Buscar

A Grécia Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Grécia Antiga
01-Como era a Grécia na antiguidade?
A Grécia na antiguidade se tratava de uma região muito grande dividida em várias pequenas unidades independentes nas quais sua organização política era ditada pelas suas condições geográficas e econômicas. Essas pequenas unidades possuíam alguns traços culturais em comum como; deuses e dialetos.
Entendia-se como cidade a associação religiosa e política das famílias e das tribos, onde toda a vida era centrada. O estado na Grécia era dividido por regiões ou conglomerados de cidades. A crença era comum a todas as cidades-estados gregas, nas quais eles acreditavam que as leis por si só governavam. Essas leis eram criadas e adotadas através dos costumes.
Nos séculos VIII e VII a.C., ocorreu uma retomada do processo tecnológico, artesanal e comercial, juntamente com um crescimento populacional. Esse progresso gerou a queda das monarquias e o surgimento de legislações e legisladores.
02-Quais as camadas sociais de Esparta? Explique cada uma
Apresentava três camadas sociais:
Os Esparciatas: Descendente dos Dórios, que fundaram a cidade no início do século I milênio a.C.. Pertenciam a essa camada social todos os que fossem filhos de pai e mãe espartanos, sendo os únicos que possuíam direitos políticos de governo da cidade. Também era necessário ter recebido a educação espartana que era praticamente igual entre homens e mulheres. Os homens eram mandados ao exército aos sete anos de idade, onde recebiam educação e aprendiam as artes da guerra, até os 30 anos de idade eram considerados cidadãos de segunda classe, sem direito a voto. O homem que conseguisse viver até os trinta anos tornava-se um oficial, voltando ao quartel com todos os direitos de cidadão espartano, além de direito ao voto, direito a ter relações sexuais com mulheres e direito a casar. Ficavam à disposição do exército ou dos negócios públicos e embora fossem proprietários de terras não podiam trabalhar no comércio.
Os Periecos: Descendiam dos povos dominados pelos esparciatas em suas conquistas, eram homens livres, mas dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato não tinham direitos políticos nem participavam dos órgãos do governo, mas pagavam impostos ao estado. Estavam obrigados a participarem das guerras, mesmo não tendo recebido a mesma educação dos esparciatas.
Os Hilotas: Eram servos dos Espartanos, viviam presos ao trabalho na terra dos esparciatas, de onde não podiam ser expulsos, e eram explorados por eles. Deviam cultivar essa terra durante toda a vida, sustentando os cidadãos com seu trabalho. Eram comuns as revoltas contra o estado espartano, para combater essas revoltas os esparciatas organizavam expedições militares anuais, perseguindo e matando aqueles considerados perigosos.
03- Como era a educação espartana?
A educação espartana estava concentrada nas mãos do Estado. Voltada para a intervenção na guerra e a manutenção da segurança da cidade, valorizava a preparação física que visava fazer dos jovens bons soldados. Entre os sete e os doze anos a criança recebia os conhecimentos fundamentais para que conhecesse a organização e as tradições de seu povo. Depois disso, era dado início a um rigoroso treinamento militar onde seria colocado em uma série de provações e testes que deveriam aprimorar as habilidades do jovem. Quando chegavam aos dezessete anos de idade, o soldado espartano era submetido ao teste final: a kriptia. Os soldados participantes se escondiam de dia em um campo para, ao anoitecer, saírem à caça do maior número de Hilotas (escravos) possíveis. Quem passasse nessa prova se tornaria adulto e recebia um lote de terra, e iria viver então no quartel.
04- Breve comentário sobre a economia de Esparta
Era uma economia basicamente agrícola, não existiam propriedades coletivas e sim uma vasta propriedade estatal que era dividida em lotes ou cleros. Essas propriedades eram divididas entre os guerreiros esparciatas e esses lotes não poderiam ser vendidos ou cedidos. O Estado era dono dos lotes e o cidadão Esparciata o usufruía. O Estado como era dono dos escravos, também emprestava seis escravos por lote. Os Periecos trabalhavam com a agricultura e, em menor escala à criação de pequenos animais, ao artesanato, à mineração de ferro e ao comércio. As propriedades em que trabalhavam eram suas, mais sempre eram as da periferia. Seus costumes proibiam o homem livre de exercer atividade lucrativa, isso era justificado porque eram indignas tais atividades, apenas as atividades que originavam e mantinham as cidades livres eram dignas. Além do mais a distribuição dos produtos necessários para se viver era igualitária. Sua moeda corrente era muito grande com o intuito de tornar-se muito difícil transportar e guardá-las, também havia punições para aquele que fosse pego com ouro ou prata, porque este buscava enriquecer injustamente.
05-Como era a Política Espartana?
O poder era concentrado na Gerúsia, um conselho de anciãos formado por vinte e oito com mais de sessenta anos, que eram escolhidos nas assembléias por aclamação. Essas assembléias eram formadas por cidadãos Esparciatas que se reuniam na Apella (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas.
A Gerúsia escolhia na assembléia o poder executivo: os Éforos: formado por cinco cidadãos, que tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo.
06-Quais as três características dos espartanos? Explique cada uma
Xenofobia - Desconfiança ou temor de tudo que Le era desconhecido, por isso tinham a preocupação de atacar qualquer outro Estado que constitui se ameaça ao pais, dessa forma rejeitavam quaisquer ideias ou influencias estrangeiras.
Xenelasia- Lei de Esparta, que proibia os estrangeiros de residirem no país, sem permissão, dessa forma não entravam em contato com ideias estranhas as suas.
Laconismo- Falavam o mínimo possível somente o necessário, educação militar e a prática que recebiam os acostumavam a receberem ordens; assim, não falavam muito, e isso também se estendia a suas casas e famílias e também não desenvolviam o espírito crítico. Essa pratica do laconismo culminava no refreamento de qualquer forma de evolução, porque diminuía a atividade intelectual e criativa. 
07-O que dizer sobre o Legislador Drácon?
Foi um estadista (versado nos princípios ou na arte de governar) da cidade grega de Atenas, foi também o primeiro legislador das cidades gregas, famoso por ser excessivamente severo. Criou a primeira constituição escrita da cidade de Atenas, e suas leis ficaram conhecidas como "Código de Drácon", sua redação ocorreu por volta de 620 a.C. em quase todos os crimes era aplicada  a pena de morte. Os dispositivos deveriam ser seguidos rigorosamente, aplicados por um magistrado denominado "tesmoteta", o que impedia os nobres de interpretarem as leis segundo seus interesses.
Seu principal mérito consistiu em proporcionar normas determinadas e iguais para todos, constituindo o primeiro passo para diminuir os privilégios da aristocracia, o que na época provocava contínuos conflitos sociais, desordens e instabilidade política. Uma peculiaridade no Código de Drácon, não existia pena em casos de homicídio involuntário (homicídio culposo), nestes casos colocava-se nas mãos do estado a administração da justiça em caso de assassinato. Posteriormente, os próprios atenienses consideraram insatisfatório tal código, sendo substituído por outro redigido por Sólon em 594 a.C., que tomou por base o conjunto elaborado por Dracon, suavizando-o consideravelmente quanto ao rigor das penas, e mantendo somente as leis referentes ao homicídio.
A figura de Dracon é importante no desenvolvimento de Atenas, pois seu conceito revolucionário de igualdade na aplicação das leis, mesmo que consideradas bastante severas, foram um importante estímulo no progresso econômico social e político pelo qual a polis grega passava justamente naquela época. 
08-Quais as referências sobre o Legislador Sólon?
Foium poeta, aristocrata e estadista de Atenas, Nasceu em berço nobre, tendo sua família empobrecido posteriormente, forçando-o ainda jovem a dedicar-se ao comércio, profissão considerada menor e vil entre a sociedade grega. Liderou os atenienses em muitas batalhas com destaque para a tomada da ilha de Salamina, na época dominada por Mégara importante cidade-estado da Grécia Antiga. Todas as suas empreitadas militares foram bem sucedidas, o que fez com que Atenas entrasse num período de prosperidade e ascensão dentre as outras cidades-estado gregas.
Em 594 a.C recebe da população de Atenas poder absoluto baseado na sua alegada capacidade de dirimir as questões e pendências de modo sábio e satisfatório.  Na época em que ele ascendeu como líder, Atenas era dominada por uma aristocracia hereditária, cujos integrantes eram chamados de eupátridas. Os eupátridas possuíam as melhores terras e monopolizavam o poder. O sistema político em vigor era baseado na riqueza de seus integrantes o que gerava frequentes lutas políticas, já que os cidadãos eram privados de qualquer direito, tornando-se muitas vezes devedores dos eupátridas, e como era costume, muitos acabavam como escravos por não conseguirem saldar suas extorsivas dívidas.
Ao assumir o poder, Sólon combateu tal realidade social, econômica e política, anistiando as dívidas dos camponeses, proibindo a escravidão por dívidas, abolindo a hipoteca sobre pessoas e bens, libertando os pequenos proprietários servindo em regime de escravidão, impondo limites à extensão das grandes propriedades agrárias, e finalmente e mais importante, diminuindo os poderes e arbitrariedades dos nobres. Reformou as instituições políticas e deu direito de voto aos trabalhadores. Foi um dos fundadores da democracia ateniense. A imagem que deixou para a posteridade é a de um líder que agia com firmeza, moderação, sabedoria e integridade.
09- De que forma aconteceu o desenvolvimento econômico de Atenas?
Desde o século VII a. C. Atenas conheceu grande desenvolvimento econômico, ampliando suas relações comerciais a partir do Porto do Pireu, para ajudar à produção interna, incentivou-se a ida dos artesãos estrangeiros o que barateavam os preços dos produtos e também a médio e longo prazo poderia fazer da cidade uma exportadora. Dotou-se em Atenas um padrão monetário fixo, dessa forma Atenas melhorou e aumentou a circulação monetária. Institui-se também um sistema único de pesos e medidas para facilitar o comercio. 
10-Quais foram as determinações de Sólon à sociedade ateniense? 
Sua obra como legislado se articula em três pontos principais:
Abolição da escravidão por dívidas; Reforma timocrática ou censitária; a participação não era mais por nascimento, os cargos mais altos do poder eram ocupados pelos os ricos.				 Reforma do sistema de pesos e medidas.

Outros materiais