Buscar

Av 2017 CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	Avaliação:  CEL0355_AV_201410070123      Data: 15/03/2017 17:00:07 (A)      Critério: AV 
	
	Professor:
	JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
	Turma: 9001/AA
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 650843)
	
	A ultima LDBEN (Brasil, 1996) possibilita total autonomia das escolas para estabelecer o que é prioritário para sua comunidade, dando aos seus educadores liberdade de escolha para discutir, organizar e elaborar o projeto político-pedagógico, definindo a grade curricular. desta forma a Educação Física acabou perdendo espaço na escola. A que se deve essa perda?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: À falta de conhecimento e, consequentemente, desvalorização dessa disciplina por parte daqueles que dirigem e administram a escola, se estendendo a comunidade, representada pelos pais, que não conhecem os benefícios que as aulas de Educação Física poderão trazer aos seus filhos.
		
	
	 
	 2a Questão (Ref.: 89970)
	
	Quais objetivos que podem ser elaborados para uma aula de educação física que tem como título: "Atividades recreativas e de lazer na prática escolar"? 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Compreender a dinâmica da produção do lazer destacando a sua relação com o trabalho no processo de industrialização na sociedade capitalista. Analisar o lazer como elemento Refletir sobre saber científico para o ambiente de sala de aula, contextualizando os conteúdos básicos a serem sistematizados, a partir da participação e do comprometimento dos alunos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 88524)
	
	Constituem objetivos da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física. EXCETO uma alternativa.
 
		
	
	Envolver os alunos do Curso de Pedagogia na problematização dos temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais
	
	reconhecer o corpo e o movimento como forma de expressão e comunicação.
	
	Inaugurar uma discussão reflexiva sobre o corpo humano e suas potências histórico-sociais, numa visão de totalidade, e relacioná-lo a uma concepção de Educação Física Escolar.
	
	Capacitar o futuro pedagogo para ministrar aulas de educação física.
	
	Levar ao entendimento de que ser um corpo é integrar-se em um mundo de exigências e de possibilidades.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 570005)
	
	É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que: 
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia. 
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta: 
		
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	As alternativas I, II, III estão corretas. 
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 89226)
	
	Para o grupo denominado Coletivo de Autores, o estudo dos conteúdos da área denominada cultura corporal visa apreender a: 
		
	
	expressão corporal como linguagem.
	
	interação entre corpo e mente;
	
	aprendizagem motora e cognitiva;
	
	promoção da saúde através do esporte;
	
	organização de eventos esportivos;
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 212243)
	
	"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil? 
		
	
	Concebendo o aluno como um ser humano integral, por meio do desenvolvimento psicomotor. 
	
	Fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, além de desenvolver a cooperação em benefício da coletividade. 
	
	Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
	
	Incutindo hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício e de uma prática eugenista.
	
	Desenvolvendo atividades lúdicas que propiciassem o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 658651)
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1998), os conteúdos são organizados em blocos que se interrelacionam e constituem-se como possíveis enfoques da ação do professor. Para garantir a coerência e a efetivação de objetivos, os professores devem levar em consideração os seguintes critérios para selecionar os conteúdos, EXCETO:
		
	
	Experiência do professor.
	
	Características dos alunos.
	
	Relevância social.
	
	Características da área. 
	
	Temas transversais.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 747831)
	
	É comum que os alunos tragam para as aulas de Educação Física comentários a respeito de seus ídolos esportivos e que queiram reproduzir seus movimentos e estilos de comportamento. A respeito disso, o professor age corretamente quando: 
		
	
	respeita tais manifestações dos alunos e os estimula a descobrirem e reproduzir, o mais fielmente possível, a forma de se movimentar e de ser de seus ídolos;
	
	respeita tais manifestações dos alunos, mas os estimula a descobrirem sua forma própria de se movimentar e de ser;
	
	aprova a forma de se movimentar e de ser dos ídolos esportivos, mas abre os olhos dos alunos para o fato de que a maioria deles utiliza recursos ilícitos ou influência de outras pessoas para vencer no esporte; 
	
	critica e reprova tais manifestações dos alunos, mostrando que nas aulas de Educação Física é que aprenderão formas corretas de se movimentar.
	
	critica e reprova tais manifestações dos alunos abrindo--lhes os olhos para o fato de que, para vencer no esporte, é preciso usar de recursos ilícitos ou de influência de outras pessoas; 
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 88465)
	
	A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
		
	
	Não assimila marcas de cada período histórico que a antecedeu.
	
	Possibilitaa problematização de questões importantes para o desenvolvimento acrítico do aluno.
	
	Ratifica alguns conceitos como, por exemplo, o de que a competitividade individualista dos tempos atuais é inata ao ser humano.
	
	Desconstrói novas bases e referências de expressões e manifestações culturais.
	
	Favorece a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 82338)
	
	A intervenção do professor no desenvolvimento de um jogo infantil, deve ser: 
		
	
	autoritário, pois quem deve comandar a aula é o professor;
	
	firme, buscando disciplina e ordem; 
	
	em busca de performance corporal através das atividades. 
	
	descontraido, deixando as crianças sempre livres;
	
	como observador, participante e animador;

Outros materiais