Buscar

politicas p

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 A difusão da ideologia neoliberal acontece com maior intensidade a partir da crise capitalista de 70. Assinale a alternativa que contém a afirmação neoliberalista sobre os gastos em serviços sociais:
	aumentam a perspectiva do sujeito de incrementar seu próprio desenvolvimento pessoal
	incrementam o nível de emprego e satisfação do povo com o governo
 	aumentam o trabalho improdutivo e criam assalariados dependentes dos setores produtivos
	diminuem a crise fiscal e equilibram os gastos públicos
	aumentam os gastos com o produto interno bruto e geram novos empregos
2) Segundo Wood (2001:12), o sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa, em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado, é conhecido como:
 Certo	Capitalismo
	Democracia
	Ditadura
	Anarquia
	Socialismo
3) A Constituição Federal de 1937, no governo Vargas, declarava que o ensino primário deveria ser obrigatório e gratuito, no entanto instituiu o Caixa Escolar. Esse dispositivo feria o direito da:
	etnia
	expressão
 	gratuidade
	religião
	nacionalidade
4) Em 1932, um grupo de educadores lançam um manifesto, ao povo e ao governo. Conhecido como Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, este documento era a 1ª tentativa de:
	valorizar o espírito livresco da educação em favor de uma educação teórica, que favorecesse essencialmente o Estado Novo
	buscar a racionalidade financeira da escola, com preocupação sobre o custo-benefício, valor de mercado e sucesso educacional.
 	reformular a política educacional com base na pedagogia renovada. Defendia a escola pública obrigatória, laica e gratuita.
	apontar para a eficácia da execução e da excelência da educação, especialmente a educação profissionalizante.
	valorizar o ensino e as experiências tecnicistas, que estavam ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos.
5) Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil. Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
	Seu processo teve dois períodos, que corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas
	A segunda fase foi permeada pelo debate em torno da questão das verbas públicas
	Toda política educacional carrega intencionalidade, valores, ideias e posições, estas se estendem pelas escolas atuando decisivamente na prática pedagógica em sala de aula e na construção do perfil do cidadão desejado pelo Estado.
 	Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates
	Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos
6) A primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira (Lei 4.024/1961) foi publicada em 1961 após tensões e debates entre distintas concepções e propostas de educação para o Brasil. Sobre essa LDB, assinale a resposta errada:
	Haviam tensões em torno da LDB entre dois grupos com distintas concepções de educação: um de tendência centralizadora (defesa do nacionalismo desenvolvimentista com o Estado à frente da promoção de políticas públicas), e outro de tendência descentralizadora (com ênfase na iniciativa privada).
	Em seu segundo artigo é afirmado na LDB que ¿a educação é direito de todos, e será dada no lar e na escola.
	A discussão da primeira LDB ocorreu em um longo período, de 1946 a 1961, quando foi finalmente publicada.
 	Apesar de toda a controvérsia a respeito da construção da LDB de 1961, é essa norma que rege e direciona a educação brasileira ainda hoje.
	Essa LDB assegurou a obrigatoriedade do ensino primário a partir dos 7 anos, em língua nacional.
7) (ENADE 2011) Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em
	II e IV.
	II, III e IV.
	I e IV.
 	I, II e III.
	I e III.
8) Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I.	foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II.	tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III.	O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV.	foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V.	Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
	Somente II, III, IV são corretas
	Somente I é correta
 	Todas são corretas
	Somente I, II são corretas
	Somente V é correta
9) Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia?
	Militares rebelados
	Trabalhadores e Sindicalistas;
	Opositores, cassando e torturando políticos;
	Guerrilheiros contra o sistema;
	Classe média brasileira;
10) Marque a ÚNICA opção que apresenta a SEQUENCIA CORRETA de palavras que completam, com lógica, e historicamente, as lacunas do fragmento a seguir:
"Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um (a) ________________, outro governo autoritário, conhecido como ___________________. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra esse regime repressor. Uma nova _________________vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. A Constituição de 1967 foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. No capítulo sobre ________________________, o direito de todos a ela é reafirmado, apesar de também ficar expresso que o ensino é livre à ação da iniciativa privada, que continua a ter acesso a incentivos e facilidades financeiras dos cofres públicos, como disposto na Constituição anterior".
	Democracia Social - Ditadura Militar - Constituição - Educação
	Golpe de Estado - Era Vargas - Manifesto dos Pioneiros - Educação
	Golpe de Estado - Ditadura Militar - Constituição - Educação
	Abertura Política - Ditadura Militar - Constituição - Religião
	Revolução política - Democraciapopular - Escola - Política

Outros materiais