Buscar

APOL Alfabetização e Letramento Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
uestão 2/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 92. 
De acordo com as ideias de Piaget acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. ( ) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 3/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concretas realizadas pela criança é definido por Piaget como:
	
	A
	Período que contempla o nascimento da criança. Envolve suas primeiras atitudes, como o reconhecimento do mundo que a cerca;
	
	B
	Período que envolve as crianças de 07 aos 11/12 anos; momento em que ela apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações imaginárias de seu desenvolvimento mental. Dessa maneira, a criança desenvolve maior dependência em relação ao adulto.
	
	C
	Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
	
	D
	Período que contempla o nascimento da criança e vai até os 07 anos. Este período contempla a autonomia e a organização dos pensamentos da criança.
	
	E
	Período que envolve as primeiras etapas de vida, ou seja, entre os 03 e 07 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de comunicação, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento, ela adquire uma percepção do que a cerca, desenvolvendo diferentes maneiras de se comunicar e organizar o pensamento.
Questão 4/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a seguinte citação:
 “A escola rural representava o local onde se pretendia dizer que se estuda. De fato, pouco de escola poderíamos encontrar nos contextos dilapidados espalhados pelo interior do Brasil; escolas sem qualquer condição de abrigar suas crianças para o mínimo de ambiente qualitativo de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para educação do campo alcançar as escolas no rural. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 549-564, jul./set. 2010. p. 554.
Considerando o fragmento do texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, com relação à alfabetização no ambiente rural segundo o Censo do ano de 2000 e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, analise as afirmativas a seguir:
 I. Foi constatado na época que muitos estudantes brasileiros de 10 até 14 anos ainda não estavam alfabetizados.
II. O Censo constatou que os alunos brasileiros entre 07 a 14 anos apresentavam alto índice de alfabetização.
III.O Censo constatou que aproximadamente 59% dos alunos brasileiros chegaram ao quinto ano do Ensino Fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura.
IV. Constatou-se na época que aproximadamente 87% dos estudantes brasileiros chegaram alfabetizados e letrados ao quarto ano do Ensino Fundamental.
Estão corretas as afirmativas.
	
	A
	Afirmativas I e III.
	
	B
	Afirmativas III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas I e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 5/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte passagem de texto:
“Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. p. 10. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Link: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5C historias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf. Acesso em 02 maio 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstruçãoda aprendizagem.
II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.
III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.
IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
	
	E
	Afirmativas I e IV.

Outros materiais