Buscar

Nicotina e o Trato Respiratório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nicotina no Trato Respiratório 
“O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. ”
 Apenas 1 cigarro tem 4.700 substâncias tóxicas. As duas principais: Alcatrão contém os produtos cancerígenos do cigarro, Nicotina causa dependência; Outras: Acetona, Formol, Terebentina, Naftalina. Todas estas substâncias estão presentes na fumaça em consequência da combustão do tabaco. A nicotina está presente cerca de 1,5 a 8 mg por cigarro, pode ser inalada ou entrar no corpo por outras vias, mas chega mais rápido ao cérebro quando inalada, reduzindo a imunidade deixando a pessoa suscetível a doenças e inflamações. 
   O pulmão não é o único a ser prejudicado como muitos pensam, mas sim todo o trato respiratório, que é completamente danificado, e já começa no momento da primeira tragada caminhando para o vício. Por mais que o pulmão possa perder área de troca gasosa, ele é persistente, por isso a pessoa pode até conseguir manter sua rotina, mas querendo ou não com toda essa poluição no organismo o pulmão juntamente com todo o sistema respiratório vai se deteriorando e no futuro terá que lidar com doenças que poderiam ter sido evitadas se nunca estivesse existido a primeira tragada. 
    Como o pulmão é tão resistente, a partir de 5 anos de abstinência já tem uma boa recuperação, mesmo com vários anos sendo fumante. É importante deixar claro que o pulmão não se regenera totalmente, a doença irá apenas regredir. Mas além dessa chance de recuperação, existe o benefício da aparência que pode ser melhorada consideravelmente, por exemplo: cor do dente, mau hálito, paladar, textura da pele, celulite, queda do cabelo, humor, oxigenação do cérebro e de todo o corpo. 
 É extremamente necessário informar que em qualquer idade sempre vale a pena abandonar o cigarro. Quem deseja largar o vício encontra alternativas, como: acupuntura, hipnose, yoga e até mesmo aplicativos de celular. Algumas pessoas não gostam de grupo de apoio pois prefere uma conversa mais reservada com um terapeuta, existem remédios que ajudam, mas tem gente que não pode tomar por condições que impedem o uso de medicamentos. São vários esquemas possíveis de tratamento, uma orientação medica nesse momento seria bastante útil, quem passa por esse processo tem mais chance de sucesso. Os que tentam sozinhos de 3 a 6% conseguem, ao procurar ajuda esse número cresce de 30 a 65%.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais