Buscar

Avaliação Parcial historia da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Parcial: CEL1334_SM_201701295271 V.1 
	
	Matrícula: 201701295271
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 16/04/2018 14:59:36 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201701972334)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história escrita como uma grande sucessão de acontecimentos baseados em fatos isolados e grandes feitos é tratada como distante e conveniente à manutenção da ordem. Qual concepção é apontada na descrição acima?
		
	
	Tomista
	
	Marxista
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Positivista
	
	Annales
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701992654)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir de 1964 a educação brasileira passa a ter contornos cada vez mais autoritários. Assinale o item que contempla iniciativas do governo nessa fase: I. A Reforma Universitária, através da Lei n. 5540, que institui currículos flexíveis, cursos parcelados/semestrais e o sistema de créditos; II. O fim dos vestibulares unificados e a democratização do acesso ao ensino superior; III. A extinção da cátedra e a criação de mecanismo de controle burocrático centralizado pelo Reitor.
		
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente as opções II e III estão corretas.
	
	Somente a opção I está correta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702416118)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais. Tanto nas tribos nômades como naquelas que já se sedentarizaram, para se ocupar com a caça, a pesca, o pastoreio ou a agricultura ..." (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006. P.35).
De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha podemos considerar que as crianças se desenvolviam por aspectos:
		
	
	da consciência.
	
	de uma sociedade organizada.
	
	da escrita.
	 
	do inconsciente.
	
	da lógica matemática.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702432312)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As civilizações orientais constituíram sociedades mais complexas e deram mais atenção à formação de seus homens. A cultura construída por essas civilizações (Egito, Mesopotâmia, Índia, China e o povo Hebreu) trouxe muitas contribuições para as civilizações ocidentais. Essas civilizações apresentaram alguns pontos em comum que merecem destaque por atingirem o campo educacional. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:
I - Nenhuma dessas sociedades apresentavam distinção das camadas sociais, o Estado era democrático, apesar do forte teor religioso e do caráter tradicionalista II - A educação dessas civilizações eram denominadas tradicionalista no sentido de não viabilizar grandes mudanças, de permanecer estática por um longo período.
III - Nessas sociedades não havia o dualismo escolar que destinava um tipo de educação para o povo e outro para os filhos dos nobres e dos altos funcionários.
IV - As orientações sobre como educar eram retiradas dos livros sagrados de cada uma dessas civilizações e o ensino acontecia, na maior parte das vezes, no templo religioso.
V - Esses povos desenvolveram a escrita, criaram cidades, formas mais complexas de exploração econômica, de trabalho e de organização social, governos com instituições bem determinadas e organizadas, leis que disciplinavam as relações sociais e os interesses.
Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
		
	
	I, III, IV
	
	II, III, V
	 
	II, IV, V
	
	I, II, III
	
	I, II, V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701345031)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os gregos se diferenciaram de outros povos classificando a sua terra de Hellás, enquanto pejorativamente classificam os demais povos como bárbaros. A fusão da tradição grega com a oriental, resultante das conquistas alexandrinas, deu origem historicamente ao que chamamos de:
		
	
	tempos belicistas.
	
	tempos hediondos.
	 
	período helenístico.
	
	período napoleônico.
	
	tempos homéricos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701347191)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante muito tempo na Grécia Antiga, "a instrução na música e na ginástica era prerrogativa das classes dominantes e só os homens livres eram considerados dignos desses ensinamentos". Em Roma Antiga, "a escola de gramática e de retórica era, afinal, a escola das classes privilegiadas. Juvenal confirma que a eloqüência era algo raro entre esfarrapados". "Aos escravos que ocupam cargos de responsabilidade nas fazendas se deveria ensinar a ler e escrever e deveriam receber um pouco de instrução" (MANACORDA, 1992). Com base nos estudos realizados e nos trechos apresentados, marque a opção correta.
		
	
	Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles criticaram intensamente a vigência de uma educação classista, apontada na questão.
	 
	Evidencia-se a força da sociedade classista na antiguidade greco-romana que também se manifesta na educação através de uma proposta dual: os saberes ensinados variavam conforme a inserção do indivíduo na hierarquia social.
	
	Tanto Grécia quanto Roma Antiga valorizavam a instrução da música e da gramática para todos, independente do gênero e da classe social.
	
	Constata-se que a unicidade foi a marca predominante do currículo no mundo antigo, isto é, todos, independente de sua classe social, tinham direitos aos distintos saberes, fossem eles de cunho intelectual ou físico.
	
	A questão expressa a relevância da instrução profissional no mundo antigo, sobretudo a partir do governo de Péricles, quando a democracia ateniense é estendida a todos que viviam em Atenas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701418410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo e marque a única opção correta em relação ao mundo romano I Os professores romanos, independente do grau em que atuassem, eram bem remunerados. II Com a expansão romana, a educação tornou-se bilíngüe ou trilingüe. III A imitação de modelos foi importante na aprendizagem romana. IV A filosofia teve um papel de destaque no currículo romano. V A expansão de Roma exigiu que a educação preparasse seus quadros burocráticos.
		
	
	3 - Apenas a afirmativa I está incorreta
	 
	4 - Apenas as opções II, III e V estão corretas
	
	5 - Apenas as opções II, IV e V estão corretas
	
	1 - Apenas a afirmativa V está correta
	
	2 - Apenas a afirmativa IV está incorreta
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701345053)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando numerosas diferenças culturais nos povos da antiguidade, percebemos uma particularidade no modelo educacional, expressa:
		
	
	na unidade entre governantes e povo;
	
	na unidade entre pensar e fazer;
	
	na separação entre governo e religião;
	 
	na separação entre pensar e fazer.
	
	na rejeição entre memorização e repetição;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702416164)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Na expansão do Catolicismo para o Novo Mundo, a Igreja contou com a atuação de uma nova ordem religiosa forjada aos moldes militares: a Companhia de Jesus. Fundada por Ignácio de Loyola, os jesuítas tinha o intuito de levar a fé católica aos considerados gentios por meio de uma educação pautada:
		
	
	no Método científico de investigação o que de certa maneira ampliaria o caráter racional por meio de experimentos;
	 
	na Escolástica, o que permitia uma reflexão maior entre a ciência e a religião;
	
	no Princípio da dúvida metódica em que a preocupação era formar pensadores críticos para relacionar a fé e a ciência
	 
	na Ratio Studiorum em que as aula eram totalmente expositivas e os alunos meros expectadores. Como método de estudo recomendava a repetição de todos os exercícios a fim de facilitar a memorização;
	
	na Paideia, voltada aos interesses da formação intelectual dos alunos
por meio do estudo dos filósofos gregos o que levaria a fundamentação por meio da criticidade;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702415483)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como os colégios no mundo moderno, foram interpretados, haja vista que na Idade Média, praticamente eram apenas alojamentos para jovens estudantes das universidades europeias?
		
	 
	( ) Significou uma racionalidade institucional extremamente sincronizada a uma dada concepção especificamente moderna de infância e de adolescência, de tempo e de espaço escolar.
	
	( ) A educação no mundo moderno passou a ser pautada na formação do homem de fé.
	
	( ) A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
	
	( ) Passou a significar que o processo de educação no mundo moderno era de total responsabilidade da Igreja.
	
	( ) Os livros, referências e obras da cultura Greco¿romana passou a ser controlado por muito tempo pela Igreja Católica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais