Buscar

Fisiopatologia do linfedema

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

- Fisiopatologia do linfedema
O linfedema pode ser definido como todo e qualquer acúmulo de líquido, altamente protéico, nos espaços intersticiais, seja ele devido à falhas de transporte, por alterações da carga linfática, por deficiência de transporte ou por falha da proteólise extralinfática (Mayall, 2000)
- Etapas da avaliação do linfedema
Avaliação e exame físico
A pessoa apresenta sensação de peso e de tensão no membro afetado. dificuldade em colocar anéis, pulseiras e relógios ou ao vestir roupas e meias. aparência da pele, que se torna esticada, com ausência de dobras cutâneas, e com sensação de espessamento e tensão.
O diagnóstico da doença é basicamente clínico e os estudos de imagens, como tomografia e linfocintilografia, têm como objetivo confirmar a suspeita diagnóstica, detectar locais de má formação linfática, neoplasia e excluir outras causas de aumento do volume do membro. 
Perimetria, Volumetria:  Tonometria, Bioimpedância elétrica, Linfocintilografia:  Ressonância magnéticaTomografia computadorizada Linfangiografia indireta, Ultra-sonografia
- Causas do linfedema
fibroesclerose dos linfáticos a partir da quarta década de vida; traumatismos locais; secções cirúrgicas de coletores; inflamações; excessivo esforço muscular; exposições a altas temperaturas; e alterações da pressão atmosférica. A instalação de edema ocorre então por aumento do fluxo linfático, que supera a capacidade de transporte ou reduz a mesma a níveis inferiores aos de carga e fluxo linfático (Vogelfang, 1996) pós-cirurgia mamária para o tratamento do câncer de mama é a retirada dos linfonodos axilares; alguns fatores como a como a idade, o índice de massa corporal (IMC), a radioterapia, as complicações pós-operatórias, a infecção,o nível da radicalidade da técnica cirúrgica são considerados fatores desencadeantes ou agravantes do linfedema. O mesmo vale para os membros inferiores, cirurgias pélvicas e/ou ginecológicas que exigem a retirada dos linfonodos pélvicos e/ou paraaóticos (da virilha e do abdomem), podem levar ao linfedema nas pernas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais