Buscar

Como abrir um negócio: Questões Iniciais e Funções Básicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3
Como abrir um negocio:
Questões iniciais: o que produzir? Quem será meu consumidor? De que tipos de funcionários precisarei? Como produzir? Como será minha política de marketing? O que vou investir? Como vou gerir tudo isso?
Funções básicas em uma empresa: manufatura e produção, vendas e marketing, recursos humanos, finanças e contabilidade. 
Em cada departamento nós temos o processo de entrada, processamento, saída e a retroalimentação(feedback).
Primeiro,você precisara produzir algo usando um conjunto de ferramentas, processos e pessoas, no qual chamamos de manufatura ou produção.
Depois, precisara de um grupo responsável por inserir seu produto no mercado e atrair clientes e também controlar o pós-venda, buscando tornar seus clientes fiéis aos seus produtos e serviços. É o grupo de vendas e marketing.
Precisara, também, de um grupo que controle a saúde financeira da empresa, que ira cuidar das despesas com produção, com Mao de obra e das receitas geradas pelas vendas. Trata-se do pessoal das finanças e contabilidade.
Por fim, precisará recrutar pessoas, treiná-las e adequá-las ao ambiente de trabalho. Um grupo será responsável por isso, que é o Recursos Humanos.
Definir os processos básicos de negócios: 
Quais tarefas especificas nas vendas? Passos para transformar matéria prima em produtos? (com exceção do comércio puro, diferente da industria), como os pedidos dos clientes devem ser atendidos e processados?
Gerenciar recursos e informações:
Durante a existência de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa, são coletadas e aprendidas diversas informações que podem ser de grande valor se inseridas em um processo sistematizado.
Por exemplo: a informação de que em determinados períodos a quantidade de vendas cai pode ser usada para evitar o estoque desnecessários nesse período, se estivermos falando de produtos perecíveis, chega a ser prejuízo lidar com produtos com estoque altos demais.
Atualmente: diversidade grande de sistemas e computadores, tecnologias e periféricos, gerando informações a todo momento, informações que podem ser muito úteis.
As informações dependem dos recursos usados nas empresas, recursos de hardware, software, banco de dados... a responsabilidade pela gestão dos recursos é dividida entre o departamento de sistemas de informação e os usuários finais.
Questão: 
Ao abrir um negocio, o empresário devera definir todos os sistemas que ira utilizar na nova empresa ou ele poderá ir incrementando aos poucos? De qualquer maneira, quais seria essenciais em um começo?
Conhecer os sistemas, pesquisar melhores softwares, analisar e comparar suas funcionalidades é essencial, mas, são tecnologias que envolvem um certo investimento. Sendo assim, tudo ira depender das condições de cada organização.

Outros materiais