Buscar

Química Uma história volátil PT2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Já era de se saber que a Terra e tudo que conhecemos, até mesmo nós, seres humanos, somos feitos de vários elementos - e por isso era tão importante estudar e tentar organizar aquilo que sabemos sobre os estes. Conforme visto no documentário, eram conhecidos (naquela época) apenas 55 elementos catalogados, e que formavam o mundo. Os químicos queriam arrumar alguma forma de organizar estes elementos, identificando-os, para então conseguir lidar com a bagunça que estavam seus estudos.
Dalton surgiu com uma nova ideia, afirmando que o universo inteiro era composto de partículas infinitamente pequenas: os átomos. Os átomos se ligavam entre si e poderiam ter diferentes formas, como serem rugosos, lisos, e etc. Juntos eles formavam os mais variados elementos e materiais. Essa ideia seria a base da teoria atômica, em que o átomo de todo elemento tem um peso atômico específico.
Foi então que Dmitri Mendeleiev,relacionou pesos atômicos e as propriedades dos elementos, e assim conseguiu achar semelhanças similares o bastante para organizar a Tabela Periódica dos Elementos, um grande avanço para a ciência, usada até os dias de hoje, com algumas modificações. Porém, esse foi o grande salto que a Química precisava. Podemos dizer que a Tabela Periódica é uma belíssima fusão da Física e da Química, pois precisou do estudo de ambas para se obter tal resultado.
Mendeleiev também previu a existência de alguns elementos estudando as leis da matéria, sendo assim, muitos cientistas estudaram a partir de suas anotações e comprovaram a existência “profetizada” de tais elementos.
Foi o cientista William Ramsay que surgiu com a ideia de que faltava um grupo de elementos na tabela, e a partir de seus estudos adicionou mais uma linha na tabela periódica de Mendeleev, os gases nobres: gases muito pouco reativos. 
Com a existência da Tabela Periódica, os estudos sobre a estrutura do átomo tiveram um grande salto, surgindo teorias mais complexas como a de Bohr, que levaram à explicação de como se dá a reação entre os elementos para a formação de um novo.

Outros materiais