Buscar

DISCURSIVA FINAL POLITICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final - Discursiva
Políticas Educacionais
Prova: 5535581
QUESTÃO:
1-Perante os diversos atores da estrutura educacional, encontramos outra personalidade importante neste contexto. Estamos falando do pedagogo, do professor. Este profissional é necessário e está voltado a interesses que ultrapassam os interesses pessoas, buscando o interesse e o desejo de muitos educandos, desde a pré-escola até o Ensino Superior. Assim, disserte sobre o papel do pedagogo na escola.
RESPOSTA ESPERADA:
Conforme o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos expressas as competências que o professor precisa possuir para ser um profissional respeitado e realizado profissionalmente.
Para ser pedagogo ou professor, este profissional necessita participar ativamente da elaboração dos documentos que perpassam a esfera pedagógica da escola, elaborar e cumprir seus planos de aula através do que se apresenta na proposta pedagógica desenvolvida pela equipe escolar da qual faz parte, preocupar-se com a aprendizagem do educando, realizar paralelamente aos trabalhos a recuperação dos estudos junto aos educandos que possuam baixo rendimento, realizar suas horas-aula, participar da elaboração de atividades que incluam a família dos alunos, planejar, avaliar de maneira ética seus educandos.
Para que tudo isso ocorra, é imprescindível que o pedagogo esteja muito bem informado, que busque formação continuada para poder desenvolver junto a seus alunos um trabalho que auxilie no desenvolvimento destes, tanto emocional como cognitivo e social.
QUESTÃO:
2-No governo Collor ocorreu a participação de nosso país na Conferencia Mundial sobre a Educação para Todos, ocorrida em Jomtien, na Tailândia, promovida pelo Banco Mundial com a participação de inúmeras organizações mundiais. Nesta conferência, o Brasil assinou um documento no qual foram determinados objetivos relativos a área da educação e assim o Brasil assina este documento e compromete-se com a realização de alguns destes objetivos. Frente a isso, disserte sobre três objetivos apresentados neste documento.
RESPOSTA ESPERADA:
Foram dez os objetivos previstos neste documento assinado por vários países, incluindo o Brasil. Os objetivos eram: satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, buscar maiores condições e níveis de aprendizagem para a população, a educação básica deve ser oferecida a todas as crianças, jovens e adultos, as crianças deverão aprender conhecimentos úteis ao seu dia a dia, ampliar sempre que possível o conhecimento empregado na sua clientela, buscando a diversidade, oferecer um ambiente agradável para a aprendizagem, observando a alimentação, os cuidados médicos, o apoio psicológico, manter a união entre todas as esferas governamentais para empregar às crianças, jovens e adultos uma educação básica de qualidade, empregar políticas públicas que envolvam todos os setores, tanto cultural, social, econômico para a promoção de uma educação de qualidade e de sujeitos qualificados. Buscar recursos para a manutenção destes projetos educacionais, tendo todos os membros da sociedade a responsabilidade de buscar este fator financeiro para a custeamento da educação básica de qualidade. Organizar uma educação básica de qualidade na qual se constitui responsabilidade comum e universal a todos os povos, independente de raça, credo, dentre outros, demonstrando assim o fortalecimento da solidariedade internacional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes