Buscar

Respostas da ED de TI

Prévia do material em texto

1 - Uma série de empresas tem recorrido a Sistemas Integrados de Gestão (ERP) como maneira de sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Se você tiver que defender a utilização de um ERP em sua empresa, que argumento, dentre os abaixo, você deverá empregar?
a) Os procedimentos operacionais não serão alterados com a implantação do sistema;
b) A empresa ganhará flexibilidade de operação;
c) O controle gerencial tenderá a ser fortalecido;
d) O gerenciamento de clientes será facilitado, pois a análise de crédito será mais ágil;
e) Um sistema de fluxo de informação não precisará ser implantado.
Justificativa
Resposta Letra C, pois devido o 
2 - Um novo conceito de aluguel de sistemas que atualmente está em expansão em nível mundial:
a) Active Service Pages;
b) Custumer Relationship Management; 
c) Application Service Provider;
d) Cusomer Integrated Computer System;
e) Todas as alternativas anteriores.
Justificativa
Resposta letra C: Application Service Provider também conhecido como ASP. Estas disponibilizam serviços ou aplicações informáticas com base na web.ASPs são, essencialmente, um meio de as empresas externarem alguns ou quase todos os recursos de Tecnologia da Informação dos quais necessitam. Os ASPs provêm serviços diretamente aos usuários finais, como uma espécie de aluguel de sistemas, visando economia e excluindo a necessidade de compra de Softwares.
3 - Os Sistemas de Informação - EIS, na visão de Freitas, os profissionais decisores devem ser:
a) Pró-reativos;
b) Reativos;
c) Ativos;
d) Pró-ativos; 
e) Todas as alternativas anteriores
Justificativa
Resposta D – pois terão as informações de todos os departamentos em um sistema e com isso conseguirão filtrar o que precisam para tomar as decisões necessárias.
4 - A tecnologia que permite transformar um banco de dados operacional num ambiente que proporciona o uso estratégico dos dados é conhecida como:
a) Data Bank;
b) Data Mart;
c) Data Warehouse;
d) Data Mining;
e) Todas as alternativas anteriores.
Justificativa
Resposta letra C - O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão
5 - A Livraria Virtual Ltda decidiu introduzir a venda de livros através de sua home page. Para tal, ela precisa dispor de um sistema que possa determinar, com base em seu atual banco de dados, uma segmentação de clientes para a posteriori utilizar esta informação na personalização do acesso à home page. Que tipo de sistema poderá ajudar a empresa na segmentação de seus clientes?
a) Call Center;
b) Gerenciamento de Clientes – CRM;
c) Mineração de Dados – Data Mining;
d) Produção – MRP;
e) Integrado de Gestão – ERP.
Justificativa
Resposta letra C, pois o Data mining, observa padrões, explora os dados brutos e com isso informa as tendências, o que cada cliente compra e o quando compra.
6 - O ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.Este sistema é composto de módulos que interagem e utilizam uma única Base de Dados, garantindo a informação única e atualizada para todos. Neste contexto, podemos dizer que módulos são? 
a) Módulos são sistema únicos e distintos para integramos empresas diferentes;
b) São partes do sistema que somente interagem com a utilização de rotinas agendadas;
c) Módulos são partes menores, integrados e dependentes (sistemas / subsistema);
d) As três alternativas anteriores estão corretas (a, b e c);
e) Nda.
Justificativa
Resposta Letra D - Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
7 - Comércio electrônico ou E-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de varejo destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. Verificar se as frase abaixo são Verdadeiras ou Falsas referente as boas práticas de E-Commerce e selecionar umas das alternativas.
 
(  ) Fazer um banco de dados do clientes
(  ) Logística apurada
(  ) Definir uma estratégia clara para a Internet
(  ) Não precisar de Estoque
(  ) Responder rápido aos clientes
a) F, V, V, V, V
b) V, F, V, F, V
c) V, V, V, F, V
d) V, V, V, F
e) Nda.
Justificativa
Resposta letra C é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.
8 - O Business Inteligence – Inteligência de Negócios – é um conjunto de técnicas e ferramentas que oferece aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões. Neste contexto, qual é o principal objetivo do BI?
a) Guarda os dados de maneira segura e organizada em um único local;
b) Gerar relatórios operacionais, como Kardex e Registro de Inventário;
c) Propiciar ferramenta para interação com os clientes;
d) Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP;
e) Nda
Justificativa
Resposta Letra D - os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas.
9 - Parceiros, Clientes e Empresa fazem parte do ecossistema do CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) e esta interação proporciona para a empresa a possibilidade de contato direto e personalizado com o seu mundo externo, focando no cliente. Quais são os principais objetivos / atividades desenvolvidas com a ferramenta do CRM?
a) Geração de Faturas e cobranças corretas aos clientes;
b) Integração via Internet com os melhores fornecedores - identificando preço, prazo e qualidade;
c) Promoções de época pessoal, Marketing O2O (One to One) e Cartões de Fidelidade; 
d) Todas as alternativas anteriores (a, b e c);
e) Nda.
Justificativa
Resposta letra C - Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interacções com a empresa
10 - O ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) é uma arquitetura de sistemas modulares com banco de dados centralizado que melhora a aquisição, controle, fluxo e disponibilização dos dados da organização. Neste contexto do ERP, analisando os objetivos que uma empresa tem ao implantar um ERP, verifique as frases abaixo e escolha uma das alternativas:
 I Aumento da Eficiência, no que diz respeito às transações internas da organização com seus funcionários, suas políticas e as tecnologias utilizadas.
II  Aumento de Eficácia, no que diz respeito às transações externas de empresa com seus clientes e fornecedores.
III  Integração das áreas das empresas – meio interno e externo. 
a) I e II estão corretas; III esta incorreta
b) I, II e III estão corretas
c) I, II e III estão incorretas
d) I esta incorreta;  II e III estão corretas
e) Nda.
Justificativa
Resposta: Letra B – Com a implantação as disponibilidades dos dados serão mais ágeis.
11- O termo Business Intelligence nasceu em 1989, popularizado por Howard Dresner que o descreveu como um conjunto de conceitos e métodos para melhorar a capacidade de tomada de decisões, utilizando sistemas baseados em fatos de negócio. Analise as afirmações abaixo (Verdadeiro ou Falso) e escolha uma das alternativas. 
( ) Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP
( ) Permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvasde tendência etc.
( ) Usa dados gerados no ERP da organização para analisar os dados colhidos de diversas fontes e gerar o perfil individual de cada cliente em tempo real.
A 
F, V, V 
B 
V, F, V
C 
V, V, F
D 
V, V, V
E 
Nda.
A resposta correta é: C. 
12- "São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de desta modalidade são licitações e compras de fornecedores." Esta frase é a definição de qual conceito?
AB2B - (Business to Business)
B 
B2C - (Business to Consumer) 
C 
C2C - (Consumer to Consumer)
D 
B2G - (Business to Governement)
E 
B2E - (Business to Employees)
A resposta correta é: D. B2G, pois é a sigla que define "empresa comercializa para o governo”
13- O ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. No contexto do ERP, verificar se as frases abaixo são Verdadeiras ou Falsas e selecionar umas das alternativas: 
( ) Módulos são partes menores, integrados e dependentes (sistemas / subsistema):
( ) Podem ser considerados módulos de um ERP: Gestão de Projetos, Vendas, Compras e Recursos Humanos
( ) ERP é um grande banco de dados utilizados por diversos sistemas da empresa.
A 
F, V, V
B 
V, F, V
C 
V, V, V
D 
V, V, F
E 
Nda.
Justificativa: Alternativa a, pois além de ser um grande banco de dados, a Erp trata-se de um conjunto de programas integrados que gerencia as operações vitais de uma empresa, uma corporação nacional ou multinacional. Embora possa variar de fornecedor para fornecedor, ele da o suporte e solucões necessárias para todas as funções corporativas. 
14- Data Warehouse (DW), conforme definição de William Inmon: “Um Data Warehouse é um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não-volátil, e variável em relação ao tempo, de apoio às decisões gerenciais.” O Data Mart pode ser descrito como um processo intermediário do Data Warehousing. Qual das alternativas abaixo demonstra a definição de Data Mining?
A 
É um meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes — inclusive com os clientes em potencial — para benefício mútuo e duradouro.
B 
Sistema que proporciona a habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão.
C 
Produção do conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Processo que utiliza algoritmos matemáticos avançados.
D 
Todas as alternativas anteriores
E 
Nda.
A resposta correta é: C. Justificativa: Data mining busca as informações revelando padrões e relacionamentos escondidos. Gerando hipóteses e testando. Usa ferramentas por meio de algoritmos estatísticos, e revelam dados e variáveis importantes que vão determinar perfil adequado para cada empresa.
15- Um SI (Sistema de Informação) com qualidade é aquele que é totalmente racional, que foi planejado, no mínimo, com os requisitos básicos e que pode ser caracterizado por algumas características chaves. Neste contexto, verificar se Verdadeiro ou Falso as características abaixo descritas e selecionar umas das alternativas.
( ) Não burocrático;
( ) Procedimento lógicos, diretos e racionais;
( ) Meios de processamento adequados;
( ) Sem relatórios desnecessários.
A 
F, V, V, F
B 
V, F, V, V
C 
V, V, V, V
D 
V, V, F, F
E 
Nda
A resposta correta é: C. 
16- O ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.Este sistema é composto de módulos que interagem e utilizam uma única Base de Dados, garantindo a informação única e atualizada para todos. Neste contexto, podemos dizer que módulos são? 
A 
Módulos são sistema únicos e distintos para integramos empresas diferentes;
B 
São partes do sistema que somente interagem com a utilização de rotinas agendadas;
C 
Módulos são partes menores, integrados e dependentes (sistemas / subsistema);
D 
As três alternativas anteriores estão corretas (a, b e c);
E 
Nda.
A resposta correta é:C. 
17- Comércio electrônico ou E-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de varejo destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. Verificar se as frase abaixo são Verdadeiras ou Falsas referente as boas práticas de E-Commerce e selecionar umas das alternativas.
( ) Fazer um banco de dados do clientes
( ) Logística apurada
( ) Definir uma estratégia clara para a Internet
( ) Não precisar de Estoque
( ) Responder rápido aos clientes
A 
F, V, V, V, V
B 
V, F, V, F, V
C 
V, V, V, F, V
D 
V, V, V, F
E 
Nda.
A resposta correta é: C. Justificativa: Todas as alternativas são verdadeiras exceto a que diz "não precisar de estoque", pois a informação da quantidade do estoque é um dos fatores principais para o consumidor saber se ainda há o produto em estoque na determinada loja.
18- O Business Inteligence – Inteligência de Negócios – é um conjunto de técnicas e ferramentas que oferece aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões. Neste contexto, qual é o principal objetivo do BI?
A 
Guarda os dados de maneira segura e organizada em um único local;
B 
Gerar relatórios operacionais, como Kardex e Registro de Inventário;
C 
Propiciar ferramenta para interação com os clientes;
D 
Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP;
E 
Nda
A resposta correta é: D. Justificativa: Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP
19- Parceiros, Clientes e Empresa fazem parte do ecossistema do CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) e esta interação proporciona para a empresa a possibilidade de contato direto e personalizado com o seu mundo externo, focando no cliente. Quais são os principais objetivos / atividades desenvolvidas com a ferramenta do CRM?
A 
Geração de Faturas e cobranças corretas aos clientes;
B 
Integração via Internet com os melhores fornecedores - identificando preço, prazo e qualidade;
C 
Promoções de época pessoal, Marketing O2O (One to One) e Cartões de Fidelidade; 
D 
Todas as alternativas anteriores (a, b e c);
E 
Nda.
A resposta correta é: C. Justificativa: 5
20- 
Parceiros, Clientes e Empresa fazem parte do ecossistema do CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) e esta interação proporciona para a empresa a possibilidade de contato direto e personalizado com o seu mundo externo, focando no cliente. Quais são os principais objetivos / atividades desenvolvidas com a ferramenta do CRM?
B

Outros materiais

Perguntas Recentes