Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
		
	
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	 
	Ref.: 201608348611
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	 
	Ref.: 201608348608
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	Valorização das Experiências
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	
	 
	Ref.: 201609022381
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O consultor interno não faz parte do problema a ser analisado e resolvido, mas pertence a uma unidade que presta serviços dentro da organização. Nesse sentido, assinale qual a vantagem que o trabalho como consultor interno apresenta: 
		
	
	Tem experiência mais dirigida e limitada 
	
	Custa mais caro que o consultor externo 
	
	Maior imparcialidade e possibilidade de críticas, pois não está envolvido na rotina do cliente. 
	
	Presença constante e diária nos projetos e trabalhos em andamento. 
	
	Maior acesso e liberdade em relação aos colaboradores do cliente, pois não faz parte do quadro funcional.
	
	 
	Ref.: 201608485004
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional. 
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização. 
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional. 
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso. 
	
	 
	Ref.: 201608489775
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema. A afirmativa acima se refere a: 
		
	
	uma oportunidade da Consultoria Interna.
	
	uma afirmativa que não se aplica a Consultoria Interna.
	
	uma consequência imprevista da Consultoria Interna.
	
	um risco da Consultoria Interna.
	
	uma situação atípica da Consultoria Interna.
	
	 
	Ref.: 201608490921
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Considerando as opções abaixo, podemos dizer que é umrisco para a Consultoria Interna :
		
	
	O consultor interno de RH é um funcionário e como tal conhece bem as características da cultura da organização, o que facilita a sua percepção com relação à importância que cada situação representa.
	
	Desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	O consultor Interno é um funcionário da empresa, mas precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	A presença constante do consultor no local do trabalho permite avaliação imediata e ajustes, se for o caso.
	
	A relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos. Essa percepção de assistência constante desperta confiança e motivação para o trabalho de todos.
	
	 
	Ref.: 201608348614
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.

Outros materiais