Buscar

Canais ionicos de potassio associados a sindrome do qtl slides para corpo humano2018

Prévia do material em texto

Canais iônicos de potássio associados a síndrome do QT longo adquirido
Intervalo QT é a medida comumente empregada na pratica clinica que corresponde ao período que vai desde o inicio da despolarização ate o final da repolarização ventricular.
O intervalo QT indica a duração da atividade eletrica total dos ventriculos
Fisiologia
Sindrome do QT longo
Sindrome do (SQTL) congenito é uma patologia relacionada a alterações geneticas em canais ionicos( sodio< potassioe calcio) que levam a um prolongamento na repolarização ventricular e risco aumentado de taquiarritmios ventriculares, constituindo-se em importantes sausa de morte subita cardiaca em pacientes com coração estruturalmente normal.
Aspectos da sindrome do qtl no ECG
Padrões de transmissão
SQTL adquirida
Estudos eletrofisiologicos descrevem que a sqtL adquirida é potemcializada pela utilização de diversas drogas e também por algumas condiçoes metabolicas.
Alguns pacientes mesmo sem serem portadores de sindrome do QTL genetico podem quando fazewm o uso de alguns medicamentos desenvolver um prolongamento do intervalo qt.
Fatores geneticos ou adquiridos, que alterem o fino balanlo entre as correntes de entrada e saida dos canais ionicos, prolongam, significadamente a duração do potencial de ação e criam substrato para as arritnu
Drogas associaadas
Algumas drogas como amiodarona, que é um potente antiarrítmico, podem prolongar o intervalo QT em humanos, gtaças aos efeitos inibitorios na corrente de Na₊, k₊ e Ca₊ no coração.
Acisapride, uma droga pró-cinetica que tem um potencial moderado, mesmo em doses pequenas, podem produzir uma prolongação da QT por aumentar a repolarização, preferencialmete nas celulas
Quadro clinico
O quadro clinico mais comum da sqtl é a ocorrencia de convusões ou parada cardiaca secundarias e taquicardia ventricular polimorfica, em pacientes com intervalo prolongado e anormalidades de onda.
Diagnostico da sindrome do QTL
É extremamente complexo, pois pois nem sempre as manifestações da doença são evidentes. entretanto

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes