Buscar

Sub grupos coluna cervical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SUBGRUPO MOBILIDADE
Pacientes classificados no subgrupo mobilidade ou na categoria dor cervical com déficits de mobilidade referem dor cervical e/ou dor torácica. A disfunção primária é a redução da mobilidade associada a limitações funcionais. Os objetivos centrais da intervenção neste subgrupo são melhorar a amplitude de movimento (ADM) funcional e reduzir a dor e a incapacidade.
TRATAMENTO
O tratamento do subgrupo mobilidade inclui a manipulação thrust e a mobilização para as disfunções das colunas cervical, cervicotorácica e torácica e costelas, identificadas pelos testes provocativos e de mobilidade segmentar passiva. Exercícios de ADM ativa, exercícios de alongamento muscular, de automobilização, controle motor, endurance e fortalecimento são combinados à terapia manual para manter e aumentar os ganhos funcionais.
SUBGRUPO TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO E CONDICIONAMENTO
Pacientes classicados no subgrupo tolerância ao exercício e condicionamento ou na categoria dor cervical com disfunções no controle do movimento referem dor cervical persistente com duração superior a três meses.5 A disfunção primária deste subgrupo é o décit de controle motor, endurance e força muscular, e o objetivo das intervenções neste subgrupo é a restauração desses décits. Traumas na coluna cervical, principalmente em esportes de contato ou radicais que exponham o atleta a longos períodos de imobilização, podem contribuir para o surgimento das disfunções.
TRATAMENTO
No subgrupo tolerância ao exercício e condicionamento, o tratamento inclui os seguintes exercícios e treinamentos:
exercícios de controle motor específico; 
exercícios gerais para as disfunções de endurance e força muscular do quadrante superior;
reeducação postural; 
exercícios de alongamento; e 
treinamento baseado em tarefas específicas dirigidas às limitações funcionais. 
Após a avaliação do desempenho dos músculos cervicais, tem início um programa de exercícios terapêuticos designados especificamente para retreinar os músculos disfuncionais. O objetivo principal do tratamento desses pacientes é reduzir o estresse nos segmentos vertebrais envolvidos, por meio do restabelecimento do controle motor, da endurance e da força muscular, diminuindo a dor e a incapacidade funcional.
SUBGRUPO CENTRALIZAÇÃO
Pacientes classificados no subgrupo centralização ou na categoria dor cervical com dor referida irradiada para o membro superior referem dor cervical associada a sintomas na cintura escapular e na extremidade superior, que podem coexistir com défiicits de força muscular nos miótomos afetados, redução de sensibilidade em padrão dermatogênico e hiporreexia.5 A disfunção primária deste subgrupo é a compressão radicular associada a limitações funcionais. O objetivo primário da intervenção consiste na migração dos sintomas no sentido distal-proximal (isto é, centralização), na melhora da funcionalidade e na resolução dos sinais e sintomas neurológicos. 
DIAGNÓSTICO
Assim como nos subgrupos anteriores, os achados dos exames de imagem parecem não colaborar de forma denitiva para o diagnóstico dos pacientes do subgrupo centralização. Contudo, a avaliação por meio da eletroneuromiograa (ENMG) pode ser utilizada como uma forma diagnóstica com boa acurácia.
TRATAMENTO
As principais intervenções recomendadas para os pacientes do subgrupo centralização incluem exercícios neurodinâmicos, manipulações e mobilizações da região torácica e tração cervical.
SUBGRUPO REDUÇÃO DA CEFALEIA
Pacientes classicados no subgrupo redução da cefaleia ou na categoria dor cervical com cefaleia referem dor cervical associada a sintomas na cabeça.42 As disfunções primárias deste subgrupo são a redução da mobilidade articular da coluna cervical alta e o décit de força e endurance dos músculos exores profundos cervicais associados às limitações funcionais.Os objetivos principais da intervenção incluem a redução da cefaleia e da dor cervical, assim como o ganho de ADM funcional e a redução da incapacidade. 
TRATAMENTO
É de se esperar, pelas características dos exames subjetivo e físico, que indivíduos com cefaleia cervicogênica respondam tanto a exercícios especícos para a musculatura cervical profunda quanto a exercícios direcionados para o ganho de mobilidade articular segmentar.
SUBGRUPO CONTROLE DA DOR
Lesões agudas são comuns em atletas envolvidos em esportes de alta demanda e contato direto. Essas lesões, em geral, ocasionam dor acentuada no local acometido.
Pacientes classificados no subgrupo controle da dor referem dor cervical de alta intensidade, muitas vezes relacionada a traumas. A disfunção primária é o alto índice de dor, tornando o paciente incapacitado para as AVDs. O objetivo primário da intervenção neste subgrupo é o controle da dor.
DIAGNÓSTICO
Neste subgrupo, o exame físico é intolerável, assim como outras intervenções, especicamente as manuais. Os achados de exame subjetivo são apresentados no Quadro
TRATAMENTO 
O tratamento dos pacientes do subgrupo controle da dor deve centrar-se em exercícios de ADM de forma suave, exercícios ativos e mobilizações suaves de áreas não irritáveis, como ombro e coluna torácica.6 Movimentações e atividades devem ser encorajadas, desde que não evoquem dor. Doses com poucas repetições e baixa frequência devem ser adicionadas à rotina do paciente.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes