Buscar

Lista 1 (Semicon)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletrônica dos Semicondutores
Primeira lista de exercícios
Assuma que o raio de um átomo, representado por uma esfera, é 1,95 A. Determine a constante de rede das estruturas cristalinas do tipo: a) cúbica simples, b) fcc, c) bcc, d) diamante. 
O Silício, o semicondutor mais importante da eletrônica, cristaliza na estrutura do diamante, cuja célula unitária possui parâmetro de rede de 5,42A. Sendo do grupo IV da tabela periódica , o átomo de silício tem quatro elétrons de valência. Calcule o número total de elétrons de valência do Si por unidade de volume, em cm-3. 
Assim como o Si, o Germânio também cristaliza na estrutura do diamante, com parâmetro de rede 5,65A . Sabendo que a massa atômica do Ge é 72,59 (referida a massa de H), calcule a massa específica do Ge em g/cm-3. Comparar com valor tabelado.
A liga AlxGa1-xAs é um importante semicondutor utilizado para fabricar dispositivos opto-eletrônicos. Na fase cristalina, ela tem a estrutura do cristal de GaAs, no qual átomos de Ga numa fração x são substituídos aleatoriamente por átomos de Al. Sabendo que GaSa e AlAs cristalizam na estrutura do ZnS, calcule o número de átomos por cm3 e massa específica de Al0,3Ga0,7As.
Descreva a técnica de Czochralski para o crescimento de Si monocristalino.

Outros materiais