Buscar

RESUMO PARA APRESENTAÇÃO CONIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.
Integralidade está presente tanto nas discussões quanto nas práticas na área da saúde e está relacionada à condição integral, e não parcial, de compreensão do ser humano. Ou seja: o sistema de saúde deve estar preparado para ouvir o usuário, entendê-lo inserido em seu contexto social e, a partir daí, atender às demandas e necessidades desta pessoa. 
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. Prestar atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades.
REFORMA PSIQUIATRICA 
A partir da promulgação da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A Lei indica uma direção para a assistência psiquiátrica e estabelece uma gama de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais; regulamenta as internações involuntárias, colocando-as sob a supervisão do Ministério da Saúde.
A Reforma Psiquiátrica é entendida como processo social de reestruturação da assistência ao individuo com transtorno mental. Pretende construir um novo estatuto social para o doente mental, que lhe garanta cidadania, o respeito a seus direitos e sua individualidade e atuando na prevenção, promoção e recuperação de sua saúde física e mental, garantindo-lhe direitos à universalidade, integralidade e equidade.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL
O Governo brasileiro tem como objetivo reduzir progressivamente os leitos psiquiátricos, qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar – Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), ou seja, incluir as ações da saúde mental na atenção básica, implementar uma política de atenção integral. Garantir (tratamento digno, superando o modelo de assistência centrado no Manicômio Judiciário) 
Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Fisioterapia
A saúde mental é uma área promissora, tem muitas possibilidades para o fisioterapeuta.
A fisioterapia pode amenizar os sintomas ou alterações físicas causadas pelo uso crônico de medicamentos para controle da doença, diminuir os comprometimentos corporais, devolver a funcionalidade que é tão importante para a independência e qualidade de vida e favorecer a melhora biopsicossocial. Fatores psicológicos - estado de humor, de personalidade, de comportamento e fatores sociais - culturais, familiares, socioeconômicos, médicos, etc.
Vai proporcionar a desospitalização (Redução do tempo de internamento em hospital)
Pode ser aplicada sem trazer custos altos ao estado ou município, pois o que se precisa é do profissional. 
Metodologia 
Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva de caráter transversal - Que designa o estudo epidemiológico no qual, fator e efeito são observados num mesmo momento histórico.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, avalia a funcionalidade e incapacidade associadas aos estados de saúde. tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada como um sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde. Ela define os componentes da saúde e alguns componentes do bem-estar relacionados à saúde (tais como educação e trabalho), os domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: (1) Funções e Estruturas do Corpo, e (2) Atividades e Participação. Como uma classificação, a CIF agrupa sistematicamente o que uma pessoa com uma doença ou transtorno faz ou pode fazer. Funcionalidade é um termo que abrange todas as funções do corpo, atividades e participação; de maneira similar, incapacidade é um termo que abrange incapacidades, limitação de atividades ou restrição na participação. A CIF também relaciona os fatores ambientais que interagem com todos estes construtos. Neste sentido, ela permite ao usuário registrar perfis úteis da funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos em vários domínios. 
 A classificação é circunscrita ao amplo contexto da saúde e não cobre circunstâncias que não estão relacionadas à saúde, como aquelas resultantes de fatores socioeconômicos. Por exemplo, algumas pessoas podem ter sua capacidade de executar uma tarefa limitada. 
Tem intuito de descrever de forma detalhada a incapacidade e a possibilidade do impacto que os fatores ambientais produzem na funcionalidade dos participantes da pesquisa.
Expressão e consciência corporal - É a tentativa de encontrar um paralelo que equilibre o eixo corporal e emocional. O encontro dos dois é a totalidade do corpo e da mente. O eixo emocional tem muita influência no eixo corporal e vice-versa. Se os dois andarem mais ou menos juntos as coisas se equilibram. Por exemplo: uma má postura pode acarretar tensões, e tensões acarretam uma má postura.
Consciência corporal é tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos. Com o mundo interno também estabelecemos comunicação devido à estímulos feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos. Tomar consciência dos movimentos que o corpo executa, traz a capacidade de realiza-los de maneira mais adequada.
Exercícios posturais - consistem em alongamento e fortalecimento da musculatura.  A postura pode ser influenciada por hábitos errados que produzem maior tensão sobre as estruturas de suporte (estruturas da coluna), e quando ocorre um desequilíbrio do corpo sobre sua base de suporte, ocorrem os desvios posturais.
Dinâmicas de interação - é voltado na compreensão do seu objeto de estudo, denominado “produção de conhecimento” e, outro orientado em produzir soluções para transformar as situações problemas. Com a aplicação do conhecimento produzido, na perspectiva de propor alternativas que articulem harmoniosamente o bem-estar dos sujeitos, a eficiência e a eficácia de suas atividades.
Discurso do sujeito coletivo de Lefreve - Tem como fundamento a teoria da Representação Social e seus pressupostos sociológicos, a proposta consiste basicamente em analisar o material verbal coletado extraindo-se de cada um dos depoimentos.
São pedaços, trechos do discurso, que devem ser destacados pelo pesquisador, e que revelam a essência do conteúdo do discurso.
O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é uma reunião num só discurso-síntese redigido na primeira pessoa do singular de ECH que têm ICs ou Acs semelhantes ou complementares.
O conteúdo deste depoimento síntese é editado para constituir o produto final que é o discurso do sujeito coletivo, ou seja, uma opinião coletiva de uma pessoa coletiva, redigida na primeira pessoa do singular.

Outros materiais