Buscar

Atividade Diagnóstica 04 Fundamentos da Educação

Prévia do material em texto

1)
A teoria crítica pretende ser uma compreensão totalizante e dialética da sociedade humana em seu conjunto e, para sermos mais exatos, dos mecanismos da sociedade industrial avançada, a fim de promover sua transformação racional que leve em conta o homem, sua liberdade, sua criatividade, seu desenvolvimento harmonioso em colaboração aberta e fecunda com os outros, ao invés de um sistema opressor e sua perpetuação.
(Fonte: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. v.III. 3ªed. São Paulo: Paulus, 1991. [p.839])
A partir do trecho, o que se entende por "compreensão totalizante e dialética"? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A reflexão apenas sobre as questões mais importantes na ordem do dia.
b)
A reflexão que tenta abarcar o todo em suas contradições.
c)
A reflexão sobre os déficits impostos pelo sistema capitalista.
d)
A reflexão sobre as armadilhas ideológicas da sociedade.
e)
A reflexão sobre o modo como o indivíduo se realiza em meio à luta de classes.
2)
A mercadoria-fetiche nos escapa porque se desconhece a sua produção humana. Não são os homens ativos e conscientes que comandam o mundo das mercadorias, mas, ao contrário, são as mercadorias que determinam as relações entre os homens. O mercado mundial é a forma moderna do destino.
(Fonte: MATOS, Olgária C.F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p.28])
Composta por diversos intelectuais, a Escola de Frankfurt faz sua base na filosofia de um autor específico, refletindo sobre ele em críticas ou aprofundando suas idéias. Que autor é este e qual é a ideia contida no trecho acima? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Edgar Morin; a complexidade das relações de produção.
b)
Pierre Bourdieu; a produção da mercadoria cultural.
c)
Karl Marx; a fetichização do produto do trabalho.
d)
Pierre Bourdieu; a reprodução.
e)
Émile Durkheim; as regras elementares da vida religiosa.
3)
Os campos apresentam-se à apreensão sincrônica como espaços estruturados de posições (ou de postos) cujas propriedades dependem da sua posição nesses espaços e que podem ser analisadas independentemente das características dos seus ocupantes (em parte determinadas por elas). Há leis gerais dos campos: campos tão diferentes como o campo da política, o campo da filosofia, o campo da religião têm leis de fundamento invariantes (é isso que faz com que o projecto de uma teoria geral não seja insensato e com que, desde já, possamos servir-nos do que aprendemos sobre o funcionamento de cada campo particular para interrogarmos e interpretarmos outros campos, superando assim a antinomia mortal da monografia ideográfica e da teoria formal e vazia).
(Fonte: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de século: 2003. [p.119])
A partir do trecho acima e tomando como exemplo a aplicação do conceito de campo à política, o que é possível compreender? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Os políticos, ao iniciarem um mandato, assumem a responsabilidade por um campo maior que unicamente o de seus interesses.
b)
A participação do homem no campo da política muda a reflexão que se tem sobre o desenvolvimento social.
c)
No âmbito da política há uma interna luta de classes, na qual a classe dominante procura dirigir as ações para perpetuar seus benefícios.
d)
A política deve ser renovada de dentro para fora, ou seja, deve ser transformada a consciência de quem já está dentro para que a população tenha maior confiança nos eleitos pelo voto.
e)
Trata-se de um âmbito no qual a ação de classe pouco vale, dando lugar à ação individual.
4)
Civilizar e solidarizar a Terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se o objetivo fundamental e global de toda educação que aspira não apenas ao progresso, mas à sobrevivência da humanidade. A consciência da nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos para todos. A educação do futuro deverá ensinar a ética da compreensão planetária.
(Fonte: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 7ªed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003. [p.78])
O que se pode dizer sobre o tipo de saber que o autor entende como necessário à educação "do futuro"? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A busca pela sobrevivência da humanidade só se realiza quando se busca a sobrevivência do indivíduo.
b)
Acima da preocupação com a humanidade, é preciso cuidar para o que indivíduo se realize.
c)
É preciso estar atento para salvar a unidade humana, mas também a diversidade humana.
d)
A busca pelo progresso é incompatível com a busca da realização humana, seja individual ou social.
e)
A ética deve ser pensada a partir das necessidades materiais que a realidade impõe ao indivíduo – apenas pensando em si é que se reflete a ética universal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes