Buscar

TRABALHO MESA DE FORÇA 10.04.2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rodrigo S. Cruz
São José do Rio Preto/sp
2018
Laboratório de Física Experimental - Prof. Nemer
Nota:_______
Mesa de Força
Aluno: Rodrigo S. Cruz 
Turma P (R.A: D570382)
São José do Rio Preto/Sp
2018
1. INTRODUÇÃO
	Forças são definidas como grandezas vetoriais, na Física, com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais da Álgebra. Este é um conceito de extrema importância, pois mostra o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente. Por outro lado, para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos.
	O estado de equilíbrio ou de movimento de um corpo depende de sua interação com outros corpos, isto é, das ações de contato e das ações a distância que ele sofre desta interação. A medida quantitativa que mede essas interações é chamada de força. E o conceito de força é antes de mais nada um conceito intuitivo e experimental. Conforme mostra a experiência, as forças podem ser representadas por vetores aplicados. 
	No caso de corpos em contato existem sempre, mesmo que pequenas áreas de contato onde se desenvolvem as ações mutuam entre esses corpos. Estas ações ou forças distribuídas numa superfície poderão eventualmente ser substituídas por uma força ideal aplicada em um ponto conveniente da área de contato. 
	Dizer que força é um vetor aplicado significa associar-lhe uma ideia de direção, sentido, módulo e ponto de aplicação. 
	Resultante de um sistema de forças é um vetor livre definido pela soma de todas as forças do sistema. 
R=
	A resultante não é uma força ;porque a força é vetor aplicado,vetor associado a um ponto de aplicação, e a resultante não tem ponto de aplicação definido.
	Forças que agem num corpo podem ser internas (que agem entre as partes do corpo) e externas (ações de outros corpos). Ambas podem ser de contato ou a distancia (de campo)
Pag. 01
SUMÁRIO
Pag.
1 – INTRODUÇÃO..................................................................................01
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEORICA MESA DE FORÇA...................03
3 – OBJETIVO.........................................................................................03
4 – RESUMO............................................................................................04
	4.1 Procedimentos..........................................................................04
	4.2 materias....................................................................................04
5 - RESULTADOS E DISCUSSÕES..............................................05 e 06
	5.1 Teorema de Lamy:...................................................................06
6 – CONCLUSÃO....................................................................................06
Pag. 02
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA MESA DE FORÇA
	A mesa de força é um dispositivo que torna possível a verificação experimental da soma de vetores.Esta mesa é composta de um disco circular graduado em graus, no qual podemos fixar roldanas móveis.Nestas penduramos massas através de um fio, que vai encontrar um anel metálico fixo ao pino no centroda mesa. O peso destas massas correspondem as forças a serem equilibradas. O equilíbrio ocorre quandoo anel fica centralizado em relação ao pino, destinado ao estudo de composição e decomposição de forças. A montagem e manuseio são simples, permitindo que os próprios alunos realizem os experimentos. Utilizando diferentes forças presas em um único ponto, basta ajustar as roldanas giratórias até que o sistema fique em equilíbrio. Para facilitar as medidas de ângulos, a mesa possui um transferidor giratório com precisão de 1 grau.Confeccionado predominantemente em aço para garantir uma alta qualidade e durabilidade, mesmo com um intenso manuseio.
3. OBJETIVO
	Estabelecer situações de equilíbrio com três forças coplanares utilizando a mesa de força.
	Operar com vetores a partir de exemplos experimentais.
	Determinar a resultante de duas forças utilizando o método gráfico e geométrico
Pag. 03
4. RESUMO
	Este relatório visa explicar e demonstrar a força resultante de sistema de equilíbrio estático, variando-se o ângulo das forças atuantes no sistema, comparar os resultados obtidos através da lei de Newton , e comprovar conceitos de forças e inércia. 
	4.1 Procedimentos.
	Para o experimento realizado em laboratório, tinha como objetivo analisar e verificar a equilibrante de um sistema de forças, observando e verificar experimentalmente a lei que garante o equilíbrio estático de um ponto material e comprovando os efeitos da mudança do ângulo na força resultante, utilizado mesa de forças, nivel bolha de ar, roldanas, fio para sustentação de forças, e massas aferidas para distribuição de forças e uma balança analítica para verificação dessas massas
	4.2 Materiais.
- Mesa de força 
- Copinhos de pesos diferentes
- Roldanas
- Balança 
Pag. 04
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Conforme a figura ilustra, dado se as roldanas em peso de 5 gr vericado sobre a balança analítica, visto então que buscamos o equílibrio estático de um ponto material, onte temos exemplo em aula que segue:
Pag. 05
temos na seguinte forma;
[X] ∑ fx= teta
-20-25.cos70+35.cos teta= teta
-28,55+35.cos teta= teta
35cos teta 28,55
cos teta = 28,55/35 . 0,815
cos-¹0,815=35,41
alfa= 20+90+35,41
alfa=145,41
5.1 Teorema de Lamy:
	As razões entre as forças e seus ângulos são iguais quando tais forças se equilibram.
Pag. 06
5.2 Leis de Newton
	As 3 Leis de Newton são a base para o estudo da mecânica clássica, que é o tema que permite entender como se comportam objetos parados e em movimento, ou seja, corpos em equilíbrio estático ou dinâmico. Essa importante matéria do Ensino Médio  é também conhecida como mecânica newtoniana. A primeira Lei de Newton é a Inércia, a segunda é o Princípio Fundamental da Dinâmica e a terceira é o Princípio da Ação e Reação 
CONCLUSÃO
	Com o experimento da mesa de Forças foi possível comprovar que a força resultante de um sistema de forças é igual somatórias de todos componentes em x e em y.
	Também foi comprovado que a força é uma grandeza vetorial, pois possui modulo direção e sentido.
	Observou-se que a inércia atuava sobre o sistema para que ele permanecesse em equilíbrio estático
Pag. 07

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais