Buscar

Processos de desenvolvimento de software Aula 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ref.: 201707707259
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Modelo de processo cascata. Primeiro modelo conhecido em engenharia de software. 
Assinale qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza uma vantagem ou desvantagem do Modelo Cascata:
		
	
	Consiste em um modelo linear em que cada atividade tem de ser completada antes de iniciar a próxima.
	
	Durante um projeto, algumas atividades estão em constante mudança, uma delas são os próprios requisitos. Se o processo somente pode ser seguido após a finalização da etapa anterior, este nunca irá se encerrar.
	
	Impossibilidade de correção de erros durante o processo de desenvolvimento de software.
	 
	Dependendo da quantidade de revisões e realimentações, o processo pode se tornar difícil de gerenciar.
	
	Utilizado em pequenos projetos que não necessitem de padronizações e documentações, podendo ser útil, pois o ganho de tempo na fase de planejamento pode ser um diferencial no tempo total do projeto.
	
	 
	Ref.: 201707208085
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O ciclo de vida do software é um conjunto de atividades que são realizadas na construção de um software. O processo denominado Cascata ou Water Fall ainda é um dos mais utilizados e possui como característica principal:
		
	
	A codificação de uma versão executável do sistema desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído, daí a alusão à idéia de "cascata"(waterfall );
	
	O uso de formalização rigorosa em todas as etapas de desenvolvimento;
	 
	A abordagem sistemática para realização das atividades do desenvolvimento de software de modo que elas seguem um fluxo seqüencial;
	
	O desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo o resultado ao comentário do usuário e fazendo seu aprimoramento por meio de muitas versões, até que um sistema adequado tenha sido desenvolvido.
	
	O uso da prototipação, em qualquer etapa da evolução do produto, como mecanismo de redução de riscos;
	
	 
	Ref.: 201707846990
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Modelo Cascata - Consiste em um modelo linear em que cada atividade tem de ser completada antes de iniciar a próxima. Muitos Críticos questionam o modelo cascata pela ausência de feedback entre cada etapa. Em nossa aula vimos uma variação deste modelo que mitiga (ou elimina) este problema. Marque a opção que representa esta variação.
		
	
	Modelo Processo Cascata Codifica-Remenda
	
	Modelo Processo Cascata feedline
	
	Modelo Processo Cascata Balbúrdia
	
	Modelo Processo Cascata Waterfall
	 
	Modelo Processo Cascata com Realimentação
	
	 
	Ref.: 201707881333
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ciclo de vida do projeto é um
		
	
	Conjunto de atividades descritas e não ordenadas que segue um fluxo intermitente de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	 
	Conjunto de atividades descritas e ordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	Conjunto de atividades descritas e não ordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	Conjunto de atividades descritas e parcialmente ordenadas que segue um fluxo contínuo de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto.
	
	Conjunto de atividades descritas e ordenadas que segue um fluxo intermitente de informações e relacionamentos para auxiliar o acompanhamento de um projeto;
	
	 
	Ref.: 201707766391
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre os modelos de processo de Software, qual é o modelo que possui como desvantagem o fato do usuário ter de esperar até a fase de implantação do sistema para conhece-lo em detalhes e tomar conhecimento efetivo de suas funcionalidades.
		
	
	Espiral
	
	Prototipação
	
	Iterativo
	
	Incremental
	 
	Cascata
	
	 
	Ref.: 201707376010
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um dos primeiros modelos propostos para o processo de desenvolvimento de software foi o Modelo Cascata, em que os estágios são apresentados em sequência, como em uma cascata (Royce, 1970). Analise as afirmativas a seguir sobre as vantagens deste modelo.
I - É possível corrigir erros em fases já completas.
II - Permite pontos de controle bem definidos.
III - Facilita a visão de reutilização.
		
	 
	Somente II está correta
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Somente a I está correta
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Somente I e III estão corretas
	
	 
	Ref.: 201707194235
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao modelo CASCATA COM RETROALIMENTAÇÃO, variante do modelo CASCATA TRADICIONAL, podemos afirmar que:
1- Permite a realimentação;
2- É útil para grandes projetos;
3- Facilita correções que surgirem durante outras fases do processo;
Das alternativas abaixo, assinale aquela em que TODOS os itens estão corretos:
		
	 
	1 e 3
	
	2 e 3
	
	Somente a 2
	
	1 e 2
	
	1, 2 e 3
	
	 
	Ref.: 201707194236
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma empresa de pequeno porte está para desenvolver um sistema de Software utilizando uma metodologia. A empresa até o momento não havia utilizado nenhum método para desenvolver os seus sistemas. O gerente está em dúvida sobre qual metodologia utilizar. Se você fosse o gerente, qual metodologia você aplicaria?
		
	 
	Modelo Cascata, porque é útil para pequenos projetos, e permite pontos de controle bem definidos, facilitando a gestão do projeto.
	
	Modelo Cascata com Retroalimentação, porque o Modelo permite a revisão de fases anteriores e a superposição entre as fases. Porém o custo dessa revisão pode ser alto, dependendo da fase atual e do quanto se precisa retroceder.
	
	Modelo Cascata com Retroalimentação, porque independente da quantidade de revisões e realimentações, o processo pode torna-se facilmente gerenciável.
	
	Modelo Cascata, porque como a empresa ainda não utilizou nenhum método, o Projeto raramente segue um fluxo sequencial e as iterações (vários ciclos) são necessárias.
	
	Modelo Iterativo-Comportamental, porque esse Modelo permite a revisão de fases anteriores e a superposição entre as fases com um custo exequível para todas as fases e tempo de manutenção baixíssimo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais