Buscar

INDIVIDUO E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A visão entre indivíduo e sociedade é fundamental nas Ciências Sociais, e faz parte do desenvolvimento da Sociologia. Podemos dizer que as transformações ocorreram pela transição de uma realidade rural para um ambiente urbano e industrial.
 Estruturas sociais mais complexas fez com que os homens se vissem na necessidade de compreendê-las. Surge uma nova ciência que, partindo do instrumental das ciências naturais e exatas, tenta explicar a realidade, estudando sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas. 
As relações sociais estão conectadas, formando um todo social - sociedade. A passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana, com a formação de grandes cidades, abriu novos espaços de sociabilidade, em que conviveram pessoas diferentes e estranhas umas às outras, com objetivos e motivações distintas. Esses novos espaços substituíram os espaços tradicionais de relações. O rápido processo de urbanização provocou a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente, e a destruição dos valores tradicionais.
Conceitos de Sociedade
Passou a ser compreendia no inicio do século XIX, grupo relativamente autônomo de pessoas que ocupavam um território comum, de certa forma, constituintes de um cultura comum. Além disso, predominava a ideia de que as pessoas compartilhavam uma identidade. Relações sociais referentes inclusive às instituições, moldavam diversas sociedades. Portanto, a sociedade é entendida como algo dinâmico, em permanente processo de mudança. Tornando-se ademais, tornando um relação entre os indíviduos e a sociedade.
Objeto de estudo
Parte de métodos científicos (observação, análise, comparação) e possui objetos de estudo específicos. Assim, diferentes de outras ciências, a sociologia tem como parte integrante de seu objeto de estudo o próprio observador
Essa realidade leva a uma discussão sobre a objetividade do trabalho científico e sobre a "impossível" neutralidade do cientista social. Por exemplo, o homem desempenha um duplo papel nas ciências sociais: é ao mesmo tempo objeto e sujeito do conhecimento. Aquele que desempenha as ações sociais e as interpreta. Por isso se busca tanto a objetividade nos casos estudados.
Weber X Durkheim
Principais mestres da sociologia clássica compreenderam de maneira diversa a relação entre indivíduos e sociedade. Emile Durkheim, priorizou a sociedade na análise dos fenômenos sociais, dominante o papel dos atores sociais e suas ações, os fatos sociais são anteriores e exteriores aos indivíduos, exercendo um poder coercitivo que se impõe sobre as vontades individuais. Weber portanto, entendia a sociedade como conjunto das interações sociais, a "ação social" toma este significado quando seu sentido é orientado pelo conjunto de pessoas que constituem a sociedade.

Outros materiais