Buscar

TrabalhodeAgroecologia Maycon Vinicius

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
FACULDADE DE CIENCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
BACHARELADO EM AGRONOMIA
Questionário avaliativo
DOCENTE: Profa. Dra. Cristiani Bernini
Discente: Maycon Vinicius de Toledo
 
Cáceres-MT 2017 
Fazenda Malunga
Que práticas são utilizadas para manter a fertilidade no sistema.
As praticas utilizadas na fazenda para manter fertilidade do solo nas hortaliças, é a integração com gado de leite que utiliza os dejetos dos bovinos como fonte de adubação, que também possui todo um sistema de criação orgânico sem utilização de remédios contra doenças e também na alimentação, e isso tem um papel fundamental no produto final que é o seu dejeto, que é rico em nutrientes tornando um adubo orgânico de alta qualidade. Após a coleta dos dejetos, ocorre um transporte para a área de compostagem onde, a matéria prima dos biofertilizantes é revirada e molhada constantemente até vira adubo.
Além de inúmeras variedades de adubo orgânico a fazenda Malunga utilizara a adubação verde com milheto no verão e a veia oreta no inverno, assim melhorando a estrutura física do solo, realizando a ciclagem dos nutrientes e melhorando a atividade fisiológica do solo.
Que praticas são empregadas para controlar pragas e doenças.
Para o controle de doenças de pragas e doenças a fazenda utiliza vários sistemas como por exemplo quebra ventos vegetativos que serve também como áreas de refúgios dessas pragas e inimigos naturais,
A escolha do solo influencia na implantação de cada cultura um solo pesado em época de chuvas pode ter muita ocorrência de fungos e bactérias, com uma cobertura sobre os canteiros evita aparição desses patógenos quando á chuvas fortes, a escolha de variedades resistentes a certos tipos de patógenos facilita nesse controle, mas o maior controle se da com uso de três tipos de produtos permitidos para uma produção orgânica que é o Bacillus thurigiensis, Metarhizium anisopliae e beauveria bassiani, que controlam lagartas e outros tipos de insetos.
Como se dá o relacionamento com o mercado.
Após colheita os produtos são levados ate é um galpão onde alguns são embalados e minimamente processados como a higienização com o cloro, assim toda produção da fazenda é distribuídas nos comércios da região de Brasília, com uma entrega mais rápida e com o produto ainda frescos possuem um preço mais acessível para a população.
Agricultura sintrópica: organização dos sistemas de produção em moldes agroflorestais.
Que práticas são utilizadas para manter a fertilidade no sistema.
Na agricultura sintrópica se utiliza a produção de biomassa da própria planta para formar uma manta de matéria orgânica, onde a ação microbiana presente no solo irá fazer a decomposição desse material, formando matéria orgânica agregada ao solo, assim tornando o solo fértil rico em nutrientes, formando um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar a produção de alimentos á dinâmica de regeneração natural de florestas.
Que praticas são empregadas para controlar pragas e doenças.
Nesse sistema de plantio a aparição de pragas e doenças são mínimas, não se utiliza nenhuma forma de controle químico, o objetivo desse sistema é não interferir em nenhum momento de seu desenvolvimento.
3-Como se dá o relacionamento com o mercado.
A confiança da entrega estabelecida pelo sistema de plantio agro-floresta se dá pela qualidade e segurança que o produto emprega através desse sistema, o comprador confia que o produto vem de forma sustentável e ecologicamente correto.
Cana Orgânica: Histórico e o funcionamento da Usina São Francisco e da marca Native.
Que práticas são utilizadas para manter a fertilidade no sistema.
Nesse plantação de canavial se utiliza o sistema de plantio direto (SPD), no utiliza a palhada como a cobertura vegetal e o solo também recebe efluentes orgânicos e resíduos sólidos vindo da fabrica, e antes de qualquer plantio se usa a adubação verde e importação de cultura para uma melhor fertilidade desses solos.
Que praticas são empregadas para controlar pragas e doenças.
As praticas utilizadas nesse sistema orgânico é o controle biológico, através do manejo integrado de pragas (MIP), identificam as pragas presentes na cultura e assim liberam os inimigos naturais que são multiplicados em laboratórios para determinadas pragas da cultura, oque é muito eficiente e resulta ao final uma baixa presença dessas pragas.
Como se dá o relacionamento com o mercado.
A relação desses produtos finais da cana-de-açucar é favorável, pois a demanda deles é de alta escala, pois o consumidor final esta cada vez mais atento a sua saúde, onde esses produtos trás todo um contexto que é feito de maneira ecologicamente correta e vem crescendo muito a exigência desse tipo de plantio. E assim com o passar do tempo estes produtos orgânicos irão ser cada vez mais consumidos.

Continue navegando