Buscar

Ser professor é escrever a história do futuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ser professor é escrever a história do futuro.
Ser professor é estar diante de dificuldades todos os dias, cada uma tem sua própria dificuldade. Muita das crianças que tem dificuldade de aprendizado tem algum atrito em sua casa, ou às vezes não tem nenhuma estrutura familiar, ou ate mesmo algum problema na escola.
Nós professores, devemos observar o aluno como é o aluno na escola, como ele interage com os outros alunos, saber o histórico de vida dos alunos em outras series e/ou escolas em que o aluno já estudou, saber com quem mora, como é o desenvolvimento dessa criança em casa, como é o relacionamento dele com os familiares em casa, é preciso o professor estar sempre em comunicação com a família para poder refletir quais as melhores maneiras para se trabalhar com o aluno, planejar como será aplicado o conteúdo pedagógico para essa criança e para as outras. É importante também mostrar para as crianças que se deve sempre ajudar os colegas que se tem dificuldade, e principalmente respeitar as diferenças e saber sempre acolher os alunos que aparentam estar passando por alguma dificuldade.
Cada professor que passa na vida de uma criança pode fazer a diferença tanto na vida desse aluno, como na vida do professor, por isso o professor tem que sempre estar observando como esta o desenvolvimento do aluno, observar como esta o processo de aprendizado de todos os alunos, devemos sempre buscar métodos de ensinamento sempre para maleáveis e que cative a atenção dos alunos, para assim conseguir um resultado maravilhoso de aprendizagem na sala de aula, o professor tem o poder de modificar uma criança, com amor, persistência, carinho e paciência.
Quando o professor é rude, grosso e ou é seletivo com certas crianças que tem um desenvolvimento melhor, esse professor estará afastando cada vez mais esse aluno que tem algum tipo de problema de aprendizado. Se o professor tem amor por ensinar, ele aproximará esse aluno que tem dificuldade, trará interesse para o aluno aprender, dará um animo para o desenvolvimento desse aluno, e trará motivos para esse aluno querer estudar e aprender cada vez mais.
Sendo assim, o professor tem um papel fundamental na vida do aluno, ser professor é ter fé num amanha melhor, é acreditar que as crianças são o caminho para um futuro de um mundo melhor, quando orientamos uma criança, estamos tornando essas crianças em seres humanos melhores para o futuro, ser professor é descobrir potencialidades e propiciar possibilidades de aprendizagem.

Outros materiais