Buscar

Av1 Homem, Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Homem, Cultura e Sociedade
1)
No século XVIII, a França era um Estado onde o modelo vigente era o absolutismo monárquico. O então rei francês, Luís XVI, reunia em sua pessoa os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Os cidadãos eram súditos do rei. Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p.22.)
Os Três Estados existentes na França no século XVIII eram:
Alternativas:
a)
Primeiro Estado: representado pela burguesia, trabalhadores urbanos e os camponeses. Segundo Estado: representado pelo alto clero e baixo Clero. Terceiro Estado: representado pela nobreza ou aristocracia francesa
b)
Primeiro Estado: representado pelo alto clero e baixo Clero. Segundo Estado: representado pela nobreza ou aristocracia. Terceiro Estado: representado pela burguesia, trabalhadores urbanos e os camponeses Alternativa assinalada
c)
Primeiro Estado: representado pela burguesia e pela nobreza. Segundo Estado: representado pelo clero. Terceiro Estado: representado pelos trabalhadores
d)
Primeiro Estado: representado pelos trabalhadores rurais e urbanos. Segundo Estado: representado pelos Senhores Feudais e pela burguesia comercial. Terceiro Estado: representado pela Igreja Católica
e)
Primeiro Estado: representado pelos membros da Igreja Católica. Segundo Estado: representado pela burguesia. Terceiro Estado: representado pela nobreza e os trabalhadores
2)
A Revolução Industrial trouxe grandes transformações econômicas, políticas e sociais, num primeiro momento à Europa e, posteriormente, para todo o mundo. Apesar disso, trouxe também problemas sociais. Com relação a esta questão, o que é correto afirmar?
Alternativas:
a)
A Revolução Industrial do século XVIII não provocou profundas transformações na vida política, social e cultural, fortalecendo as relações feudais.
b)
São características da Revolução Industrial: desenvolvimento do setor fabril, crescimento da população na zona rural, aumento da servidão, e fortalecimento do capitalismo.
c)
Com a Revolução Industrial ampliou-se o mercado de trabalho, melhorou as condições de vida e de trabalho de todos os trabalhadores.
d)
São decorrentes da Revolução Industrial: o surgimento da classe trabalhadora, socialização dos meios de produção como fábricas e propriedades rurais, controle dos trabalhadores sobre a produção fabril.
e)
Com a Revolução Industrial surgiram a divisão do trabalho e o acúmulo de capital por parte dos proprietários dos meios de produção. O operário passou a viver separado da família e preso a horários, sendo mal remunerado, exercendo um trabalho monótono e habitando bairros anti-higiênicos. Alternativa assinalada
3)
O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa?
Alternativas:
a)
O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública. Alternativa assinalada
b)
Na Monarquia Absolutista o poder estava todo concentrado nas mãos dos reis. Porém, todos os camponeses e vassalos tinham todas as regalias e privilégios.
c)
A Igreja lutava contra o poder absoluto da Monarquia e protegia os vassalos contra as explorações e altos impostos que a nobreza desejava cobrar.
d)
O Estado absolutista não dependia de nenhum recurso proveniente de impostos. Era absoluto e possuía um grande poder econômico que vinha de gerações.
e)
A Monarquia Absolutista era organizada por uma sociedade de Estamentos, em que a classe que detinha o maior poder na pirâmide hierárquica era formada pelos nobres proprietários das terras. Em seguida vinha a burguesia, formada pelos donos do comércio, que lutavam por títulos da nobreza. Logo depois, o clero, representado pelos religiosos que deviam muitos favores aos nobres. Por fim vinha a classe trabalhadora, ou seja, os vassalos.
4)
Escolha a alternativa que completa corretamente as duas lacunas do texto:
Há diferenças entre o ser humano e o animal que não são apenas de grau: enquanto o animal permanece mergulhado na natureza e determinado exclusivamente por ela, nós somos capazes de transformar a ____________ em cultura. Ao forjar o homem, ao proporcionar sua dimensão humanística, a cultura enriquece a natureza, acrescentando, assim, algo à natureza. É através deste ininterrupto processo que transitamos do estado natural ao estado ____________.
Alternativas:
a)
Comunicação, cultural.
b)
Sociedade, social.
c)
Natureza, cultural. Alternativa assinalada
d)
Comunidade, humano.
e)
Atividade humana, social.
5)
Durkheim, ao estudar a sociedade, reconheceu a importância dos vínculos que asseguram a vida em grupo, que compõem a ligação entre os homens. Para ele, os laços que unem os indivíduos nas mais diversas sociedades seriam estabelecidos pela solidariedade social.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:
(   ) Solidariedade social é a situação em que um grupo social vive em comunhão de sentimentos e ações compondo uma unidade sólida, firme, capaz de suportar as forças exteriores e até mesmo de se tornar mais forte frente à oposição vinda de fora.
(   ) A solidariedade social, segundo Durkheim, se daria pela consciência coletiva, já que é a responsável pela coesão entre as pessoas. A solidez dessa consciência coletiva é que mede a ligação entre os indivíduos e varia conforme o modelo de organização social de cada sociedade.
(   ) Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, já que a consciência coletiva também se compõe de forma diferente em cada realidade.
(   ) A solidariedade social divide-se em duas: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V – V – V – V. Alternativa assinalada
b)
F – F – F – V.
c)
V – V – V – F.
d)
V – F – V – F.
e)
F – V – V – F.

Outros materiais

Outros materiais