Buscar

DISCURSIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A - Identifique o narrador que predomina na obra e exemplifique sua resposta com pelo menos uma passagem, identificando a página.
B - As personagens dessa obra possuem características bastante particulares, distinguindo-se da generalidade das personagens de Eça de Queirós, pois todas estão ligadas a um meio doméstico particular. Têm, portanto, hábitos peculiares e utilizam uma linguagem que transmite a marca fundamental do seu perfil psicológico. Trace o perfil de  Amaro.
DISCURSIVA 2
O Crime do padre Amaro é um romance de Eça de Queirós relatado em terceira pessoa por um narrador que sabe de tudo sobre o passado dos personagens e utiliza esse conhecimento para idealizá-los moral, física e ideologicamente. 
Exemplo no trecho, pág.37. “Nunca ninguém consultara as suas tendências ou a sua vocação. Impunham-lhe uma sobrepeliz; a sua natureza passiva, facilmente dominável, aceitava-a, como aceitaria uma farda.” 
Amaro tinha características bastante particulares, reconhecendo a generalidade das personagens eçarianas, uma origem humilde, sua fragilidade física, fraqueza de caráter e má formação moral fez com que aceitasse o sacerdócio, um destino que ele não escolhera, mas que foi imposta pela Marquesa de Alegros, mulher que o criou. Pois, carregava consigo todos os defeitos que um mal padre poderia ter, sem vocação, ambicioso e pervertido, perfil que vai da criança envergonhada e quieta ao padre desvirtuado e corrupto.

Outros materiais