Buscar

prova pronta responda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Franklin Bobbit
2. John Dewey 
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade de o professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) O foco está no aluno e para desenvolver habilidades nas coisas que ele deve fazer.
(  ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
	
	C
	1, 1,
Levando em consideração a imagem acima, os conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar e nas aulas, assinale a alternativa que melhor descreve a situação da educação atual e suas necessidades:
	
	A
	A educação está em busca de uma proposta pedagógica revolucionária que possa atingir a todos os alunos da mesma forma, levando ao alcance de uma educação de qualidade.
	
	B
	Há um novo paradigma social emergindo, e, no seu cerne, estão questões sobre as diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas e de gênero.
De acordo com as perspectivas tradicionais [não críticas], o currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá-lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Revista Espaço do currículo, v.6, n.2, Maio a Agosto de 2013, p. 340. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/viewFile/3732/9757>. Acesso em: 23/12/2014.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
	
	C
	
Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
Peço, pois, licença para reapresentar aqui as considerações que fiz em Olinda, por ocasião do III Encontro Nacional do Programa Alfa (ENPA). Ali, ao tratar do papel da escola básica, parti do seguinte princípio: a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. Veja bem: eu disse saber sistematizado; não se trata, pois, de qualquer tipo de saber. Portanto, a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular”.
	
	A
	o conhecimento teórico-científico que foi organizado culturalmente.
	
	B
	o conhecimento artístico produzido pela humanidade no decorrer dos anos que depois foi sistematizado.
	
	C
	todo conhecimento produzido pelas elites europeias durante a idade média que atingiu seu status de imprescindível à sociedade.
	
	D
	aquele conhecimento científico que foi separado no decorrer dos anos como sendo condição necessária ao desenvolvimento do homem.
	
	E
	Um recorte de todo conhecimento do desenvolvimento cultural da humanidade, que foi sistematizado.
	1B
	2B
	3B
	4C
	5E

Outros materiais