Buscar

Exercício Aula 4 CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0355_EX_A4_201410070123_V2 
	Matrícula: 201410070123
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA 
	Data: 16/01/2017 18:35:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410737244)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Finck (2012) faz um recorte histórico e evidencia algumas questões relativas à Educação Física Escolar no contexto atual. De uma prática higienista e eugênica a uma área privilegiada em relação às pesquisas desenvolvidas, podemos dizer que atualmente:
		
	
	A educação física deve limitar-se a atividades como correr, pular, jogar bola, fazer ginástica e brincar.
	
	A educação física continua sendo pouco valorizada em relação às demais disciplinas no ambiente escolar.
	
	Os objetivos da Educação Física devem ser voltados para a aptidão física e a iniciação desportiva.
	
	Há um consenso em relação aos tipos de atividades que devem ser ministradas nas aulas de Educação Física. 
	
	Os conteúdos de esporte, saúde e qualidade de vida e prática social são trabalhados de maneira equilibrada. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410647245)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que, partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 Assinale a alternativa correta apontando as questões geradoras do novo problema. 
I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas, tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
 II - "é possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?"
 III - "é possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?" 
		
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410650394)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica. Qual foi a teoria criada por Demerval Saviani? 
		
	
	Pedagogia liberal
	
	Pedagogia histórico-crítica
	
	Pedagogia reprodutivista
	
	Pedagogia redentora
	
	Pedagogia higienista 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410751653)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Lei 9394/96 (LDBEN) art. 26 afirma que a Educação Física é: 
		
	
	Componente curricular obrigatório que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. 
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Componente curricular facultativo que se ajusta às faixas etárias apenas do ensino fundamental e condições da população escolar. 
	
	Componente extracurricular que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. 
	
	Componente extracurricular que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo obrigatório apenas para os cursos noturnos. 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410166412)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As circunstâncias impostas pela ditadura militar, foi possível observar o domínio de outra teoria pedagógica na educação brasileira. Trata-se da "Pedagogia Tecnicista" que marcou também a Educação Física a partir da década dos anos de 1970. Aprendemos assim, que o papel da escola varia de acordo com a tendência pedagógica a ser seguida. Podemos concluir a partir dos estudos desenvolvidos que na tendência tecnicista o papel da escola é: 
		
	
	produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
	
	ser agência centrada na autogestão grupal e individual
	
	formação de atitudes, preocupando-se com o aspecto psicológico do aluno
	
	difusão de conteúdos concretos vivos
	
	criação de grupos de pessoas com princípios educativos emancipatórios
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410677038)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Identifique as teorias que foram identificadas por Saviani como "Teorias crítico-reprodutivistas", assinalando a alternativa correta.
 I - concebe a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material.
 II- Neste quadro a espiritualidade é entendida como um fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade. Nesse contexto, a educação é compreeendida como inteiramente dependente da estrutura social geradora da espiritualidade, cumprindo aí a função de reforçar a dominação e legitimar a paz. 
III - A escola "não poderia ser diferente do que é", até por este motivo, essas teorias não construíram nenhuma proposta pedagógica, elas apenas queriam explicar os mecanismos de funcionamento da escola enquanto instituição que é determinada pelo capitalista. 
		
	
	As alternativas I e III estão corretas. 
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201410289378)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil? 
		
	
	Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
	
	Concebendo o aluno como um ser humano integral, por meio do desenvolvimento psicomotor. 
	
	Incutindo hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício e de uma prática eugenista.
	
	Desenvolvendo atividades lúdicas que propiciassem o trabalho interdisciplinarno ambiente escolar.
	
	Fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, além de desenvolver a cooperação em benefício da coletividade. 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410166403)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada. 
II- É possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?
 III - É possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?
Assinale a opção correta apontando as questões geradoras do novo problema. 
		
	
	As afirmativas II e III corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e II corretas
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	Somente a afirmativa III está correta

Outros materiais