Buscar

Apol fundamentos socioculturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 
Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.
II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.
III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F
eia o fragmento de texto a seguir:
“Conforme Freire (1995), uma relação pedagógica impositiva, autoritária que castra a curiosidade e nega o saber do educando, impondo um saber absoluto e indiscutível, que não abre espaço para o diálogo, para o debate, para o construir, por medo de perder a tão famosa disciplina" é antagônica à uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos. Afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Em relação ao papel da educação e dos professores, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
( ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
( ) A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
( ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de vida social.
( ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – F – V – F
Questão 3/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor.
De acordo com as aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo:
	
	A
	A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
	
	C
	Na visão de Libâneo, a educação principal e a mais importante é aquela que ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das experiências humanas.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura e fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos jovens.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição ao produto final do processo educativo que é a formação intelectual e operacional dos trabalhadores.
Questão 4/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“T. Adorno identifica duas manifestações cotidianas de barbárie, a primeira, na prática do esporte, que, em muitas de suas modalidades, pela exacerbação da competitividade, pode gerar agressões, crueldade, fanatismo tanto dos participantes quanto dos torcedores; a segunda, na utilização do princípio de competição na educação escolar, como um método pedagógico por excelência, que pode se tornar, por sua vez, um instrumental reprodutivo da intensa competição presente no sistema capitalista, que transforma os homens em inimigos dos próprios homens, privilegiando, na lei da sobrevivência, o domínio dos mais fortes, dos mais ricos, dos mais armados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.unimep.br/~bpucci/educacao-contra-a-barbarie.pdf>. Acesso em 12 nov. 2015.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paradigma da barbárie na sociedade presente na escola.
	
	A
	Gestão democrática, conselho escolar funcional, grêmio estudantil, visão dialógica do processo escolar.
	
	B
	Uma visão formativa indenitária, determinada e autorreferenciada sobre modelos de comportamento hierarquização e classificação.
	
	C
	Trata-se de um paradigma paternalista que deixa alunos e cidadãos passivos, dependentes de diretividade, orientação e respaldo para suas atitudes.
	
	D
	Paradigma democrático que integra todos os sujeitos que fazem da escola um processo de construção coletiva legitimada pelo consenso.
	
	E
	Ação social e afirmativa dentro da escola e na sociedade como um todo. Políticas afirmativas de inclusão, diálogo e reconhecimento. Gestão escolar participativa.
Questão 5/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural — traço bem característico de pais colonizado — quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, apresentação dos temas transversais e ética. v. 8, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 21.
Sobre a pluralidade cultural nas escolas, de acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que expressa a visão defendida nos PCNs:
	
	A
	Os PCNs tomam a realidade brasileira como a expressão de uma democracia racial.
	
	B
	O espaço escolar se compõe de diferentes grupos e sujeitos em convivência.
	
	C
	A escola representa a expressão cultural de sua comunidade.
	
	D
	A educação escolar toma a diversidade cultural como um projeto utópico a ser construído principalmente pelas políticas públicas.
	
	E
	Os PCNs atribuem à escola o papel e a responsabilidade de construir estratégias de promoção do diálogo intercultural.

Outros materiais