Buscar

MODELAGEM DE DADOS EXERCÍCIO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia com atenção o mini mundo abaixo. 
Um clube inscreve novos sócios todos os anos. Cada inscrição deve recolher o pagamento de uma mensalidade que equivale a 2% do salário mínimo. Essa inscrição dá direito ao sócio de freqüentar as instalações de lazer do clube, como piscina, quadras, salão de festa e churrasqueira, mas a diretoria registra a freqüência do sócio. 
Se você tivesse que construir um modelo de entidade e relacionamento, qual alternativa abaixo NÃO seria uma entidade de dados.
		
	 
	Clube
	
	Lazer
	
	Sócio
	
	Frequencia
	
	Pagamento
	
	
	Acerca de projeto de banco de dados, é correto afirmar:
		
	
	Modelo entidade-relacionamento é adequado para representar a modelagem conceitual do banco de dados, enquanto o esquema de tabelas relacionais é adequado para o projeto físico do banco de dados.
	 
	O projeto de um banco de dados ocorre em três fases principais: modelagem conceitual, projeto lógico e projeto físico. A modelagem conceitual tem como resultado um diagrama entidade-relacionamento e o projeto lógico transforma o modelo conceitual em modelo lógico, a ser implementado em um SGBD específico.
	
	A abordagem entidade-relacionamento, adotada no projeto de banco de dados, utiliza uma notação gráfica que permite distinguir aspectos de organização de arquivos, indexação e otimização do banco de dados.
	
	Um modelo de dados conceitual é obtido na fase de projeto lógico de banco de dados.
	
	No ciclo de vida de um sistema de informação é encontrada a fase de projeto de banco de dados que, por sua vez, divide-se em projeto organizacional, projeto de dados e projeto transacional.
	
	Ano: 2009 - Banca: FGV - Órgão: MEC - Prova: Administrador de Banco de Dados (+ provas)
Um atributo, em um modelo de entidade-relacionamento, possui "sub-atributos" em sua nomenclatura que podem ou não ser do mesmo tipo e que são agregados a ele no mundo real.
Esse atributo é definido como:
		
	
	um atributo monovalorado.
	
	um atributo derivado.
	 
	um atributo composto.
	
	um atributo multivalorado.
	
	um atributo chave.
	
	Considerando a existência de um relacionamento com cardinalidade N:N entre as entidades ROUPA(COD_MODELO, descrição, status) e TECIDO(SIGLA,descrição), onde os atributos em maiúsculo são identificadores (chaves primárias no modelo lógico e físico). 
Na transformação para o modelo lógico, quais os atributos mínimos da tabela de ligação CONTEM, que representa o relacionamento com cardinalidade N:N entre as entidades ROUPA e TECIDO:
		
	
	CONTEM (sigla, descrição)
	
	CONTEM (tipoTecido, descrição)
	 
	CONTEM (cod_modelo, sigla)
	
	CONTEM (preço, descrição)
	
	CONTEM (cod_modelo, sigla, descrição)
	
	
	
	No Modelo Entidade Relacionamento, podemos definir Abstração de Dados como:
		
	
	Um foto da entidade em um dado momento
	
	A quantidade de instâncias da entidade ligada a outra entidade ou a ela mesma
	 
	O processo de conversão dos objetos do mundo real para o virtual
	
	A representação da estrutura de uma entidade
	
	Unidade de representação dos objetos do mundo real com características semelhantes
	
	
	
	
	Comitê de Planejamento e Exigência de Padrões (SPARC) do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI), em meados de 1970, elaborou uma estrutura cujo objetivo era auxiliar a fase de modelagem de banco de dados baseando-se em diversos níveis de abstração de dados. A arquitetura (ANSI/SPARC) considera apenas três níveis de abstração de dados, o externo, conceitual e interno. Assinale a opção que apresenta a correta sequência dos itens: 
(1) Modelo Externo,
(2) Modelo Conceitual e 
(3) Modelo Interno. 
( ) Considera o cenário do ambiente de dados de todos os tipos de usuários, porém, em especial, os usuários finais. Ou seja, Descreve a visão da base de dados de um grupo de usuários da base de dados. Cada visão descreve, em particular, cada parte da base de dados que um grupo está interessado e esconde resto da base de dados. 
( ) Descreve a estrutura de armazenamento físico da base de dados, usa modelo de dados físico e descreve todos os detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acesso à base de dados. Ou seja, ele está ligado diretamente com a tecnologia do SGBD a ser utilizado. 
( ) Permite uma abrangente abstração do banco de dados, simplesmente por proporcionar a integração de todas as visões externas (entidade, relacionamentos e, eventuais restrições de domínio e ou referencial) em uma visão única de todos os dados manipulados pela empresa. Ou seja, Descreve a estrutura de toda a base de dados, é uma descrição global da base de dados que omite detalhes da estrutura de armazenamento físico e concentra na descrição de entidades, tipos de dados relacionamentos e restrições.
		
	
	2-3-1
	
	2-1-3
	
	1-2-3
	 
	1-3-2
	
	3-2-1
	
	
	
	
	
	É o modelo de dados que eliminou o conceito de hierarquia, permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. Os registros, organizados em grafos, permitem o tipo de associação que define uma relação 1:N entre os tipos de registros proprietário e membro. Assim, para dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D. Trata-se do modelo:
		
	
	Em Rede
	 
	Relacional
	
	Distribuído
	
	Hierárquico
	
	Orientado a objetos
	
	
	
	
	Qual dos itens abaixo não faz parte do processo de modelagem de banco de dados?
		
	
	Projeto Conceitual
	
	Projeto Físico
	 
	Análise Funcional
	
	Projeto Lógico
	
	Levantamento e Análise de Requisito

Outros materiais