tem de derrubar o projeto que foi aprovado com alterações feitas pela casa revisora só existe na esfera federal.

Continue navegando