Buscar

Suicidio altruista

Prévia do material em texto

Suicidio altruista
	Para Durkhein, o suicidio altruista ocorre quando o individuo está totalmente imerso na sociedade, não havendo uma individualização suficiente, ele facilmente se mata. o grupo então tem uma prioridade sobre a vontade do sujeito. 
	Nas culturas primitivas, o suicidio altruista ocorre quando o individuo fica doente ou entra na velhice; quando a mulher fica viuva; ou quando o chefe falece. Existe também o suicidio altruista obrigatorio, no qual o individuo é obrigado pela sociedade a se sacrificar por meio do suicidio para livrar-se de uma desonra. Além disso, há o suicidio altruista facultativo, é considerado um ato heroico e louvavel, mas não é obrigatorio, sendo um ato de desapego da propria vida. A ultima forma de suicidio altruista é o suicidio agudo, m que há uma extrema impessoalidade e o individuo suicida para ir "além da vida" ou para "sua verdadeira essência"
http://www.vvgouveia.net/en/images/Teses/Aquino_T._A._A._2009.pdf.pdf
Suicidio na psicologia
"Há um aspecto do laço social na teoria psicanalítica que não foi abordado até aqui de modo mais detalhado e que pode lançar luzes sobre esta discussão, em especial sobre o ato suicida altruísta durkheimiano. Trata-se da função do líder na constituição e sustentação do vínculo social. Ao discutir esse tema, Freud (1921/1976) acrescenta a identificação com o líder e entre os integrantes do grupo como novo elemento entre os fatores que promovem o enlaçamento social.
A teoria de Durkheim (1897/2000) diz que é por muito amar o grupo e não possuir autonomia consciencial perante a sociedade que o indivíduo não distingue um valor para a sua vida distinto do valor da existência do grupo a que pertence. Para a teoria freudiana (FREUD, 1921/1976), o sujeito poderá em nome deste amor ao pai/líder assumir como ideal de ego de modo indistinto o que esse pai lhe outorga, e não há limites para os sacrifícios que isto pode lhe exigir. Tanto na Sociologia quanto na Psicanálise é um excesso no laço libidinal que retira do sujeito a possibilidade de se perceber como possuindo valor em si e não apenas na imersão em uma realidade psíquica/social coletiva." retirado do texto http://www.redalyc.org/html/2290/229016554007/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes