Buscar

Historiografia Brasileira - Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704241401)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual informação abaixo NÃO se refere ao historiador Luís dos Santos Vilhena:
		
	 
	É autor de ¿Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas¿.
	
	 2a Questão (Ref.: 201704240822)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia a seguir o trecho de uma carta de Luís dos Santos Vilhena sobre a vida na América portuguesa: "com ingenuidade te confesso que não é das menores desgraças o viver em colônias, longe do soberano, porque nelas a lei que de ordinário se observa é a vontade do que mais pode" (VILHENA, Luís dos Santos apud MOTA, Maria Sarita. Propriedade e Pensamento Político na América Portuguesa em fins do século XVIII. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ¿ ANPUH, São Paulo, julho 2011, p. 10). Neste trecho, Vilhena chama a atenção para:
		
	 
	O grande poder exercido pelas elites coloniais.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201703597624)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o discurso histórico presente nas obras do Instituto Historiográfico brasileiro durante época da sua criação, pode-se afirmar que:
		
	 
	Apresentava uma idéia de criação de um sentido histórico-político de sustentação para a Monarquia brasileira com o objetivo de formação de uma nacionalidade.
	
	 4a Questão (Ref.: 201703633711)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o fragmento abaixo: "Portanto, devia ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condições para o aperfeiçoamento de três raças humanas, que nesse país são colocadas uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida na história antiga, e que devem servir-se mutuamente de meio e fim." (MARTIUS, Von. Como se deve escrever a história do Brasil. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Livros de fontes de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010. p.66).
De acordo com Von Martius, vencedor do concurso de projetos proposto pelo IHGB em 1842, a principal característica da história do Brasil que deveria ser levada em conta pelo historiador interessado em escrever a história nacional era:
		
	 
	A mistura pacífica entre as três raças, com especial atenção para a ação civilizadora do elemento europeu.
	
	 5a Questão (Ref.: 201703576397)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Capistrano de Abreu é considerado um marco na historiografia brasileira pois:
		
	 
	Inaugura na historiografia um olhar problematizador baseado no reconhecimento do diferente, como elemento formador da realidade social colonial.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201703592599)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Historicista e não positivista, Capistrano quer captar a interioridade dos testemunhos. A história não é só fato, é emoção, sentimento e pensamento dos que viveram. Nesse sentido assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento historiográfico de Capistrano de Abreu:
		
	 
	Sua visão da história atribui predominância de um fator sobre outros; ele não a vê como um conjunto complexo de fenômenos humanos. Para ele, como historicista, o historiador deve recriar a vida.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703669195)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os africanos escravizados e seus descendentes também criaram uma série de práticas, aparentemente inofensivas ao sistema escravista, que visava resistir à escravidão por meio de releituras religiosas. Uma alternativa que muitos escravos encontraram não só para construir suas famílias extensas, mas também para lutar pela liberdade, se deu através da filiação às:
		
	 
	Irmandades negras católicas
	
	 8a Questão (Ref.: 201703633531)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gilberto Freire é autor de ampla obra, dentre as quais se destaca Casa Grande e Senzala que trata da(o):
		
	 
	Formação da família sobre o regime patriarcal na colônia.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201703633717)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção o trecho abaixo: "Há uma complementaridade entre textos e formas de ação. Escritos e práticas se unificam politicamente. Esta opção metodológica lança luz sobre a atividade política dos "intelectuais" brasileiros do século XIX." (ALONSO, Ângela. Ideias em Movimento: A geração de 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: 2009, p. 34.)
As palavras da historiadora Ângela Alonso nos oferecem uma interessante chave interpretativa para a compreensão do cenário político intelectual brasileiro do século XIX que privilegia:
		
	 
	a impossibilidade de separar política e produção letrada.
	
	 10a Questão (Ref.: 201703592583)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto a independência do Brasil. O pensamento historiográfico de Varnhagen tem o compromisso de estar em consonância com:
		
	
	
	 
	a ótica do colonizador

Outros materiais