Buscar

ESTUDOS DIRIGIDOS gb FUNCIONALISMO respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE 
 
EDUCAÇÃO
 
 
GABARITO – ESTUDO DIRIGIDO: FUNCIONALISMO 
1. Qual a crítica que o gerativismo faz às teorias behavioristas? 
O gerativismo critica a tese behaviorista de que o aprendizado da língua se dá por um condicionamento via estímulo/resposta, visto que para os behavioristas a mente humana seria como um tábula rasa. Contra essa ideia, Chomsky se vale do argumento da velocidade da aquisição da linguagem, mesmo diante da pobreza de estímulo, o que, para ele, são evidências de que a mente humana é dotada geneticamente de um dispositivo próprio para a aquisição de linguagem, denominado Gramática Universal. 
Qual a diferença entre a abordagem funcional e a abordagem formal no tratamento da língua? 
Os formalistas estudam a rede de dependências internas em que se estruturam os elementos linguísticos. Já os funcionalistas observam a língua a partir do propósito comunicativo, o contexto discursivo. Em outras palavras, enquanto os formalistas estão voltados para a análise da estrutura interna da língua, os funcionalistas concentram sua atenção no uso que é feito da língua. 
Ao que se deve a contribuição da abordagem funcional para a prática diária de sala de aula? 
A abordagem funcional contribui para a prática diária de sala de aula, pois oferece uma percepção mais ampla sobre os fenômenos linguísticos, visto que privilegia a língua em seu funcionamento autêntico, com a produção de textos em situações cotidianas orais ou escritas. 
De acordo com Nichols (1984) quais são e como se caracterizam os três tipos de funcionalismo? 1
 
Segundo Nichols (1984), há um funcionalismo conservador, um funcionalismo extremado e um funcionalismo moderado: O tipo conservador apenas aponta a inadequação do formalismo ou do estruturalismo, sem propor uma análise da estrutura. O tipo moderado não apenas aponta essa inadequação, mas vai além, propondo uma análise funcionalista da estrutura. O funcionalismo extremado nega a realidade da estrutura como estrutura, e considera que as regras se baseiam internamente na função, não havendo, pois, restrições sintáticas (NEVES, 1997, p. 55-56). 
Na abordagem funcional, qual é o objeto de análise? 
Para a abordagem funcional o objeto de análise é o uso que se faz da língua, ou em outras palavras, o modo como os usuários se comunicam de maneira eficiente. 
A Análise do Discurso deve ser considerada como uma área da Linguística que se desenvolve a partir do formalismo ou do funcionalismo? Justifique. 
Uma vez que a AD se preocupa com a investigação dos efeitos de sentido produzidos por um enunciado em diferentes contextos, podemos afirmar que ela se desenvolve a partir do funcionalismo.

Outros materiais