Buscar

TRABALHO REPORTAGEM (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
	Whatsapp: Como forma de intervenção e inovação para o ambiente de trabalho. Até onde vai o direito do trabalhador?
Laurecina Belistzki RU 540121
Leonice Reus RU 1032325 
Lidiane Endler RU 1139217
Jaraguá do Sul - SC
Nenhum assunto torna-se desinteressante e de difícil abordagem quando nos remetemos a atualidade e principalmente ao nosso cotidiano. Indagar as formas de comunicação é fundamental já que o ser humano é incapaz de viver em um mundo sem qualquer forma de transmissão de informações.
A cada dia o homem inova, podendo ser nos meios de transporte, meios de sobrevivência e principalmente nos meios de comunicação.
Em tempos remotos jamais poderíamos imaginar que um aparelho de poucos centímetros pudesse ser o objeto mais desejado pelos indivíduos pelo simples fator de se aproximar das pessoas, distrair em menos de segundos ou mesmo possibilitar a buscar de qualquer informação de norte a sul em poucos clicks.
A princípio os seres humanos se comunicavam por gestos, posturas e gritos, algo bem diferente do que podemos atualmente. Entretanto, a necessidade fez com que o homem desenvolvesse técnicas de relacionamento interpessoais por meio de símbolos aos objetos, o que facilitou as mais diversas formas de trocas de informações, a ponto de ter acontecido uma evolução tão significativa, que atualmente um simples transpassar de dedos sobre a tecla de um aparelho telefônico pode ser diagramado e revelado por meio de mensagens de texto (sms) ou whatsapp (mensagens instantâneas).
O celular, atualmente chamado de smartphone abriu um leque de possibilidades para o meio social. Hoje é fácil além de se comunicar, pagar uma conta em um banco, realizar uma compra, pesquisar uma notícia que acabou de ser veiculada, ou mesmo assistir um programa de TV, além claro de sua função quase que unânime de possibilitar o contato de pessoas de qualquer parte do mundo por meio de sms ou pelos aplicativos, tendo o Whatsapp Mensenger como um dos mais conhecidos e baixados atualmente.
Quantos problemas são resolvidos diariamente por um envio de documento pela plataforma, ou mesmo por uma gravação de áudio, bastando necessariamente uma boa conexão com a internet.
Tema: Inovações e tecnologias e as transformações sociais.
Durante muito tempo a comunicação verbal tornou-se o foco das atenções dos estudiosos, o que influenciou inclusive em regras e normas dentro dos meios de trabalho. Entretanto, com a evolução tecnológica a ligação por voz deu espaço a uma simples mensagem de texto que rapidamente revela a mensagem que deve ser transmitida.
Ao analisarmos o ambiente ao nosso redor, como por exemplo, em uma estação de metrô, um shopping, uma fila de supermercado, ou mesmo nas salas de esperas de consultórios médicos a cena é a mesma: pessoas de cabeça baixa teclando com os dedos velozes em um aparelho eletrônico (por muitas vezes conhecido como smartphone) expressando as mais diversas reações após ler uma mensagem virtual.
Essas mensagens partem de plataformas conhecidas como aplicativos. Um dos mais influentes destes é o Whatsapp Messenger, que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS, necessitando apenas ter uma conexão de internet ou uma rede wifi. E que além das mensagens básicas, os usuários do Whatsapp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio.
No caminho dos avanços tecnológicos e aproveitando esta facilidade nos meios de comunicação, diversas empresas lançam mão de suas antigas técnicas de relacionamento interpessoal e imergem nos grupos de Whatsapp, no intuito de baratear ligações telefônicas e automaticamente ter uma aproximação maior dos seus funcionários, já que o aplicativo mostra se o mesmo leu ou não a mensagem enviada.
Hoje, são 700 milhões[2] de usuários ativos mensais ligados no aplicativo, que enviam mais de 30 bilhões de mensagens instantâneas diariamente. Ademais, estes usuários participam de mais de 15 bilhões de grupos de conversas.
Torna-se uma forma rápida de com um único click enviar a mesma mensagem para dezenas de funcionários ao mesmo tempo, e automaticamente ter uma resposta em massa imediata.
Desta forma, não é difícil encontrarmos contas do aplicativo com mais de 15 grupos, sejam da família, da escola, dos amigos, ou mesmo do trabalho. E aqui surge nosso questionamento. Até onde vai o ambiente de trabalho? Pode o empregado estar vinculado ao seu emprego por uma nova ferramenta tecnológica ao ponto de destinar seu tempo vago a discussões ou obrigações profissionais?
Para alguns estudiosos uma grande praticidade; para outros, um grande tormento a cada bip (sinal) que avisa sobre a chegada de uma nova mensagem.
O que antes era mero deleite ou facilidade de comunicação de uma forma tranquila e sem compromissos, hoje vira um tormento na vida de qualquer brasileiro, a ponto de por diversas vezes levar o trabalhador a pedir demissão do emprego por pressões sofridas por seus superiores no aplicativo ou mesmo assedio moral pelas cobranças exacerbadas em horários inoportunos. O grande desafio agora é entender o limite para a sua utilização dentro e fora do ambiente de trabalho e principalmente em como podemos remunerar o trabalhador que precisa de tal meio de comunicação para lidar com as questões da empresa. 
Não restam dúvidas que uma das características desta forma de trabalho é, além da flexibilização dos horários, o que preleciona ao trabalhador uma forma diferenciada de realizar suas atividades e consecutivamente ao empregador uma diminuição com gasto de infraestrutura, a sua disponibilidade, que neste estudo é compreendida por meio de uma ligação ou uma mensagem recebida para que este trabalhador possa exercer suas funções na empresa.
Resumidamente nessas condições o empregado não usufrui de repouso completo, o que configura sua ausência de descanso integral que, preponderantemente, tem como efeito a obrigação de pagamento do adicional de sobreaviso. Partindo deste viés estamos diante de uma inovação jurídica, já que quando o funcionário esta conectado ao grupo de Whatsapp criado pela empresa, indiretamente ele está trabalhando, respondendo questionamentos de metas, prestando informações de clientes, entre outros, entretanto de forma virtual. Ou seja, está disponível, mas não precisa se direcionar ao ambiente físico empresarial, precisando, contudo estar a postos de qualquer chamado de seus superiores.
Tema: Whatsapp como forma de intervenção e inovações no ambiente de trabalho.
O avanço das novas tecnologias possibilita que o trabalhador esteja mais inserido na vida da empresa. A mudança na legislação é constante e estamos longe de alcançar as inovações tecnológicas. Comunicação e Direito estão tentando andar paritariamente, porém a morosidade nos debates acerca do tema ainda deixa o empregado por algum tempo em situação de descompasso ao ser remunerado na forma correta e devida pelo seu trabalho oferecido e posto à disposição da empresa.
Referências
DI PALMA, Márcia Silva. Organização do trabalho pedagógico/ Márcia Silva Di Palma. – Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Formação do Professor).
LOPES, Sérgio Roberto. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente/Sérgio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida – Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Matemática em Sala de Aula).

Outros materiais