Buscar

Caso Ferrero

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
1946: A empresa Ferrero, comandada pelo confeiteiro Pietro Ferrero, deu início às suas atividades na cidade italiana de Alba, com a pasta de avelã Giandujot.
1948: A empresa já contava com a própria estrutura de distribuição, com 200 camionetes que faziam as entregas e divulgavam a marca. 
1956: Foi inaugurada a primeira sede internacional da empresa, na cidade alemã de Allendort. Após a inauguração foi lançado o segundo produto da empresa, o licor de cereja Ma Chéri.
1958: Foi estabelecida uma sede na Bélgica.
1960: Inaugurada uma sede na França.
1963: A pasta Giandujot, passou por várias modificações na receita e no nome, passando a se chamar Nutella.
1968: A empresa lançou o primeiro produto da linha Kinder (que significa criança em alemão).
1969: A empresa lançou a linha Tic-Tac. Foi criada também a sede nos Estados Unidos, ajudando na expansão da empresa no mercado mundial. Logo em seguida foram inauguradas sedes na América Latica, Ásia e Austrália.
1980: A Ferrero já estava presente nos cinco continentes.
1982: As vendas aumentaram expressivamente devido ao lançamento do bombom Ferrero Rocher.
1998: Lançou o bombom mais refinado da marca, o Raffaelo.
2007: A Ferrero foi classificada como a sétima companhia mais respeitada pelos consumidores no mundo pelo instituto americano Reputation Institute, que mede o nível de estima confiança, respeito e admiração dos consumidores pela empresa.
2008: Já oferecia 50 produtos diferentes e contava com 29 sedes
2015: o número exato de colaboradores da Ferrero era de 40.721. Este número é composto de 33.219 funcionários, com a adição de 7.502 colaboradores externos que trabalham nas empresas do Grupo.
DEFINIÇÕES DA EMPRESA
MISSÃO
“Alta qualidade, precisão artesanal, frescor dos produtos, seleção criteriosa das melhores matérias-primas, respeito e consideração pelos nossos clientes”.
 Seus produtos são o resultado de ideias inovadoras e por serem amplamente distribuídos, e terem se tornado parte da memória coletiva e costumes de muitos países, são frequentemente considerados verdadeiros ícones culturais.
O consumidor está sempre no centro da estratégia da organização. A relação da Ferrero com seus consumidores é baseada na confiança mútua e duradoura construída ao longo dos anos com competência, experiência, compreensão e intuição. Esta é uma medida do interesse da Ferrero na necessidade do consumidor, e é um fator fundamental do sucesso da empresa.
LEALDADE E CONFIANÇA
Atenção constante às necessidades dos consumidores centrada no alicerce da política da empresa, que se inspira pela máxima transparência e excelência na qualidade.  
Lealdade com os consumidores e a confiança que depositam nos produtos ao comprá-los diariamente estão no cerne da relação duradoura entre empresa e consumidor.
As práticas da empresa se baseiam em uma confiança mútua entre colegas, na dedicação total e na transparência para com o Grupo, bem como para com todos os atores da sociedade civil.
VALORES FUNDAMENTAIS
RESPEITO E RESPONSABILIDADE
Com base no respeito pelo princípio da igualdade de tratamento, a empresa promove o desenvolvimento profissional e pessoal dos recursos humanos. Isso também reforça os fortes laços com as comunidades locais em territórios onde operam. 
Estão comprometidos em evitar qualquer forma de discriminação no tocante às práticas trabalhistas em empresas do Grupo, desde o momento inicial de recrutamento. O principal objetivo da estratégia trabalhista adotada é estabelecer relações duradouras, inspiradas nos princípios de crescimento profissional e reconhecimento de mérito.
PAIXÃO POR QUALIDADE, PESQUISA E INOVAÇÃO
O objetivo da empresa é criar produtos únicos, desenvolver pesquisas inovadoras e processos de produção, bem como usar tecnologias próprias. 
Para a Ferrero, os aspectos que tornam esta jornada interessante são: paixão pela pesquisa, desejo de quebrar paradigmas pré-existentes e exploração de novos lugares longe das tradicionais disciplinas delimitadas.
A Ferrero foi construída por gerações de pessoas que compartilham esse compromisso que se traduz na busca de objetivos empresariais sem perder os princípios de vista. 
ANALISE SWOT
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS
Produtos
Posição competitiva internacional
Marca conhecida
Baixa diversificação de produtos
Estratégia do controle de produção e distribuição
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
Novosprodutos
Imitações
Alcance de outros públicos.
Concorrencia
Pontos Fortes
É possível inferir os produtos Ferrero, e em especial o Nutella, como um ponto de força da empresa. Isto se deve pelo fato de serem muito diferenciados, em termos de sabor, comparados aos seus concorrentes. A percepção voltada para o Nutella salienta o fato de tal produto permanecer com as mesmas características durante anos e confirmar expressivos resultados nas vendas do grupo.  
MARCA
É possível compreender que a marca Ferrero é percebida pelo consumidor como única e diferente de todos os outros da sua classe, além de ser exemplo de progresso financeiro e a conceito de melhor empresa do mundo, de tal forma que sua própria marca é um ponto de força competitiva da empresa.  
VERTICALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Pode-se dizer que uma força da empresa é a estratégia do controle sobre o processo de produção e distribuição nos diversos mercados em que atua. Apesar dos altos investimentos na a criação de uma rede de distribuição adequada, bem como os possíveis riscos, a verticalização das atividades tem favorecido a Ferrero não somente uma maior flexibilização na tomada de decisões, como também tem na consolidação de uma marca de reconhecimento mundial. 
PONTOS FRACOS
POSIÇÃO COMPETITIVA INTERNACIONAL
Apesar de ser o líder de mercado na Itália, a Ferrero não consegue atingir o mesmo desempenho nos mercados individuais globais, onde comparativamente ao líder do mercado, está muito para trás em termos de vendas
DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
 De acordo com o portfólio de produtos que a Ferrero apresenta, entende-se que a mesma não apresenta uma diversificação expressiva, comparados aos seus concorrentes diretos. Isto sugere que seja um ponto fraco da empresa. 
OPORTUNIDADES
NOVOS PRODUTOS
A crescente presença da Ferrero nos mercados internacionais faz com que a companhia, todo ano, tenha a necessidade de atender a demanda crescente e sempre diferente dos seus produtos. Com isso, é possível dizer que o fator interessante da sua estratégia filosófica (qualidade, tecnologia e respeito ao consumidor) garante que a mesma tenha condições de abraçar novas oportunidades, a fim harmonizar com a estrutura industrial ultramoderna e que está sempre evoluindo.
AMEAÇAS
Imitação
Apesar de a Ferreiro ser a maior consumidora de avelãs do mundo, já começam a surgir novas versões do creme de avelã Nutella, mutas vezes por um preço menor.
Concorrência
Como citado acima, com o surgimento de novas versões de creme de avelã a concorrência aumenta.
ESTRATÉGIAS DE PORTER
 
Através do modelo das cinco forças competitivas de Porter é possível estudar a posição competitiva de uma determinada empresa, bem como a intensidade existente no setor (ou indústria) em que atua. Sendo este um dos instrumentos valiosos para a formulação da estratégia competitiva. Para tanto, tal ferramenta foi adaptada ao caso da Ferrero. 
CONCORRENTES
Mars, Schwepps Cadbury, Nestlé, Hershey e Kraft F.Inc; 
Considerados muito fortes no segmento, e garantem considerável quota de mercado;
Atuação destas empresas não se limita apenas no setor de chocolates, o que acaba afetando a Ferrero, colocando-a na 4ª posição, mesmo sendo líder em seu mercado de origem, ou seja, o italiano. 
Na perspectiva organizacional, não há separação entre propriedade e controle gerencial e estratégico nos mercados financeiros Ferrero. Na verdade Ferrero hoje não é publicamente negociada, ao contrário da Nestlé e de Mars. Sua posição mundial fica atrás da Mars, Schwepps
Cadbury e a Nestlè, onde atuam com uma forte identidade de marca.
PODER DE BARGANHA COM OS FORNECEDORES
A relação da empresa para com seus fornecedores, existe um grande poder de barganha que permite que a Ferreiro estabeleça relações comerciais confiáveis de modo que os fornecedores estejam sempre dispostos a adotarem as normas de qualidade impostas pela empresa.
PODER DE NEGOCIAÇÃO COM OS CONSUMIDORES
A empresa procura disponibilizar seus produtos baseada na imagem global da marca e do marketing em todos os setores em que atua, bem como gerencia seus canais de forma centralizada. Esta estratégia, segundo eles, permite que a relação com seus consumidores seja também um sucesso mundial, tendo em vista que os produtos comercializados pela Ferrero são considerados pelos compradores como diferenciado em termos de sabor e com preços relativamente acessíveis. 
AMEAÇA DE CONCORRENTES 
 No setor em que a Ferrero se encontra, apesar de um expressivo aumento nas vendas, não se espera a chegada de novos entrantes, os concorrentes são os já mencionados, o restante que não dividem esta posição privilegiada do mercado são concorrentes de uma dimensão menor. 
 
AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS 
A atenção é voltada para os produtos salgados. A comercialização da Ferrero está limitada para somente a comercialização de doces, chocolates e bebidas, ao contrário da maioria de seus concorrentes. 
PLANO DE AÇÃO (5W2H)
WHAT (o que será feito?)
Maior diversificação e inovação dos produtos.
WHY(por que será feito?)
Com a maior diversificação do produto, poderá atender a novas demanda dos consumidores e conquistando outros públicos.
WHERE(ond e será feito?)
Dentro das empresas, atendendo os desejos dos clientes.
WHEN(quando será feito?)
Até dezembro de 2018
WHO(quem vai fazer?)
A Direção geral (planejamento estratégico).
HOW (como será feito?)
Através de uma pesquisa procurando saber as principais escolha dos consumidores
HOW MUCH(quanto vai custar?)
US$ 20.000.000,00
PRÁTICA ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO
Segundo as Escolas do Pensamento estratégico de Mintzberg, pode-se concluir que a empresa Ferrero utiliza muito a escola do Poder, cujo a estratégia é vista como processo de negociação. A subdivisão do micropoder diz respeito à formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa.
A empresa tem presença consolidada no mundo das Avelãs, de modo que garante a aprimora a qualidade desta matéria-prima essencial em seus produtos. Portanto, em 2015, o grupo Ferreiro, concluiu a aquisição do Grupo Oltan, lídem em fornecimento, porcessamento e comercialização de avelãs.
MUITO OBRIGADA
			TRABALHO FINAL DE	GESTÃO ESTRATÉGICA
					
				PROFESSORA REJANE ROECKER
				EQUIPE: ALEXIA THOMAZONI	DJULIA GOMES
 FERNANDA HOFFMANN
JÚLIA VIANA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais