Buscar

AV1 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - Estácio

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Avaliação Parcial: GST1712_SM_201603518959 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data:
	
	
	1a Questão (Ref.:201603624354)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As funções da Administração (Planejamento, Organização, Controle e Direção) ocorrem nas empresas de que forma? Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Apenas em alguns momentos na vida da empresa.
	
	Continuamente e são independentes
	
	Independentemente uma das outras.
	 
	Continuamente e estão interligadas.
	
	Em uma ordem determinada.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604220732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e contro¬lar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Por exemplo, um administrador do nível estratégico ou institucional despende mais tempo com o planejamento e organização do que nos demais níveis (tático ou gerencial e operacional ou supervisão). Sobre este assunto assinale a opção correta:
		
	
	No nível intermediário ou tático é elaborado o que se vai alcançar no futuro, ou seja, a visão da organização para a sustentabilidade no mercado do seu negócio estabelecendo diretrizes, valores e políticas que devem ser permeadas pela organização.
	
	A principal preocupação do nível operacional é observar o mundo externo onde eventos cada vez mais incertos e fora de controle podem impactar de forma drástica o resultado esperado da organização.
	
	O nível estratégico é composto por profissionais de média gerência com a responsabilidade de traduzir as estratégias definidas para o alcance dos objetivos, em planos de ação, que serão executados pelo nível operacional.
	 
	O nível operacional está diretamente associada à produção de bens e serviços
	
	O nível intermediário é composto por proprietários, acionistas majoritários e os altos executivos ou alto escalão, formado por executivos das diversas áreas, sendo o principal deles o Presidente ou CEO (Chief Executive Officer).
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603746758)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é:
		
	
	Liderança.
	
	Organização.
	
	Controle.
	 
	Planejamento.
	
	Direção.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604213113)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. Quanto ao horizonte temporal eles são:
		
	 
	Longo Prazo, Médio Prazo e Curto Prazo.
	
	Gerais e Específicos
	
	Estratégico, Táticos e Operacionais.
	
	NDA
	
	Permanentes e Temporários.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603806646)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O planejamento elaborado no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais. Dentre as características do planejamento tático, estão:
		
	
	Aborda a empresa de modo amplo e geral estabelecendo as grandes linhas para a ação organizacional.
	 
	É projetado para o futuro próximo ou para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
	
	Envolve os esquemas de operações e pode estar relacionado com métodos, tempo ou comportamentos.
	
	Estabelece a estratégia empresarial com base nos dados da análise ambiental interna e externa.
	
	Traça objetivos e estabelece planos prevendo o longo prazo e o macroambiente organizacional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604411345)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O planejamento tático representa a ligação entre o plano estratégico e os planos operacionais. Procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional. Em decorrência podemos acrescentar qual particularidade a um plano tático?
		
	
	São implementados por meio de decisões do nível estratégico.
	
	Tem caráter imediatista e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
	 
	É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
	
	Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
	
	É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603806669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A função organização retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento. Aprendemos que coexistem nas organizações uma organização formal e uma organização informal. Podemos afirmar sobre a organização informal:
		
	
	Trata-se de uma maneira menos burocratizada de se definir os formulários para agilizar a circulação de informações.
	 
	Surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas.
	
	Surge pela implantação de um processo formal de eliminação de formalidades excessivas que impedem a agilidade dos processos.
	
	Caracteriza-se pela troca de informações não documentadas, porém formais, a qual não obedece a padrões definidos pelos gestores.
	
	É resultante do relacionamento personalizado do chefe com sua equipe de modo a facilitar a comunicação e quebrar barreiras formais de relacionamento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603746792)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da elaboração do Organograma:
		
	 
	Determinar os tipos de Relações informais.
	
	Determinar os tipos de Relações de autoridade.
	
	Coordenar o Processo de Tomada de Decisão.
	
	Criar Relações de Comando.
	
	Alinhar os Níveis Hierárquicos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604406109)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas." Sobre o bom desempenho das equipes, podemos complementar:
		
	
	Através da função marketing, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
	
	Através da função planejamento, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
	
	Através da função organização, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
	 
	Através da função direção, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
	
	Através da função controle, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604324136)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pela pirâmide de Maslow, as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade. Assinale a alternativa que reprsenta esses níveis:Fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização;
	
	fisiológicas, segurança, estabilidade, sociais e auto-realização;
	
	Primárias, secundárias, fisiológicas, estima e status;
	
	Primárias, secundárias, fisiolóicas, descanso e auto-realização;
	
	Fisiológicas, segurança, estabilidade, estima e auto-realização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes