Buscar

Atividade de física pratica III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de física pratica III
Aluno: Carlos Antônio Dias Soares
1)Eletrização por atrito: Ocorre a quando se atrita certos tipos de materiais havendo assim transferência de elétrons entre os mesmos.
 	Alguns dos materiais são vidro, mica, lã, pele de gato, seda, algodão, ebonite, celuloide e etc...
A eletrização por contato: Ocorre com o contanto entre dois corpos, onde pelo menos um deles esteja carregado eletricamente, assim que unidos haverá transferência de elétrons o corpo neutro para o carregado positivamente deixando os com o mesmo potencial elétrico.
Eletrização por indução: Na indução não há necessidade de contato físico como no atrito e no contato Considerando três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros o condutor carregado será o indutor e os condutores neutros, os induzidos, durante essa aproximação, observa-se uma separação de cargas nos condutores neutros. Como o indutor é positivo, o induzido mais próximo do indutor ficará negativo e o induzido mais afastado ficará positivo.
Alguns dos materiais são:
2) Por que eles não podem ter a mesma tendência em ganhar ou perder elétrons. Caso os materiais sejam os mesmos, não evidência eletrização entre eles
De acordo com a série triboelétrica, temos: Vidro – mica – lã – seda – algodão – madeira – âmbar – enxofre – metais.
Ou seja, da direita para a esquerda os corpos tendem a perder elétrons e ao contrário, da esquerda d para a direita, os corpos tendem a ganham elétrons.
3) As escovas são importantes por que são utilizadas para fazer a transferência de cargas.
4) Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles isolante tem queser isolante como Teflon e alumínio, para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia.
 
5) A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuem a ser extraídas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.
6) Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
7) A eletrização da correia e o recolhimento de cargas é feita através do fenômeno conhecido como efeito corona assim a partir do momento em que as cargas acumuladas da esfera metálica criarem um campo elétrico de 30 KV/cm, o ar nas redondezas do condutor sofrerá um processo de ionização, que limitará o acúmulo de cargas elétricas na esfera.
8)O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados para coluna são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles isolante (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuem a ser extraídas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.
9) Isso é um mito criado por populares, pois o espelho em si não é capaz de atrair raios!

Outros materiais