Buscar

SIMULADO OBJETIVAS SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO OBJETIVAS – SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
1. Entendendo que a educação é um direito, as lutas pela educação pública, gratuita, obrigatória e laica ganham espaço no contexto nacional. Observa-se a partir do final da década passada e início desta, a expansão do Ensino Fundamental e a abertura para novas vagas no Ensino Médio; o Estado começa a focar na educação básica, influenciado pelas exigências das instituições financeiras internacionais, como o FMI e Banco Mundial. Considerando as informações e os conteúdos sobre a obrigatoriedade, no Brasil, da educação pública, gratuita, obrigatória e laica, enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma dessas características da educação:
1. Pública 
2. Gratuita
3. Obrigatória
4. Laica 
(4) não deve ser influenciada pela religião. 
(3) é dever do Estado fornecer acesso à escola; e dever da família manter o aluno nela. 
(1) acesso irrestrito a todos os membros da população. 
(2) mantida pelo Estado sem custo a população. 
2. Com um Ensino Médio sem qualidade, condenamos a universidade a receber jovens ainda não preparados. O bom desempenho das universidades de outros países não acontece porque eles são mais inteligentes, mas sim porque têm a probabilidade maior de ter bons alunos, pois é possível escolher entre todos e não apenas entre poucos de seus jovens. Segundo as informações e os conteúdos quanto aos níveis da educação nacional (educação básica e educação superior), relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
1. Educação Básica
2. Educação Superior
(2) Graduação
(1) Ensino Fundamental
(1) Educação Infantil
(2) Extensão
(1) Ensino Médio 
3. A atual Constituição explicita um gênero de escola e ao fazê-lo deixa um outro implícito. Trata-se da dualidade entre escolas regulares e escolas livres. As regulares são as que, além de se submeterem às leis gerais do país, também se submetem ao sistema de diretrizes e bases da educação nacional, inclusive para o reconhecimento formal de seus atos e diplomas. Com isso, fica implícito, por oposição, o gênero das escolas livres. Levando em consideração o excerto e as informações e com respeito à concepção de escola livre, analise as seguintes asserções:
I. O ensino fundamental tem papel basilar na constituição da cidadania plena de todos os indivíduos da sociedade.
PORQUE
II. O ensino fundamental está relacionado à alfabetização e letramento dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. 
4. O sentido do trabalho no Ensino Médio certamente é uma das questões que clivaram, historicamente, a natureza do currículo nessa etapa de formação. Isto porque é nessa fase que ocorre a explicitação do modo como o conhecimento se relaciona com o trabalho. Considerando o trecho e os conteúdos a respeito das funções historicamente atribuídas ao Ensino Médio, leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as falas.
I. (F) A função propedêutica busca promover a profissionalização dos alunos.
II. (F) A função profissionalizante procura promover o preparo para o vestibular.
III. (V) A função propedêutica visa preparar os alunos para o ingresso no Ensino Superior.
IV. (V) A função formativa busca uma formação plena do aluno. 
5. Embora a EJA (Educação de Jovens e Adultos) continue a ocupar lugar secundário na agenda da política educacional do governo, houve um incremento na colaboração da União com os estados e municípios, por meio da institucionalização da modalidade no sistema de ensino básico, com sua inclusão nos mecanismos de financiamento e nos programas de assistência aos estudantes (alimentação, transporte escolar e livro didático). Considerando a citação e os conteúdos referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o público-alvo da EJA
E. são os trabalhadores acima de 18 anos que não completaram 12 anos de estudo. 
6. O ENEM, então, desde sua concepção, objetivava ser o instrumento que forjaria mudanças curriculares significativas no Ensino Médio. Não de acordo com os interesses particulares de seus mentores, mas dentro de uma concepção de um mundo em transformação, que exige do indivíduo novas habilidades e competências. Considerando o texto e os conteúdos a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 
I.(V) O ENEM tem função de avaliação classificatória porque possibilita acesso ao Ensino Superior.
II.(F) O ENEM tem função de avaliação certificatória porque serve de base para a formação de políticas públicas.
III.(V) O ENEM prevê acesso ao Ensino Superior através do Sistema Unificado de Seleção (SISU).
IV.(F) O ENEM tem função de avaliação sistêmica porque serve para aferir conhecimentos para quem estava fora da escola. 
7. Com o objetivo de aprimorar as informações disponíveis sobre as diferentes modalidades de ensino e preencher as lacunas existentes, o INEP realiza levantamentos especiais, sempre em parceria com as instituições públicas e organizações não-governamentais diretamente envolvidas com as políticas públicas das respectivas áreas. Considerando a citação e os conteúdos a respeito das modalidades da educação básica no Brasil, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características. 
1. Educação Especial
2. Educação de Jovens e Adultos
3. Educação do Campo
4. Educação Escolar Quilombola
(3) Atende prioritariamente a população que mora e trabalha na área rural.
(1) Atende alunos com deficiências diversas.
(2) Destina-se às pessoas acima de 18 anos que não completaram ainda 12 anos de estudos.
(4) É resultado, em grande parte, das lutas, dos movimentos sociais negros e pode ser considerada uma conquista na educação brasileira. 
8. A Constituição atual, dentro de um sentido mais amplo, explicita um gênero de escola e ao fazê-lo deixa um outro implícito. Trata-se da distinção básica entre escolas regulares e escolas livres. De pronto, esclareça-se a escola livre: ela é mantida por pessoas jurídicas ou físicas, [...]. Exemplo constante de escola livre é aquele que oferece ensino de idiomas estrangeiros ou os chamados “cursinhos” para processos seletivos de qualquer natureza. Levando em consideração o excerto e as informações quanto à concepção de escola livre, analise as seguintes asserções:
I. As escolas livres estão no âmbito da LDEN.
PORQUE
II. Os certificados das escolas livres têm valor oficial. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
E. As asserções I e II são proposições falsas. 
9. É na Educação Infantil que a maioria de nossas crianças terá o seu primeiro contato com uma educação formal, que pretende complementar a educação recebida no seio familiar e na sociedade. Por isso, esse nível de educação requer profissionais competentes que possuam as habilidades necessárias para lidar com as especificidades dessa faixa etária. Considerando a estas informações e os conteúdos sobre regras comuns da Educação Infantil segundo a LDBEN n. 9.394/ 1996, é correto afirmar que:
E. a expedição de documentos é feita de modo que se permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança.
10. A própria etimologia do termo “base” nos confirma esta acepção de conceito e etapas conjugadas sob um só todo. Base provém do grego básis, eós e significa, ao mesmo tempo, “pedestal”, “suporte”, “fundação” e “andar”, “pôr em marcha”, “avançar”. A educação básica é um conceito mais do que inovador para um país que, por séculos, negou, de modo elitista e seletivo, a seus cidadãos o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar. Considerando a citação e os conteúdos a respeito da educação básica no Brasil, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características.
1. Ensino Fundamental
2. Ensino Infantil
3. Creche
4. Pré-escola
5.Ensino Médio
(4) Atende crianças de 4 e 5 anos.
(3) Atende crianças de 0 a 3 anos.
(2) Tem duração de 5 anos, sendo dois anos obrigatórios.
(1) Tem duração de 9 anos.
(5) Atende jovens de 15 a 17 anos. 
11. “Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova parecer que estabelece novas diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio no Brasil. A medida é apresentada como uma atualização das diretrizes de 1988, entendida como necessária diante das diversas mudanças ocorridas na legislação relativa ao Ensino Médio nos últimos anos, bem como das transformações em curso na própria sociedade, no mundo do trabalho e no Ensino Médio.” Levando em consideração o excerto e os conteúdos a respeitos do Ensino Médio, analise as assertivas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. (V) O docente do Ensino Médio deve ter formação superior.
II.(F) O docente do Ensino Médio não precisa de graduação em licenciatura plena. 
III.(V) A oferta do Ensino Médio é principalmente responsabilidade dos sistemas estaduais.
IV.(F) a função profissionalizante do Ensino Médio visa à formação para o vestibular. 
12. “Ainda segundo a LDB\96, a educação escolar brasileira [...] apresenta [...] modalidades de educação: Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional; Educação Especial; Educação Indígena. ” Levando em consideração o excerto e os conteúdos referentes às modalidades de educação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 
I. (F) A Educação de Jovens e Adultos destina-se aos trabalhadores abaixo de 18 anos.
II. (V) A Educação Especial deve atender os alunos com superdotação.
III.(V) A Educação Escolar Indígena deve ter um ensino bilíngue.
IV. (F) A Educação do Campo destina-se para a população que mora e trabalha na zona urbana. 
13. O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada para o enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas. Considerando o trecho e os conteúdos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
D. A matrícula na Educação Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. 
14. O problema enfrentado pela política social parece ser menos o de compensar as amplas desigualdades sociais que marcam as sociedades modernas, e mais o de responder às desigualdades que, em determinados contextos históricos, são suspeitas de ameaçar a reprodução destas mesmas sociedades. Conforme as informações contidas no trecho e nos conteúdos referentes às políticas sociais, leia as seguintes afirmativas e assinale as corretas:
I. As políticas sociais são subdividas em áreas de atuação. 
II. As políticas sociais têm o objetivo de superar o modelo econômico capitalista.
III. As políticas educacionais fazem parte das políticas sociais. 
15. Estamos vivendo um processo de formalização de uma política de avaliação, ainda sem estar claro se “da” ou “na” educação infantil. Isto é, o termo\tema avaliação está entrando no campo da Educação Infantil delimitando um novo problema social para sua política, já que a Educação Infantil não constitui um recorte, até agora, da produção sobre avaliação na educação básica. Conforme o fragmento e os conteúdos referentes às conclusões acerca do acesso ao ensino infantil apresentados no documento do MEC “Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmativas e assinale as corretas: 
I. A carência de formação especializada na Educação Infantil foi suprida. 
II. A qualidade do serviço varia de acordo com as diferentes regiões do Brasil.
III. Na Educação Infantil o problema da qualidade é considerado menos grave nas creches.
16. Os materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo para a alfabetização da criança. Considerando essas informações e os conteúdos, assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da meta (idade e ano do Ensino Fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
A. Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. 
17. Com o objetivo de orientar as secretarias municipais, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicaram, documentos que ofereciam subsídios para a implementação da Educação Infantil nos sistemas de ensino. Conforme as informações e os conteúdos referentes ao documento do MEC “Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação, leia as seguintes afirmativas e assinale as corretas. 
I. O índice de matrículas na Educação Infantil está aumentando.
II. As matrículas na educação Infantil estão aumentando principalmente nas regiões pobres.
III. As crianças que vivem em áreas rurais têm mais possibilidades de acesso à Educação Infantil do que as que vivem em áreas urbanas.

Outros materiais