Buscar

Educação Especial Avaliação -V1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1ª Questão (R ef.: 201309073878) 
 
(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada) . Uma das tarefas necessárias aos docentes que lidam com alunos com necessidades especiais é criar um ambiente educacional que reconheça as suas possibilidades e suas limitações, garantindo, assim, a sua plena inclusão no conjunto da turma. Diante do exposto, cite 5 estratégias podem ser adotadas com alunos que apresentam deficiência visual – cegueira ou baixa visão?
 
Sua Resposta: Temos: A utilização de livros com alto relevo, em Braile e outros sistemas táteis; Posicionamento do aluno de modo a facilitar sua audição da aula. - Posicionamento dos materiais da sala de aula de modo a favorecer seu deslocamento. - Maior verbalização das explicações dadas pelo professor. - Materiais desportivos adaptados (bola de guizo, por exemplo).
 
Compare com a sua resposta: RESP OSTA: DEFICIÊNC IA VISUAL - CEGUE IRA: solicitar a um aluno vidente que caminhe com o colega cego pela sala, fazendo-lhe notar as carteiras, mesa do professor, a lousa e outras referências, até que ele seja capaz de andar sozinho; ler em voz alta o que escrever na lousa para que o aluno cego possa tomar notas e acompanhar o raciocínio; estar ciente de que é mais lenta a leitura e a escrita em braille do que a escrita comum; te r o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou datashow; permitir ao aluno cego gravar as suas aulas; indicar com precisão, o lugar exato usando termos como: à sua frente, em cima, etc., em vez de "ali","aqui"; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; combinar com o aluno a melhor forma de elaboração dos instrumentos de avaliação (prova oral, prova transcrita em braille ou com o auxílio de um ledor); ter o cuidado de apresentar fitas de vídeo ou DVD dublados. DEFICIÊNCIA VISUAL - BAIXA VISÃO: reservar um lugar na 1ª primeira fila sem que tenha luz de frente; escrever na lousa com letras maiores, com maior espaço entre as palavras e as linhas; combinar com o aluno o melhor tamanho de letra a ser digitado nas questões das provas; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; ter o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou data show; permitir ao aluno com baixa visão gravar as suas aulas.
	
		1.
		A construção de um processo educacional inclusivo, requer uma   transformação nas práticas sociais segregadoras, historicamente construídas e exige
		Quest.: 1
	
		
	
	uma  revisão conceitual  dos valores morais  expressos nas  propostas pedagógicas que efetivem o atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência.
	
		2.
		A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		Quest.: 2
	
		
	
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
		3.
		Uma escola de ensino fundamental está realizando uma revisão de seu projeto político-pedagógico visando sua adequação aos paradigmas que orientam a educação inclusiva. Assinale a opção que apresenta uma orientação que não se relaciona a essa concepção de educação.
		Quest.: 3
	
	Garantia de matrícula em escolas especiais para alunos com deficiência.
	
	
	
	
	
		4.
		Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		Quest.: 4
	
		
	
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
		5.
		A conferência internacional apoiada pela UNESCO realizada na Espanha, em 1994, que foi marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade e participação efetiva da pessoa com deficiência, ficou conhecida como:
		Quest.: 5
	
		
	
	Declaração de Salamanca
	
		6.
		O caráter transversal da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva define que os suportes e apoios necessários ao processo de escolarização do educando devem ser oferecidos:
		Quest.: 6
	
		
	
	em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
	
		7.
		O que é Paralisia cerebral qual a sua principal causa? Marque a resposta correta.
		Quest.: 7
	
		
	
	Pode-se falar em paralisia cerebral quando alguma região cerebral foi lesionada por falta de oxigênio.
	
		8.
		De acordo com a localização das lesões, a paralisia cerebral apresenta três tipos diferentes de envolvimento neuromuscular e de comprometimento motor. O tipo Atáxico tem como particularidade:
		Quest.: 8
	
		
	
	A principal característica é uma perturbação no equilíbrio, que se refere na postura e no andar.
	
		9.
		Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida:
		Quest.: 9
	
		
	
	desde o nascimento
	
		10.
		A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		Quest.: 10
	
		
	
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.

Outros materiais