Buscar

AP1 SOCORG gabarito2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período – 2018/1ºsem.
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Não é permitida nenhum tipo de consulta para a elaboração da prova.
1ª Questão:
Identifique a declaração errada sobre Sociologia das Organizações e o Homem e o Trabalho:
( ) a sociologia das organizações interessa-se pela estrutura flexível das organizações de trabalho, na medida em que esta relaciona os papéis entre si e os indivíduos aos papéis de modo sistemático.
(X) a sociologia das organizações estuda as causas, o desenvolvimento, as leis e as possibilidades de manipulação dos conflitos empresariais, assim como entre funcionários para servir de apoio a gestão empresarial. 
( ) Marx apresentou, em análise critica, que um dos conceitos centrais de sua análise do capitalismo, a mais-valia, é produzida nas organizações pelo emprego da força de trabalho. O operário vende a força de trabalho ao patrão e recebe um salário. O produto do trabalho operário é vendido pelo patrão, no mercado, e o lucro conseguido corresponde ao que ele deixa de pagar ao operário.
( ) O capitalismo, no seus primórdios, foi definido pela existência de empresas cujo objetivo era produzir o maior lucro possível, e cujo meio era a organização racional do trabalho e da produção. Estava aí constituído, historicamente, o capitalismo, ou seja, a união do desejo do lucro e da disciplina racional.
2ª Questão:
Identifique a afirmativa errada de entre as declarações abaixo, sobre concepção contemporânea do trabalho, assim como, o mercado de trabalho e a globalização 
( ) As transformações em direção à sociedade da informação, em estágio avançado nos países industrializados, constituem uma tendência dominante mesmo para economias menos industrializadas e definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a essência da presente transformação tecnológica em suas relações com a economia e a sociedade. 
(X) A nomeada sociedade pós-industrial tem como principais caracteristicas um aumento significativo do setor industrial sobre a ârea de serviços, o aumento da expectativa de vida das pessoas, com o constante crescimento da tecnologia; tudo isto provém de um conjunto de situações provocadas pelo advento da indústria, na qual o objetivo é a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho.
( ) Os benefícios do comércio globalizado são desvendados à medida que a internet e o correio eletrônico oferecem acesso fácil a oportunidades de negócios internacionais a um custo mínimo. Todo esse avanço tecnológico tem permitido que as organizações consigam aumentar sem precedentes a produtividade e reduzir de forma brutal os custos operacionais, incluindo aí o corte de empregos, os ganhos com a economia de tempo e a diminuição de reparos e estoques..
( ) Em decorrência dos avanços tecnológicos, as transformações no trabalho fazem emergir um novo olhar para analisar a relação do homem com o trabalho. Nesse contexto, os estudiosos do assunto acreditam que as reflexões sobre o processo de reestruturação produtiva e organizacional do mundo do trabalho apontam para o esgotamento do modelo taylorista-fordista, estabelecendo novos cenários produtivos.
3ª Questão:
Identifique no temas abaixo a afirmação errada sobre o sentido do trabalho e comportamento e motivação no trabalho, assinalando-a. 
( ) Na teoria do contrato psicologico do trabalho muitas vezes acordos são rompidos sem que o empregado perceba; mesmo se confirmada cognitivamente, a percepção de violação está vinculada à interpretação dos fatos. O empregado sente-se, então, desobrigado da lealdade e dos esforços extras, uma vez que as dimensões relacionais do contrato não mais são válidas.
( ) No processo de socialização alguns agentes de massa exercem uma socialização mais institucionalizada, repartindo entre si a difusão dos saberes, bem como dos valores e normas socialmente dominantes (caso da família e da escola), enquanto outros, como o grupo de amigos, a exercem de forma mais espontânea.
( ) As sociedades criam seus valores os quais estamos sujeitos desde o nosso nascimento, que são convicções básicas de “um modo específico de conduta ou de condição de existência, individualmente ou socialmente preferível, ao modo contrário ou oposto de conduta ou de existência”. 
( X) O ambiente geral, ou macroambiente a qual uma organização está inserida, e que influencia todos os sistemas nele existentes, é composto exclusivamente por quatro grande grupos: fornecedores, clientes, concorrentes e grupos regulamentadores. 
4ª Questão: 
Identifique qual das afirmativas é falsa dentro dos temas sobre políticas públicas e neoliberalismo; fome, racismo e apartação social, assim como sobre políticas públicas de inovação e desenvolvimento. 
( ) A política pública de inovação tecnológica acerca de fomento e financiamento possibilita incentivos a investimentos de longo prazo e desenvolvimento de novas tecnologias com gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Esses tipos de investimentos possuem um alto grau de incerteza, ficando fora na maioria das vezes do escopo do sistema financeiro privado. Sendo assim, existe um espaço para a atuação dos Estados via financiamentos a baixas taxas de juros, não-reembolsáveis ou subvenções.
( ) Cândido Mariano Rondon criou o Serviço de Proteção ao Índio, com o objetivo de assegurar às populações indígenas o amparo do Estado e o direito de viver segundo seus próprios costumes. Rondon procurou fazer com que o índio fosse respeitado como gente. Porém, de Rondon a Chico Mendes muitas vidas ainda seriam sacrificadas, continuando o secular extermínio das populações indígenas.
( X) O Brasil possui uma economia que, devido ao seu histórico de implementação, facilita a eliminação da pobreza. O percentual da população que se encontra em extrema pobreza – abaixo da linha da pobreza – diminui continuamente podendo ser definido como aqueles cuja renda familiar não dá para comprar uma cesta básica de alimentos.
( ) O relativo sucesso da política neoliberal, principalmente no que diz respeito ao início dos planos de estabilização econômica, não eliminou e não elimina o aumento dos problemas sociais que são estruturais na sociedade brasileira como, por exemplo, o desemprego, a exclusão social, a fome, a violência urbana e outros. A atual conjuntura aponta para um desafio: o de as políticas governamentais neoliberais do Brasil reverterem o quadro relativo aos problemas sociais que vêm consumindo a sociedade brasileira.
5ª Questão:
Identifique a afirmação errada sobre os temas: o homem e a sociedade contemporânea, desenvolvimento organizacional e socidade pós-moderna e metacompetencia na era do conhecimento. 
( ) Em linhas gerais, o Positivismo propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical. Para Augusto Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial – processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa.
(X) A Cultura organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, de tradições e de hábitos,uma forma aceita e instável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.
( ) O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de algumas partes da organização. Essas forças podem ser endógenas ou exógenas à organização.
( ) Uma premissa importante de um planejamento pessoal é de que, assim como o planejamento empresarial, ele deve levar em consideração os seguintes aspectos: a metodologia adotada, a revisão constante da metodologia, a disposição para flexibilizar a metodologia e para ajustá-la, bem como ajustar sua aplicação.

Outros materiais