Buscar

CEL0304_A1_201703489871_V1 - 3º período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
CEL0304_A1_201703489871_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ANDERSON BARBI DA SILVA
	Matrícula: 201703489871
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
	
	
		1.
		Paulo Freire criou a famosa metáfora EDUCAÇÃO BANCÁRIA, que se refere à crítica aos professores que atuam como meros transmissores de conteúdos verdadeiros, absolutos e desvinculados da realidade dos alunos. Identifique as sentenças que caracterizam a CRÍTICA de Paulo Freire ao ensino tradicional:
 I - O professor deve saber escutar os alunos e reconhecer que a educação é ideológica. O educador deve ensinar com responsabilidade, competência profissional, disponibilidade para o diálogo e principalmente querer bem aos educandos.
II - O educador deposita comunicados que os alunos recebem, memorizam e repetem, da qual deriva uma prática totalmente verbalista dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos numa relação vertical.
III - O reconhecimento da identidade cultural, da consciência do inacabamento, do respeito à autonomia do educando e da convicção de que a mudança é possível fazem parte do trabalho docente.
IV - O saber é dado, fornecido de cima para baixo e autoritário, pois manda quem sabe. O educando, em sua passividade, torna-se um objeto para receber a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo de ensino.
V - A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, onde predomina o discurso, no qual, quem é o sujeito da educação é o educador e os educandos são como vasilhas a serem preenchidas.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela
		
	
	
	
	(B) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
	
	
	
		3.
		De acordo com a tendência tradicional, o centro do ensino está no(a):
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Professor
	
	
		4.
		A escola fundamentada na Pedagogia Renovada tem como função:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O centro da atividade escolar deixa de ser o professor e os conteúdos disciplinares, passando a ser o aluno um ser ativo e curioso.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Os conteúdos são baseados em temas geradores. Assim, pode ser um exemplo de aula o professor:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	 trazer uma temática social para ser debatida pelos alunos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Candau (2003) em seus estudos recentes, aponta um novo ressignificar no campo da Didática, o qual diz respeito a:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	perspectiva multi/intercultural.
	
	
	
		7.
		Hoje com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão da informação, novas informações sobre o papel da educação tomam cada vez mais espaço na vida social. Diferentes tendências e/ou teorias desenvolvem concepções acerca dos processos de ensino-aprendizagem passando a considerar os contextos onde eles se dão. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta tendências pedagógicas progressistas:
		
	
	
	
	
	
	
	(x)
	Pedagogia Conteúdo Crítico-Social, Libertadora e Libertária.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		As tendências pedagógicas que enfatizam, respectivamente, as motivações dos alunos durante as aulas e o envolvimento da escola na busca de soluções para os problemas sociais da comunidade são respectivamente:
		
	
	 
	humanista e libertadora.
	 1a Questão (Ref.: 201704560636)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
		
	 
	Didática fundamental
	
	 2a Questão (Ref.: 201704315508)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Didática, na perspectiva crítica, e como campo específico das Licenciaturas e da Pedagogia se apoia em diversos saberes, dentre os quais: sociologia, antropologia, psicologia, história e filosofia, que ampliam os diferentes modos de pensar, refletir e compreender os mecanismos de aprendizagem dos alunos. Identifique a alternativa que mais se adequa aos objetivos da Didática:
		
	 
	Discutir os objetivos do ensino, o currículo e as formas de avaliação utilizadas na escola.
	
	 3a Questão (Ref.: 201704319506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas para se desenvolverem intelectual e moralmente, assim como Herbart, a partir de seu método único de ensino. Na perspectiva desses pensadores, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:
I - buscam por um método de ensino mais racional, ordenado, sistematizado e mais apropriado para garantir que os indivíduos se acomodem ao sistema escolar. 
II - buscam pela construção de uma sociedade democrática, a partir da educação transformadora.
III - defendem uma escola universal, partindo do pressuposto da generalização, da linearidade e da aplicação do conhecimento assimilado passivamente pelo aluno. 
IV - promovem a construção de um projeto educativo que seja inclusivo e que respeite a pluralidade cultural.
		
	 
	I e III estão corretas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201704138027)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas: I - A prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades. II - A prática educativa e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. III - A organização da sociedade, a existência de classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens/mulheres. Por isso o vínculo entre sociedade e educação. IV - A prática educativa e a organização da sociedade são antagônicas, pois uma não interfere na outra. Dessa forma, a Didática deve evitar a aproximação entre as duas. V - A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor-aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados que se constituem na dinâmica das relações entre classes, etnias, grupos religiosos, homens e mulheres, jovens e adultos. Conforme os estudos sobre Didática e seus fundamentos, assinale a alternativa correta.
		
	 
	São verdadeiras as afirmativas I, III e V.
	
	 5a Questão (Ref.: 201703786586)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Por exemplo, uma política ou projeto educacional conservador tende a reproduzir a forma como a sociedade está organizada. Tem como objetivo principal garantir que os sujeitos se tornem aptos a trabalhar pela continuidade desse sistema, gerando assim harmonia, ajustamento aos padrões sociais. Isso significa dizer que a educação, segundo essa concepção conservadora, é instrumentode:
	 
	perpetuação da estrutura social vigente
	
	 6a Questão (Ref.: 201704626746)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ensino tradicional traz elementos bem característicos. Dentre as opções abaixo, todas fazem parte da abordagem, EXCETO:
	 
	Foca na qualidade e não na quantidade de conteúdos
	
	 7a Questão (Ref.: 201704323501)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel da Didática é primordial à ação do professor e à aprendizagem do estudante. Diante da afirmação podemos afirmar que o papel da didática referendada na pedagogia progressista é:
		
	 
	 a percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas no seu contexto histórico e social.
	
	 8a Questão (Ref.: 201704315481)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O professor que adota na escola a Tendência Progressista Libertadora (Paulo Freire):
I - Transmite conteúdos na forma de verdade absoluta e inquestionável.
II - Parte do contexto dos alunos para chegar aos saberes sistematizados da escola.
III - Parte de diálogos com a turma para criar temas geradores e desenvolver nas aulas.
IV - Garante o desenvolvimento intelectual/cognitivo e moral do aluno.
V - Controla o aprendizado do aluno não oferecendo o desenvolvimento da autonomia.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II e III.
	
	 9a Questão (Ref.: 201704159034)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como elemento de comunicação entre alunos e professores, o plano de ensino deve seguir algumas recomendações que contribuirão para a busca de sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Podemos apontar: I - ser flexível as situações vivenciadas. II - ser objeto de negociação do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo, estimulando a autonomia, a capacidade de organização e o comprometimento de todos. III- reduzir a ação docente ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico. IV - ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas. V - reconhecer as ações escolares independentes da prática social. Estão corretas:
		
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	 10a Questão (Ref.: 201704154530)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Menegolla e Sant'anna (1997, p.19) assinalam que "o ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade". Ainda que iniciemos nossas aulas com uma proposta educativa, consistente, organizada, estudada, séria, fundamentada, articulada ao projeto pedagógico da escola, há que se considerar que é através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer com mais precisão o que deve ser focalizado. Sendo assim, o ato de planejar:
	
	
	
	
	 
	se faz e refaz ao caminhar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes