Buscar

Direito Administrativo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
EMENTA:
Estudo do direito administrativo com enfoque em licitações, contratos administrativos, agentes e servidores públicos e responsabilidade civil do Estado.
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
	SEMANAS
	CONTEÚDO
	1
	Licitação: Conceito e relevância prática da licitação. Princípios e objetivos da licitação. Dever de licitar: extensão do art. 37, inc. XXI, da Constituição Federal. Lei 8.666/93 e a Lei 10.520/02. Dispensa e inexigibilidade. Modalidades de licitação.
	2
	Fases da licitação. Critérios de julgamento (tipos de licitação). Peculiaridades do pregão presencial e eletrônico. 
	3
	Contratos administrativos. Caracterização. Cláusulas exorbitantes. Alteração unilateral e bilateral do contrato administrativo. 
	4
	Revisão do equilíbrio econômico financeiro. Execução do contrato administrativo. Responsabilidade do contratado. Extinção do contrato administrativo.
	5
	Prova intermediária
	6
	Agentes públicos e suas espécies. Servidor público na Constituição Federal de 1988. Espécies de vínculo laboral: estatutário, celetista, temporário. Cargos, empregos e funções públicas. 
	7
	Panorama das normas constitucionais sobre servidores públicos. Regime estatutário: a Lei 8.112/92. Abrangência dos Estatutos dos Servidores Públicos. Direitos e deveres do servidor estatutário segundo a Lei 8.112/92. Estabilidade. Disponibilidade. 
	8
	Regime previdenciário dos servidores públicos: noções gerais. Responsabilidade dos servidores estatutários. Processo administrativo disciplinar. 
	9
	Responsabilidade extracontratual do Estado: definição. Evolução da responsabilidade extracontratual do Estado: teoria da irresponsabilidade, teorias civilistas e teorias publicistas.
A responsabilidade extracontratual do Estado na Constituição Federal (art. 37, §6º, CF).
	10
	Responsabilidade por atuação comissiva e omissiva. Caracterização da responsabilidade. Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade. Responsabilidade do Estado por atos legislativos. Responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais.
	11
	Controle da atividade estatal. Formas de controle: controle interno vs. Controle externo.
Controle interno: autocontrole, controle hierárquico, recursos administrativos,
ouvidorias, controle financeiro e pareceres vinculantes. Panorama do controle
externo: controle parlamentar (CPIs), controle pelo Tribunal de Contas e controle
judicial. Democracia e controle: o controle social.
	12
	Controle judicial da Administração Pública. Separação de Poderes vs. Princípio da inafastabilidade do controle judicial. Teorias de controle: insindicabilidade, teoria do mérito do ato administrativo, teoria dos motivos determinantes, teoria do desvio de finalidade e controle por princípios.
	13
	A Administração em juízo: prerrogativas processuais e sistema judicial específico. Mecanismos judiciais de controle da ação estatal. Panorama dos principais meios jurisdicionais de controle da Administração Pública (mandado de segurança individual e coletivo, ação civil pública, ação popular e habeas data). 
	14
	A ação de improbidade administrativa (Lei 8.429/92): fundamentos constitucionais, finalidade, legitimados, objeto, escopo, trâmite processual e peculiaridades de seu rito. Atos de improbidade que importam em enriquecimento ilícito, que causam prejuízo ao erário e que atentam contra os princípios da Administração Pública. Jurisprudência do STJ sobre a ação de improbidade administrativa. 
	15
	Avaliação
	16
	Avaliação
	17
	Avaliação
	18
	Avaliação

Outros materiais

Perguntas Recentes